Conecte-se Conosco

Destaque

Ônibus da RMR terão biometria facial

Publicado

em

 
Equipamentos começarão a ser instalados ainda neste ano em todos os 2,9 mil veículos do sistema, para serem usados por passageiros com gratuidade
Nova tecnologia de reconhecimento deverá se tornar uma aliada do setor reodoviário no combate às fraudes.
O equipamento que faz o reconhecimento digital dos passageiros com gratuidade nos ônibus será substituído por uma tecnologia mais precisa no Grande Recife. A biometria facial será obrigatória nos coletivos em breve. O prazo para o início do funcionamento das câmeras que vão reconhecer os rostos dos usuários ainda não foi definido, mas os equipamentos começarão a ser instalados ainda neste ano em todos os 2,9 mil veículos que circulam pela Região Metropolitana.
Em meio à discussão sobre os altos custos do transporte público no país e sobre como a tecnologia pode ajudar na bilhetagem, durante o Seminário da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), que aconteceu até ontem em São Paulo, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE) confirmou a aquisição de um novo modelo de validador de acesso aos ônibus. A nova tecnologia será aliada do setor rodoviário urbano no combate a fraudes. Em Brasília, por exemplo, onde a biometria facial foi instalada em 2017, 2,2 mil golpes em passe livre foram identificados. 
Para evitar burlas ao sistema, o equipamento fotografa o passageiro assim que ele entra no ônibus. Ao todo, são tiradas seis fotografias. Quando o cartão passa no validador, o sistema identifica o dono e compara as imagens tiradas no coletivo com a foto do cadastro. 

Caso a fraude seja constatada, o cartão é bloqueado. Uma notificação pode ser enviada ao Grande Recife Consórcio de Transportes. A partir do aviso, os usuários terão que procurar o órgão para dar explicações e apresentar defesa. Um processo administrativo pode ser aberto contra quem usar a gratuidade ilicitamente. Será possível ainda registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil.

Características
A biometria facial é uma tecnologia para avaliação das características do rosto de uma pessoa por meio de parâmetros digitais. De acordo com a Prodata, empresa que desenvolveu o equipamento que será instalado nos ônibus do Grande Recife, a face humana tem variáveis que permitem detectar pontos em comum, como distâncias entre os olhos, formato e comprimento do nariz, boca, bochecha e queixo, definindo o formato facial e as medidas que serão usadas como fatores de checagem.

O algoritmo de reconhecimento facial é capaz ainda de comparar duas capturas e aferir a probabilidade de similitude, ignorando o plano de fundo que compõe o arquivo. Isso inclui capturas em movimento e de ângulos diferentes. “Nesse segundo semestre, vamos começar a entrega desses novos produtos. São novos equipamentos com tecnologia que prevê maior velocidade de comunicação e maior eficiência do serviço”, afirmou o diretor da Prodata, Leonardo Ceragioli.

As máquinas que atualmente são usadas nos ônibus do Grande Recife foram instaladas em 2009, mas correspondem a uma tecnologia de 2003. Desde então, cinco gerações com diferentes atualizações foram lançadas. Já os novos equipamentos contarão com a tecnologia mais recente, já usada em cidades como Santos (SP) e Maceió (AL). A biometria facial se tornou realidade no país em 2013, quando Fortaleza (CE) e Cascavel (SC) começaram a usar a verificação por reconhecimento facial.
 
Dispositivo facilitará a recarga de passagens
Além de permitir a biometria facial, os novos equipamentos instalados nos 2,9 mil ônibus que circulam pela Região Metropolitana do Recife permitirão que os usuários façam recargas no cartão VEM no próprio coletivo. Para isso, o passageiro precisa ter um dos aplicativos que permitem a compra de crédito no smartphone: CittaMobi ou Ponto Certo. Ele poderá adquirir o crédito e, depois de três minutos aproximadamente, passar o cartão no validador. O valor já estará disponível no bilhete eletrônico. Até então, depois de fazer a compra em um dos apps, o usuário precisava se deslocar a um dos 2 mil pontos de autoatendimento do VEM, como terminais integrados ou shoppings, por exemplo. 
Ainda este ano, essa rede deve ser ampliada, com a inclusão de pontos do Pernambuco dá Sorte como postos de abastecimento. A única restrição é que esse tipo de recarga só pode ser feita por quem tem cartão de crédito ou débito (modalidades de pagamento pelo aplicativo). Essa facilidade será permitida pela maior capacidade de armazenamento das novas máquinas. 

Como há espaço para chip de celular, que permite um maior armazenamento de listas de recarga. Atualmente, o VEM Trabalhador já é abastecido nos ônibus, mas o prazo entre o pagamento e a liberação dos créditos é de dois dias. A recarga por meio dos aplicativos é bastante usada por quem tem o VEM Comum. Funcionando desde dezembro de 2010, ele é destinado a quem não possui outras modalidades do bilhete eletrônico (VEM Estudante, VEM Trabalhador, VEM Livre Acesso) e prefere ter mais segurança para não andar com dinheiro. 

Atualmente, cerca de 23% (abaixo da média nacional, que é de 30%) dos passageiros do Grande Recife ainda pagam passagem em espécie, taxa que deve baixar quando a nova modalidade de recarga entrar em vigor.

Foto Âgencia Brasil
Por Anamaria Nascimento

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Destaque

A corrupção é símbolo da velha política e nosso governo não tolera”, diz governadora após prisão de homem que tentou subornar secretário da Fazenda

Publicado

em

“A corrupção é o maior símbolo da velha política. Da política que ficou para trás. Do tipo política que estamos mudando. Nosso governo não tolera atos de corrupção e demonstra com atos”.

A declaração foi divulgada nas redes sociais pela governadora Raquel Lyra (PSDB), nesta sexta (19), após a prisão de um homem que tentou subornar o secretário estadual da Fazenda, Wison de Paula.
O caso veio à tona a partir de uma divulgação feita pelo próprio governo. O homem, que não teve o nome divulgado, enviou ao titular da Sefaz-PE uma caixa de cereja contendo quasse R$ 50 mil em dinheiro.
Ao se pronunciar sobre esse crime, configurado como corrupção ativa, Raquel Lyra aproveitou a oportunida e, pelo Instagram, parabenizou a Polícia Civil e ao próprio secretário pela agilidade na prisão do suspeito.
“Parabéns à polícia e ao nosso secretário, pela ação rápida que garantiu a prisão de um criminoso que agora será julgado pela Justiça”, destacou Lyra.
Ela ainda finalizou a nota enfatizando que:
“A polícia seguirá com as investigações para que todos os responsáveis sejam punidos”.
Como foi
O governo disse na nota que o secretário recebeu a caixa de cerveja com o dinheiro na quarta (17).
O secretário Wilson de Paula comunicou à Secretaria de Defesa Social que havia um pacote com várias cédulas, totalizando R$ 49.996.
Imagens divulgadas pelo Estado mostram os maços de reais.
Ao constatar o crime, o secretário Wilson de Paula comunicou o fato ao titular da SDS, Alessandro Carvalho, e pediu uma apuração rigorosa.
Na nota, o Estado afirmou que a “Gestão Raquel Lyra condena e não vai tolerar nenhuma tentativa de atos de corrupção contra qualquer integrante do governo”.
O homem já está à disposição da Justiça, onde passará por audiência de custódia.
Pena
Art 332 do Código penal Brasileiro diz que a corrupção ativa fica configurada quando alguém solicita, exige, cobra ou obtém, para si ou para outro (s), vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionário público no exercício da função.
A pena para esse crime é de reclusão de dois a cinco anos, além de multa.
Fonte:DP

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Mulheres rumo ao poder, uma nova era na Câmara de Vereadores de Salgueiro

Publicado

em

O cenário político de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, está prestes a testemunhar uma mudança histórica, com a possibilidade de cinco vozes femininas ecoarem nos corredores da Câmara de Vereadores casa Epitácio Alencar no próximo ano.

Eliane Alves, que busca a reeleição, a ex-vereadora Paizinha Patriota, sobrinha do deputado federal Gonzaga Patriota, Renatinha Sampaio, filha de Maurilio Sampaio Carvalho, conhecido como Dr. Maurilio do antigo DNER surge como uma voz influente, e Eduarda Sampaio, esposa do vereador Emmanuel Sampaio, além da neta de Dr. Romão Paula Sampaio completa esse grupo dinâmico de mulheres que buscam fazer história na política de Salgueiro.

Por Francisco Brito

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Garanhuns: Conselho Regional de Educação Física suspende registro de dono de academia acusado de estuprar aluna adolescente durante avaliação

Publicado

em

O Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE) divulgou nessa quarta-feira, 17, que decidiu no dia 26 de março pela suspensão cautelar, com impedimento total do exercício da profissão por 6 meses, de Allef Franklin Silvestre de Oliveira, dono e responsável técnico de uma academia em Garanhuns, acusado de estupro por uma adolescente de 17 anos. A jovem afirma que foi abusada pelo homem durante uma avaliação física no dia 22 de março deste ano. Ele acabou preso em flagrante.

De acordo com o CREF12/PE, a decisão foi referendada no dia 4 de abril pelo Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), publicada no Diário Oficial da União e comunicada ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Se exercer a profissão durante o período de suspensão do registro, Allef responderá criminalmente por exercício ilegal.

Ainda segundo o conselho, o processo ético está em andamento, seguindo todos os ritos obrigatórios do Código Processual de Ética, com possibilidades de punição que vão desde advertência até o cancelamento do registro profissional. A academia ficará interditada até a atualização do registro junto ao CREF12/PE.

Por Alvinho Patriota

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!