Conecte-se Conosco

Pernambuco

O pior prefeito de Pernambuco

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Eleito em 2016 com 48.019 votos, Demóstenes Meira (PTB) entrou para a história ao eleger-se com o maior quantitativo de votos em uma disputa majoritária na cidade de Camaragibe. Após muita dificuldade, Meira chegou a ser prefeito quando todos os grupos políticos do município desacreditavam nele. 

Em 2004, ele tentou, pela primeira vez, ser Chefe do Executivo, mas obteve o segundo lugar com apenas 27.763 votos. Saindo do PFL e adentrando no PSC, Meira tentou mais uma vez chegar ao cargo e foi derrotado por apenas 523 votos. Na ocasião, o vitorioso foi o prefeito reeleito João Lemos (PCdoB). Com forte apoio do Palácio e de Eduardo Campos, Meira era nome de consenso para ser prefeito em 2012. João Lemos não poderia concorrer novamente e não havia formado candidato natural, mas a chegada de um outsider no cenário acabou impondo ao maratonista a terceira derrota consecutiva. O empresário Jorge Alexandre (PSDB) derrotou Meira com folga de mais de 4 mil votos. Visando o desgaste do mandato de Jorge, Demóstenes buscou apoio de outras forças políticas da cidade e fundou o movimento suprapartidário Por Amor a Camaragibe. Após outubro de 2016, o amor durou pouquíssimo. Em menos de um mês, a gestão petebista foi palco do rompimento com a vice-prefeita Dra Nadegi Queiroz (DC) e a relação com o legislativo, onde 12 vereadores foram eleitos fora do palanque do prefeito, era extremamente conturbada. A truculência que dispensava às pessoas e a falta de traquejo político fizeram com que o prefeito fosse colecionador de eventos icônicos, como a denúncia de ter agredido um pastor e aliado dentro do gabinete e a retirada de direitos da gratuidade de idosos no transporte municipal. 

Em setembro de 2018, Meira ficou famoso na mídia nacional ao ter áudios divulgados em que coagia funcionários da prefeitura a votar em todos os candidatos que apoiava sob pena de demissão e perseguição. Pouco depois disso, uma denúncia ajuizada contra ele ainda em 2016 a respeito de abuso de poder econômico durante as eleições das quais saiu vitorioso bateu na trave quando foi absolvido por desembargadores e seu mandato foi garantido. Dos 5 partidos que formaram sua base política quando venceu o ex-prefeito Jorge, apenas PTB e PPS permanecem na gestão. Afora as denúncias de nepotismo por empregar quase 10 parentes diretos como secretários, tentativa de agredir um agente do CIPOMA, nomeação da noiva como secretária e rompimento com diversos aliados históricos, Meira retorna aos noticiários nacionais por, mais uma vez, coagir funcionário através do telefone. No novo episódio, o prefeito obrigava funcionários a prestigiar a apresentação da noiva no bloco Canário Elétrico, do secretário de educação, em um dia de domingo. Meira anunciava que o evento seria todo filmado e ele checaria pessoalmente quem foi e quem não foi. 

Por incapacidade técnico-administrativa, encerrou diversos programas de saúde em Camaragibe e atrasa salários mês após mês. Como se não bastasse, foi flagrado entrando em contato com vereadores para destituir o Presidente da Câmara, Toninho (PTB), e articular que se recusassem a aprovar o Plano PluriAnual e a Lei Orçamentária Anual, deixando Camaragibe sem orçamento durante 3 meses. Mais ainda, o mesmo revoltou a cidade quando divulgou fotos de uma viagem de 15 dias aos EUA com a família, enquanto o município estava com atendimentos hospitalares muito reduzidos por falta de material e até recorrentes greves no cemitério por falta de pagamento. 

Esta semana, Meira foi alvo de uma ação da Polícia Civil, onde houve apreensão de computadores, documentos, veículos e o bloqueio dos bens do prefeito. Segundo relatórios da Operação Harpalo, há fortes indícios de desvios da ordem de 33 milhões de reais e indicativos de mais licitações irregulares que poderiam elevar em muito estas cifras. De acordo com o delegado, “…todo o esquema girava em torno do prefeito”. A Polícia Civil chegou a pedir o afastamento e prisão de Meira, fato que foi negado pelo TJPE. 

Antes das operações policiais, o chefe do executivo amargava índices péssimos de avaliação, com a rejeição beirando os 89%. Hoje, de acordo com interlocutores, já chega aos 93%  e só não é maior porque a prefeitura é uma das máquinas municipais com mais gastos correntes em folha do estado de Pernambuco, dispensando quase 70% de toda a receita apenas com gastos de pessoal. Apesar do largo tempo até a eleição, se continuar no cargo, Meira terá grande dificuldade em colocar seu nome ou de algum aliado nas ruas de Camaragibe. 

Após consulta a diversos deputados estaduais e a 5 deputados federais, todos foram unânimes ao dizer que Meira é o pior prefeito de Pernambuco na visão deles. Apontado por moradores também como o pior prefeito de toda a história de Camaragibe, Meira caminha a passos largos para, quem sabe, conseguir o feito de ter 100% da cidade contra ele. (Da Coluna Política em Dia (31/03) – Blog Ponto de Vista)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Pernambuco

Governo de Pernambuco lança edital para contratação de 45 profissionais, com vagas na região de Salgueiro

Publicado

em

Saiu no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 28, edital do Governo de Pernambuco referente a uma Seleção Pública Simplificada visando à contratação temporária de 45 profissionais de saúde. Desse total, cinco são para a VII Gerência Regional de Saúde (VII GERES), sediada em Salgueiro, sendo duas para Médico Pediatra (plantonista) e três para Médico Tocoginecologista (plantonista).

As inscrições podem ser feitas de 1° a 15 de abril no site da Secretaria Estadual de Saúde. Para fins de homologação são exigidas cópias do RG, CPF, certificado de reservista ou dispensa de incorporação militar (sexo masculino) e documento de comprovação de requisito para a função.

A seleção será realizada por meio de Avaliação Curricular, de caráter classificatório e eliminatório, aceitando apenas diplomas e certificados emitidos por instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Os aprovados serão contratados por 12 meses, prazo que pode ser prorrogado. O resultado final sai no dia 9 de maio.

Por Alvinho Patriota

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Raquel Lyra destaca o papel do MP na garantia de um Estado mais justo

Publicado

em

A governadora Raquel Lyra participou, na manhã desta quarta-feira (27), da cerimônia de posse dos dez novos promotores de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e do novo 2º procurador de Justiça Cível de Caruaru, Eduardo Luiz Silva Cajueiro.

Os dez servidores vão atuar nos municípios de Afogados da Ingazeira, Belém de São Francisco, Bodocó, Buíque, Cabrobó, Floresta, Mirandiba, Petrolândia, Salgueiro e São José do Belmonte.

A solenidade realizada na Escola Judicial de Pernambuco (ESMAPE), no Recife, também contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause.

“Os novos promotores que irão reforçar a atuação, sobretudo no Sertão de Pernambuco, também vão garantir cidadania, dignidade e a verdadeira representação da democracia e da constituição em cada recanto do Estado. O fortalecimento das instituições democráticas é fundamental para que possamos garantir um Estado mais justo, com menos desigualdade. O papel do Ministério Público é de extrema importância para fazer Pernambuco crescer, garantindo a todos os direitos que a Constituição prevê”, destacou Raquel Lyra.

De acordo com o procurador-geral de Justiça do MPPE, Marcos Carvalho, os promotores que serão alocados no Sertão representam um reforço da cidadania naquela região. “Sempre digo aos colegas que estão chegando que não existe lugar melhor para começar a carreira do que no Sertão do Estado, pois é um povo acolhedor e termina sendo uma escola, uma clínica geral, onde você trabalha e vê de tudo”, pontuou.

Dos dez novos promotores aprovados, sete são mulheres. Sertaneja do município de Salgueiro, Jessica Xavier, de 32 anos, foi a primeira colocada no concurso e destacou a emoção em estar realizando um sonho.

“Ser aprovada em primeiro lugar é um sentimento indescritível. É algo que transcende o conhecimento, o esforço, é realmente a mão de Deus. A sociedade pernambucana pode esperar de mim alguém que prestará uma escuta ativa para além de exercer nossa missão constitucional, mas prestar esse serviço voltado para a satisfação da necessidade da população”, afirmou a nova servidora, que irá atuar em São José do Belmonte, no Sertão Central.

Também estiveram presentes na solenidade o deputado estadual Eriberto Filho; a vereadora do Recife Liana Cirne; o defensor público-geral Henrique Seixas; o procurador-chefe da Procuradoria da República em Pernambuco, Rodolfo Soares Ribeiro; o desembargador Erik de Souza Dantas Simões, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco; o procurador de Justiça e decano do Colégio de Procuradores de Justiça, Renato da Silva Filho; e o desembargador e diretor da Escola Judicial de Pernambuco, Jorge Américo Pereira de Lira.

Fonte: Nill Junior

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Deputado Mendonça Filho é reconduzido à presidência do União Brasil do Recife

Publicado

em

Em reunião da executiva nacional do União Brasil, em Brasília, na noite desta terça-feira(26), uma injustiça foi desfeita. O deputado federal, Mendonça Filho foi reconduzido à presidência do diretório municipal do União Brasil no Recife. “Não há mal que sempre dure. Tentaram me tirar da presidência a todo custo, ilegalmente, mas não baixei a cabeça. Minha trajetória é limpa, de honestidade, de uma política séria e respeitosa”, destacou Mendonça.

Mendonça foi eleito, por unanimidade, presidente do diretório do União Brasil Recife, em Convenção que respeitou o estatuto do partido, em março de 2023. Chegou a ser registrado pelo Tribunal Regional Eleitoral como responsável pelo partido no Recife, quando foi surpreendido com uma ação movida pela estadual do partido contra a convenção.

“Fui muito perseguido, mas essas são águas passadas que ficaram para aprendizado. Vamos agora focar em fazer o União Brasil cada vez mais forte. Essa é a missão”, adiantou o presidente.

Mendonça vai presidir o diretório do União Brasil no Recife nos próximos anos. Segundo Mendonça, ter sido reconduzido é um reconhecimento a sua seriedade e compromisso com a cidade do Recife. “Vamos continuar trabalhando pela nossa cidade e por Pernambuco com base em princípios democráticos e liberais, defendendo os valores e o interesse do recifense e do pernambucano”, afirmou Mendonça.

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!