Conecte-se Conosco

Brasil

Ostra Feliz não Produz Pérolas

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Um dos problemas mais grave na vida do ser humano é a zona de conforto, e o que é essa zona de conforto? Para alguns é exatamente aquilo que o faz feliz! Entre 15 e 35 anos todo mundo luta pelo o seu espaço no mundo. Entre 35 e 50 anos quase toda humanidade já estar estável, inclusive se estiver ruim, nessa faixa etária torna-se ainda mais difícil conseguir melhorias principalmente na vida profissional, e todos os outros aspectos das nossas vidas já se encontram estáveis estando bons ou ruins, o fato é que não podemos parar.

 Nosso cérebro precisa estar em constante atividade, pois o cérebro que não estar recebendo estar perdendo, tudo o que não estar crescendo estar diminuindo, tudo que não estar se expandindo estar encolhendo, tudo o que não se renova morre, no momento nem todos podem melhorar imediatamente, mas todos podem melhorar. Chega a ser impressionante como o ser humano consegue se acostumar com tudo, com exatamente tudo, e vamos criando zona de conforto vezes até imaginária, porém muito perigosas, uma vez que tudo aquilo que nos torna aconchegados e quentinhos se tornam nossos inimigos pois nos impede de crescer, faço menção aqui a pertinente colocação de Rubens Alves “Ostra feliz não faz pérola”, a pérola é fruto do incomodo, de um grão de areia que entrou na ostra e incomodou-a,  a verdade é que muitos se acomodam mediante a felicidade e isso chega ser um mal.

Além do comodismo outro grande inimigo é o seu ponto cego, todo ser humano precisa refletir e olhar com clareza e determinação  para aquilo que de alguma forma lhe traz medo e insegurança,  observando com cautela o que me incomoda eu consigo absorver noções de defesa e assim impedir que esse algo venha ter algum tipo de poder sobre mim, aquilo que você não domina, domina você.

O homem contemporâneo também tem demonstrado dificuldades em lidar com a liberdade, em meados do século XIX J.P Sartre mencionou “Temos medo de sermos livres porque a liberdade implica angústia”, há quem ainda não aprendeu valorizar sua companhia, e isso torna se um fato irreverente, se você não valoriza sua companhia preferindo chama-la muitas vezes de solidão, quem vai valorizar? Lapide todos os sentimentos e ofereça sempre o melhor, evite criar vínculos com a paixão, diminuir tudo aquilo que me torna dependente da paixão me traz equilíbrio, um homem sem paixões é senhor de si.

A sociedade atual precisa o mais breve superar o preconceito, pois o preconceito é um grande obstáculo para a felicidade, existem dezenas de preconceitos, porém os quatro mais praticados são racismo, misoginia (preconceito contra mulheres), homofobia e o preconceito contra pessoas pobres. Qualquer que seja o preconceito atrapalha a vida, pois ele mostra minhas dores e a extensão dessas dores, é muito importante lembrar uma coisa que até mesmo os teólogos pouco lembrem, o maior de todos os mestres nunca admitiu nenhum tipo de preconceito, Jesus não veio buscar gente honrada, ele não veio atrás do homem da Lei, o essencial do cristianismo é o ser humano enquanto pecador e sua busca pela melhoria. A ideia do preconceito precisa ser imediatamente superada, guarde seu preconceito sufoque-o, ele é um defeito de caráter e insegurança, nunca deixe aparecer, o ser preconceituoso é limitado e imbecil, que morre de medo da mudança e  da diferença.

Superar a noção de trabalho como castigo também é algo breve, o trabalho é uma instância que me torna socialmente produtivo, o trabalho é o modo como eu me insiro na sociedade, o trabalho estabelece relevância social, porém trabalhar deve te deixar apenas cansado e jamais esgotado, o esgotamento já é algo negativo que indica que você estar no lugar errado. Todas as formas de trabalhos precisam estar embasadas na ética, precisamos aprender a valorizar cada dia trabalhado e jamais trabalhar aguardando a gloriosa sexta-feira chegar, pois se eu imagino que o momento seguinte é o momento feliz eu invalido o momento atual. O trabalho associado a ética é a chave do sucesso.

Nunca fomos tão livres, porém nunca fomos tão deprimidos, a sociedade atual é a maior consumidora de todos os tempos de remédios para depressão. Na sociedade da liberdade regida a rivotril toda vida é postada e quem vai dizer se ela vale a pena ou não é a quantidade de likes obtida, dessa forma a vida é regida por  likes e sua popularidade é medida por algo abstrato, a nossa era da liberdade é a era da solidão onde o celular é um grande amuleto. Nessa sociedade o importante não é o viver e sim o registrar e postar, não são o meu orgulho e segurança que estão fazendo isso, e sim minha fraqueza pessoal. A vida tem se tornado uma imensa postagem. A internet é uma ferramenta muito poderosa e como tudo nessa vida ela possui aspectos positivos e aspectos negativos, a internet é a grande representante do processo de globalização, como também tem facilitado a sociedade da informação, porém é preciso entender que informação se diverge muito de conhecimento e sabedoria, é preciso amadurecer e começar utilizar também  o lado bom que a internet nos proporciona, não esquecendo que conhecimento é poder!

Portanto seja inteligente use toda bondade que o mundo te oferece em prol de melhorias para você, coisas ruins vão surgir todos os dias, vontade de desistir, de parar, jamais dê ouvidos aqueles que você não tem certeza se são seus verdadeiros amigos e para descobrir quem são os verdadeiros é bem simples, eles se alegram com a sua vitória, chorar de tristeza com você todo mundo chora, duvido é chorar de felicidade emocionado porque você conseguiu, todos querem que você esteja bem, poucos são os que aceitam que você esteja melhor do que eles. Seja feliz ao seu modo, só quem conhece as pedras do seu caminho é você, lembre-se sempre quando a felicidade começa a virar zona de conforto ela deixou de te fazer bem, ela deixou de ser felicidade.

Por Suelene Leal 

Psicopedagoga Clínica e Institucional, especialista em Avaliação Psicopedagógica e Autismo, Professora Efetiva da Autarquia Educacional de Serra Talhada- AESET, Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada – FAFOPST, Coordenadora de Integração Escola Empresa na Escola Técnica Estadual Pedro Leão Leal.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Projeto que libera estados legislarem sobre armas avança na Câmara

De autoria da presidente da comissão, deputada Caroline de Toni (PL-SC), o projeto vai contra o entendimento de decisões recentes do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre o porte de armas.

Publicado

em

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta quarta-feira (24) um projeto de lei complementar que concede poderes aos estados para formular leis e flexibilizar as atuais regras de porte de armas, num revés para o governo Lula (PT).

De autoria da presidente da comissão, deputada Caroline de Toni (PL-SC), o projeto vai contra o entendimento de decisões recentes do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre o porte de armas e preocupa membros do governo petista. No colegiado, ele foi relatado por outro parlamentar da ala bolsonarista do PL, Paulo Bilynskyj (PL-SP).

Desde que o projeto foi incluído na pauta da CCJ, líderes governistas mobilizaram deputados da base do petista para que eles atuassem no colegiado contra o projeto. A proposta de De Toni foi apresentada ainda em 2023, após o governo do petista reverter parte da flexibilização ao acesso de armas promovida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Nesta quarta, governistas tentaram adiar a votação da matéria, com apresentação de requerimentos de retirada de pauta e adiamento da discussão (que foram derrotados). Foram 34 votos favoráveis ao projeto e 30 contrários, numa votação apertada. Apesar da aprovação no âmbito do colegiado, o texto ainda precisa ser analisado pelo plenário da Câmara.

O projeto aprovado concede aos estados a competência para legislar sobre temas relacionados ao porte e posse de armas de fogo, “tanto para fins de defesa pessoal, como também para as práticas esportivas e de controle da fauna exótica invasora”.

A matéria também determina que as autorizações concedidas pelo estado só valerão no espaço territorial da própria unidade da federação. O texto diz ainda que o estado deverá editar a norma, que será apreciada pelo Poder Legislativo estadual, “regulamentando as autorizações relacionadas às armas de fogo”.

O STF analisa atualmente nove ADIs (Ações Diretas de Inconstitucionalidade) e uma ADPFs (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) contra leis estaduais e municipais sobre o porte de armas.

As ações questionam leis sobre de CACs (colecionadores, atiradores e caçadores) e que asseguram o porte a profissionais como defensores públicos, policiais científicos, vigilantes, seguranças e agentes de segurança socioeducativos.

Os pedidos para o STF invalidar essas leis é assinado pelo próprio presidente Lula e pelo advogado-geral da União, Jorge Messias.

Na CCJ nesta quarta, parlamentares governistas criticaram o teor do projeto, afirmando que ele é inconstitucional, e se queixaram da condução da comissão nas últimas semanas, afirmando que a pauta não está equilibrada.

Eles citaram, por exemplo, a aprovação de projeto que mira o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra) e veta benefícios do governo (como Bolsa Família) a invasores de propriedades na CCJ na terça.

Um dos vice-líderes do governo na Câmara, o deputado Bacelar (PV-BA) afirmou que o colegiado está atuando como um “puxadinho da extrema-direita, um espaço para lacrar”. “Essa é uma comissão que precisa retomar o seu caminho. Fica aqui um apelo a deputada Caroline De Toni, esqueça essas aves agorentas que ficam exigindo e lhe impondo uma pauta que é contra os interesses da nação”, disse.

O deputado Paulo Magalhães (PSD-BA) disse na CCJ que a aprovação do projeto fará com que o STF interfira na discussão. “Esse projeto é flagrantemente inconstitucional. Aliás, votamos mal e convocamos o STF aqui para dentro. Está se convidando que o STF venha legislar por nós, disse.

A deputada Dandara (PT-MG) argumentou que autorizar os estados a legislar sobre armas irá criar no país “mais morte, mais crime de ódio e mais onda de violência”. “Não teremos o fortalecimento de uma política pública de segurança em todo o território nacional capaz de dar conta e, de fato, preservar a vida e frear o crime organizado.”

“Esse projeto não ajuda em nada a esse Parlamento, em nada na promoção da paz e em nada na questão da insegurança, seja de quem for “, disse o deputado Welter (PT-PR).

Parlamentares da oposição, por sua vez, defenderam a matéria e criticaram as medidas do governo Lula que restringiram o acesso a armas no país.

De Toni disse que o país é uma “república federativa só no nome, mas não na prática”. “As federações hoje não têm praticamente competência para legislar sobre os grandes temas da nação brasileira”, disse.

“Nós queremos ter o direito de escolher, ninguém está querendo armar a população. Isso não influencia em nada a questão da segurança”, afirmou o deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM).

Foto  iStock

Por Folhapress

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Brasil

Anvisa atende solicitação de Eduardo da Fonte e proíbe venda de cigarro eletrônico no país

Publicado

em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acatou a solicitação do deputado federal Eduardo da Fonte, referente ao PL 2398/2023, e manteve a proibição da venda de cigarro eletrônico no país, que pode apresentar mais de 80 substâncias tóxicas e tornar o fumante propenso ao surgimento do câncer.

Popularmente conhecido como “vape”, a Organização Mundial da Saúde (OMS) relaciona que o uso da nicotina em pessoas com menos de 20 anos pode acarretar em mais chances de se tornarem fumantes do cigarro tradicional na vida adulta. Somente no ano de 2023, segundo dados do Inca, 73.500 pessoas foram diagnosticadas com algum tipo de câncer provocado pelo uso do cigarro. Mais de 156 mil mortes poderiam ser evitadas todo ano se o tabagismo fosse rejeitado.

“É uma vitória para a saúde do povo brasileiro a proibição da venda dos cigarros eletrônicos. Os usuários destes cigarros estão mais propensos a terem AVC e infarto, além de potencializar a ansiedade, depressão, transtornos de humor e síndrome do pânico. A ilegalidade do vape no Brasil, em contraponto à permissividade em outros países, coloca o bem-estar e a qualidade de vida de todos em primeiro lugar”, justificou Eduardo da Fonte.

Apesar de já serem proibidos em todo o território nacional, esses produtos podem ser facilmente encontrados no comércio ou online. Os diretores da Anvisa justificaram na sua decisão o aumento do uso entre os jovens em países que liberaram, como os Estados Unidos; o seu potencial de dependência devido à nicotina, que pode chegar a ter cerca de 20 vezes a mais que o cigarro comum; e a ausência de pesquisas a longo prazo.

Por Alberes Xavier

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Brasil

CCJ aprova proibir invasores de terra de receber auxílios do governo

Publicado

em

A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (23.abr.2024) um projeto de lei que impede invasores de propriedades de receberem ou de participarem de benefícios do governo, como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida. O texto foi aprovado por 38 votos a favor, 8 contra e uma abstenção. A expectativa é de seguir ao plenário da Casa Baixa.

A proposta foi pautada pela presidente da CCJ, deputada Caroline de Toni (PL-SC), em resposta ao aumento de ocupações durante o chamado “Abril Vermelho” do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). O movimento realizou 31 invasões neste mês.

O projeto tem só 2 artigos e estabelce que as condições valem para condenados por “crime de invasão de domicílio” ou “esbulho possessório“, ambos determinados no Código Penal.

Além da proibição de participar de programas sociais do governo, os invasores de propriedade não poderão se inscrever em concursos públicos e serem nomeados a cargos públicos comissionados por 8 anos depois da condenação.

Por Poder 360

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!