Conecte-se Conosco

Pernambuco

Orocó-PE: Servidores da educação, dizem em nota que não tem o que comemorar neste 1º de Maio, Dia do Trabalhador

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Os servidores da educação municipal de Orocó-PE , indignados com a forma de como o Poder Público Municipal tem tratado a categoria, vem a público externar através de uma nota de repúdio a sua insatisfação .

NOTA DE REPÚDIO

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de Orocó-PE, através da presente nota, vem a público manifestar seu repúdio ao modo que a Administração Pública Municipal tem dispensando a toda a categoria dos trabalhadores em educação do município.

Temos por convicção que a questão salarial é um dos aspectos fundamentais da valorização profissional, contudo os servidores municipais em educação vêm sofrendo sistematicamente com o achatamento de seus vencimentos. A Gestão Municipal nega-se a conceder aos trabalhadores da educação o reajuste salarial anual, segundo a base percentual estipulada na Lei Nº 11.738/08, que para o ano de 2020 estipulou como reajuste para o piso salarial dos professores da rede pública o percentual de 12,84%, como também deixou de reajustar os vencimentos salariais dos trabalhadores administrativos, segundo os índices de reajustes do salário mínimo anual. Já estamos no quinto mês do ano e até o presente momento a Administração Municipal não enviou para a Câmara de Vereadores a Lei com o reajuste anual do vencimento dos trabalhadores em educação, o que mais uma vez reflete a falta e compromisso da gestão com o servidor.

O vencimento, nada mais é que o valor base que um servidor recebe, sem qualquer vantagem ou gratificação. De modo que a postura omissa da Gestão Municipal atenta contra a dignidade dos servidores municipais da educação, que correm o risco de sofrer a maior defasagem salarial dos últimos anos e a enorme perda de seu poder aquisitivo.
Aliado a todo esse quadro, a categoria foi tomada de surpresa, quando no apagar das luzes do ano de 2019, a Gestão Municipal de forma ilegal procedeu com o reenquadramento salarial, dos servidores da educação que tiveram ingresso no serviço público no ano de 2017, para a fase inicial da tabela de vencimentos, reduzindo o salário básico do servidor, em total desacordo com o que preceitua o Art. 13, § Único da Lei Municipal de Nº 768/2012, dispositivo de lei que assegura ao servidor municipal da educação o seu enquadramento no PCCR segundo a sua titulação no ato da posse.

Outro aspecto importante para a valorização do profissional e da educação é a qualidade e os equipamentos a disposição do trabalhador, as escolas encontram-se em estado precário de conservação, salas de aulas sem ventilação, iluminação precária, cadeiras e carteiras escolares em número insuficiente, falta de equipamentos de lazer, falta de material didático, paradidático, esportivo, de expediente permanente e de apoio pedagógico, evidenciando mais ainda o descaso da Gestão Municipal para com a educação do município.

Repudiamos, ainda, o uso que a Prefeitura Municipal de Orocó vem fazendo da pandemia do COVID-19, para acobertar o descaso e a falta de atenção com os profissionais da educação do município. Somos sabedores da gravidade e do alcance desta moléstia, somos igualmente solidários a todos que vem sofrendo em decorrência desta enfermidade, mas não pode ser usado como desculpa para não cumprir o que determina Lei.

Sabemos que os recursos que financiam a educação advêm do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação-FUNDEB, trata-se de verba carimbada, ou seja, só pode ser usada única e exclusivamente com e para a educação municipal, sendo vetado/proibido o uso da verba para outros fins.

Fica evidente, afalta de vontade e compromisso da Prefeitura Municipal de Orocó-PE, para com os trabalhadores da educação municipal, quando comparamos com os municípios circunvizinhos, municípios os quais, diga-se, estão inseridos nas mesmas condições socioeconômicas em que o nosso, contudo demonstram um efetivo compromisso e respeito com a educação, seja na valorização do profissional, seja nas condições de trabalho.

O SINTEO em prol dos Trabalhadores em Educação do Município de Orocó-PE e na busca da consecução da melhoria da Educação Municipal, reiteradas vezes oficiou o Poder Público Municipal, sempre buscando o diálogo e o entendimento com a gestão municipal, todavia, esta fechou todas as portas para o diálogo, queda-se inerte, silente, omissa e indiferente para com os problemas que afligem a categoria dos trabalhadores em educação.

Reiteramos a disposição para o diálogo e a conciliação, mas,contudo, não podemos deixar de externar a nossa indignação e repúdio quanto às atitudes que tem o Governo Municipal dispendido aos Trabalhadores em Educação do Município de Orocó-PE.

Orocó-PE, 01 de maio de 2020.

Diretoria do SINTEO

(Imagem Mreramente Ilustrativa)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Pernambuco

Alepe oficializa convocação da secretária de saúde de Pernambuco

Publicado

em

A Assembleia Legislativa de Pernambuco publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (25) a convocação da secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, para prestar esclarecimentos em relação às cirurgias para crianças com microcefalia e outras síndromes associadas ao zika vírus, o que tem levado esses pacientes a fazer uso de medicamentos fortes, como morfina, que mesmo assim, não apresentam resultado.

O documento, que já foi recebido pelo gabinete da secretária, é assinado pela Comissão de Saúde da Alepe. No texto, os deputados reiteram a demanda que foi reforçada ao longo de todo o mês de abril, pela presidente da ONG União de Mães de Anjos (UMA), Germana Soares, que visitou gabinete por gabinete pedindo ajuda para as 138 famílias de crianças com microcefalia que enfrentam o mesmo problema.

“A representante se queixa da falta de assistência, por parte do Governo do Estado, no atendimento a esses pacientes, especialmente no que diz respeito à realização de cirurgias para aliviar as consequências de dores sentidas na região do quadril e que não sanadas mesmo com uso de remédios”, diz a comissão no texto da convocação.

Por se tratar de uma convocação, não um convite, Zilda será obrigada a participar presencialmente da audiência pública marcada para a próxima segunda-feira (29), às 9h30, no Auditório Senador Sérgio Guerra.

Por Blog Cenário

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Alepe aprova aumentos salariais para seus servidores, do TJPE, TCE e MPPE

Publicado

em

Durante a reunião plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta quarta-feira (24), foi aprovado o aumento salarial para os servidores da Casa Joaquim Nabuco, Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). 

Na Alepe os reajuste foi de 7% para os servidores efetivos, comissionados e aposentados da Casa Joaquim Nabuco.

Para os Chefes de Departamento o aumento aprovado foi de 10.91%.

Já os servidores do MPPE a adição foi 6%. Os funcionários do TJPE e TCE-PE foram contemplados com o acréscimo de 5%.

As propostas de aumentos salariais foram aprovadas em primeira e segunda votações.

De acordo o documento do projeto de lei (1871/2024), os acréscimos ocorrem “em conformidade com art. 20 da Constituição do Estado de Pernambuco, e Lei de Responsabilidade Fiscal, no intuito de repor o poder aquisitivo decorrente dos anos pretéritos para os servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco”.

Além disso, a assembleia afirma que o PL é de grande relevância para a Casa, “pois reafirma o compromisso de promover a valorização e o reconhecimento da importância dos servidores do Poder Legislativo Estadual”.

Fonte: JC

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Veja as vagas de emprego para esta quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Publicado

em

As agências do Trabalho de Pernambuco divulgam, diariamente, quadros das vagas com oportunidades de trabalho em unidades espalhadas pelo estado, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Sertão.

Para se candidatar, é necessário agendar previamente o atendimento através do site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), onde também há os endereços e telefones de todas as agências.

Confira o quadro de vagas completo clicando aqui

Agende atendimento através do  site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!