Nesta sexta-feira, 13, a Polícia Federal divulgou o balanço da 11ª fase da Operação Carcará, que destruiu mais de 576 mil pés de maconha na região abrangida pela Delegacia de Salgueiro. Durante as incursões foram erradicados mais de 35 plantios da droga, em uma área equivalente a mais de 62 mil m². Se fosse colhida e processada, a maconha renderia 173 toneladas.
A operação da PF contou com o apoio da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), por intermédio do Grupamento Tático Aéreo (GTA), Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal e o Corpo de Bombeiros.
As buscas pelas plantações foram realizadas em ilhotas do Rio São Francisco e em áreas rurais de municípios do Sertão pernambucano. As equipes encontraram cultivos em Salgueiro, Parnamirim, Dormentes, Cabrobó, Belém do São Francisco, Orocó, Floresta e Itacuruba.
Na culminância da operação, a PF ministrou uma palestra na Escola Municipal Paulo Fernando, em Salgueiro, com objetivo de atuar na prevenção primária ao uso de drogas e redução de fatores de risco.
A palestra integra uma iniciativa da PF, em parceria com instituições públicas e voluntários da sociedade civil, que visa fortalecer fatores de proteção e promover escolhas conscientes, principalmente entre crianças e adolescentes.
Por Chico Gomes


