Conecte-se Conosco

Destaque

Núcleo de Apoio à Pessoa Idosa realiza atendimentos via telefone para os idosos de Serra Talhada

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Nesta segunda-feira (30), o Núcleo de Apoio e Monitoramento Psicosociojurídico à Pessoa Idosa do município de Serra Talhada – NAMPPI se reuniu com a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa para fortalecer as intervenções integrativas das políticas do Sistema Único da Assistência Social – SUAS e o Sistema Único de Saúde – SUS e planejar novas estratégias de atuação.

O Núcleo foi criado pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Cidadania e de Saúde com o objetivo de realizar monitoramento e prestar apoio social, psicológico e jurídico à pessoa idosa, no período de enfrentamento a pandemia do Coronavírus (COVID-19).

O NAMPPI conta com uma equipe multidisciplinar: Lúcia Melo (assistente social), Ivanilda Mourato (assistente social), Mailde Melo (psicóloga), Luana Kelly (psicóloga do Centro de Reabilitação Municipal) e Fernanda Carvalho (advogada). Para a coordenadora de Saúde da Pessoa Idosa, Ákila Monique Monteiro, essa junção possibilita que os idosos estejam assistidos de forma integral. “O Centro de Referência do Idoso – CRI e a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa percebem a importância de disponibilizar orientação psicossocial e jurídica e também orientação em relação a sua saúde para os idosos, que são o público mais vulnerável à pandemia e se encontram isolados”, comenta.

Em tempos de quarentena, isolamento e distanciamento social, a tecnologia também está sendo uma importante aliada para que os serviços essenciais possam continuar. As ações são feitas por meio de atendimento individual via telefone, além disso, foi criado um grupo no WhatsApp para que os usuários possam interagir através de vídeos e áudios. Uma alternativa para preencher o tempo ocioso e ainda compartilhar informações importantes como o período de campanha nacional de vacinação contra gripe – Vírus Influenza e datas de liberação das parcelas do 13º salário.

“Diante da situação atual consideramos que a criação do Núcleo se fez necessária, para prestar orientação e apoio aos idosos, visto que, esse público já perpassa, muitas vezes, por várias violências e violações, e por último, essa medida de proteção contra o vírus através do isolamento social, intensifica ainda mais os conflitos familiares, deixando-os mais suscetíveis ao abuso financeiro e a violência psicológica. O acompanhamento do Núcleo permite o fortalecimento das relações entre usuários e as políticas públicas (assistência e saúde), e minimiza os conflitos intrafamiliares que venham a surgir nesse contexto”, explica a assistente social Lucia Melo.

Criado em 2015, o Centro de Referência do Idoso (CRI) foi o primeiro a ser implantado em Pernambuco e o terceiro em todo país. Sua equipe oferta diariamente diversas atividades lúdicas e recreativas como educação de jovens e adultos específica para a pessoa idosa, (EJA-I), teatro, instrumental, música e dança, além de atividades esportivas.

Endereço:

Centro de Referência do Idoso – CRI, localizado na Estação Ferroviária, S/N no Bairro São Cristóvão.

Horário de funcionamento:

Das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira

Telefones:

(87) 3831-3248 | (87) 99911-9921

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Destaque

Salgueiro: Áudio divulgado nas redes sociais de uma mulher ofendendo a família Carvalho, gera confusão na Câmara de Vereadores

Publicado

em

Um áudio divulgado essa semana em grupos de troca de mensagens, onde uma senhora que se chama Edna, contadora na cidade de Salgueiro, gerou discórdia e até ataques na sessão da Câmara Municipal.

Tudo começou quando a contadora, divulgou um áudio onde não só ataca, mas também ofende o vice-prefeito da cidade Edilton Carvalho e todos com o mesmo sobrenome ‘Carvalho’.

No áudio, a senhora diz que o doutor Edilton “ não vale nada, ô cabra de peia sem-vergonha.” Ainda no áudio, a mulher  fala que o ex-prefeito Clebel Cordeiro chegou a “bater nele (Edilton) e em sua esposa”.

O motivo da revolta desta senhora, seria pelo fato do vice-prefeito ter rompido politicamente com o atual gestor, deixado o “grupo da Zebra”.

Já na Câmara Municipal, o vereador Zé Carlos, aliado de Edilton, foi defender os “Carvalhos”, entrando em uma discursão que ficou um pouco acalorada com o vereador Bruno Marreca.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Belmonte: TCE aprova contas do ex-prefeito Marcelo Pereira

Publicado

em

O ex-prefeito de São José do Belmonte, Marcelo Pereirafechou um ciclo da sua gestão exitosa com ‘chave de ouro’. Foi publicado nessa terça-feira (23) no Diário Oficial do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE) a aprovação das contas, com ressalvas, relativas ao exercício de financeiro de 2016.

Pereira recorreu da decisão tempos atrás, e conquistou a aprovação.

No documento de vinte páginas, o TCE aprovou as contas reformando o parecer prévio, enfatizando ‘que houve respeito aos limites constitucionais e legais do nível de endividamento, de aplicação na remuneração dos profissionais do magistério  da educação básica e nas ações e serviços públicos de saúde”, diz um dos trechos da decisão.

Com as quatro contas de gestão aprovadas, Marcelo Pereira comemorou e se prepara, agora, para uma participação mais ativa nas eleições em Belmonte, no apoio ao pré-candidato Vinicíus Marques. “Fizemos uma gestão participativa, aprovada pela população e o TCE. Muito satisfeito com este resultado”, cravou Marcelo Pereira.

Por Farol de Notícias

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

INSS começa a pagar nesta quarta décimo terceiro antecipado

Até 8 de maio, mais de 33,6 milhões de segurados receberão a primeira parcela, que será paga conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).

Publicado

em

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber nesta quarta-feira (24) a antecipação do décimo terceiro. Até 8 de maio, mais de 33,6 milhões de segurados receberão a primeira parcela, que será paga conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).

O extrato com os valores e as datas de pagamento do décimo terceiro está disponível desde a semana passada. A consulta pode ser feita tanto pelo aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e tablets, quanto pelo site gov.br/meuinss.

Quem não tiver acesso à internet pode consultar a liberação do décimo terceiro pelo telefone 135. Nesse caso, é necessário informar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e confirmar alguns dados ao atendente antes de fazer a consulta. O atendimento telefônico está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

O decreto com a antecipação do décimo terceiro foi assinado em março. Este será o quinto ano seguido em que os segurados do INSS receberão o décimo terceiro antes das datas tradicionais, em agosto e em dezembro. Em 2020 e 2021, o pagamento ocorreu mais cedo por causa da pandemia de covid-19. Em 2022 e 2023, as parcelas foram pagas em maio e junho.

Segundo o Ministério da Previdência, o pagamento do décimo terceiro antecipará a entrada de R$ 67,6 bilhões na economia. Desse total, R$ 33,68 bilhões correspondem à primeira parcela, referente à competência de abril e que será paga entre o fim de abril e o início de maio. O restante corresponde à segunda parcela, da competência de maio, a ser paga no fim de maio e início de junho.

A maioria dos aposentados e pensionistas receberá 50% do décimo terceiro na primeira parcela. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro e terá o valor calculado proporcionalmente.

O Ministério da Previdência esclarece que os segurados que recebem benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também têm direito a uma parcela menor do décimo terceiro, calculada de acordo com a duração do benefício. Por lei, os segurados que recebem benefícios assistenciais, como o Auxílio Brasil, não têm direito a décimo terceiro salário.

Foto Shutterstock

Por Agência Brasil

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!