Educação
PE anuncia retomada gradual do ensino presencial
Publicado
2 meses atrásem

O governador Paulo Câmara anunciou, hoje, o início do ano letivo do ensino médio na rede pública estadual a partir de amanhã. Segundo ele, as escolas estaduais estão preparadas para receber professores e alunos, adotando todos os protocolos de segurança e higiene, mas o Estado também vai continuar oferecendo a opção das aulas remotas às famílias que preferirem não enviar seus filhos para o ensino presencial. O Governo do Estado também está liberando as prefeituras para retomarem as aulas presenciais da rede municipal de maneira gradual e cumprindo todos os protocolos, a partir do dia 22 de fevereiro, estendendo-se semana a semana até o dia 15 de março, com a volta da educação infantil.
“O retorno gradual, feito no ano passado, mostrou que quando são observadas as regras de distanciamento, higiene e uso de máscara, é possível retomar as atividades sem colocar em risco a saúde das pessoas”, disse Paulo Câmara. “Sabemos bem a importância da volta às aulas presenciais para as famílias. Também estamos conscientes de que manter crianças e adolescentes fora das escolas penalizou, sobretudo, as mães e os próprios estudantes num cenário de isolamento social”, acrescentou.
O cronograma de retomada foi traçado de acordo com os protocolos validados pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19 e foi dividido em quatro etapas, com início a partir do dia 22 de fevereiro, quando professores do Ensino Fundamental e servidores devem retornar para adequação das escolas e capacitação. Em seguida, os estudantes do nono, oitavo, sétimo e sexto ano do Ensino Fundamental retornam no dia 1º de março. O calendário seguirá com os estudantes do quinto, quarto, terceiro, segundo e primeiro ano do Ensino Fundamental voltando no dia 08 de março. Por fim, haverá a volta dos alunos do Infantil, cujo retorno está previsto para o dia 15 de março.
“O retorno da rotina escolar, assim como todas as atividades liberadas dentro do nosso plano de convivência com a Covid-19, deve ser encarado como uma conquista, que só será mantida se cada um de nós nos comprometermos com as condutas que vão evitar uma nova aceleração da doença”, reforçou Paulo Câmara.
O secretário de Educação e Esportes, Marcelo Barros, destacou que a decisão de voltar às aulas presenciais, no modelo híbrido, foi pautada na importância que a educação tem não apenas na vida das crianças e jovens, mas no desenvolvimento do Estado como um todo. “O ano de 2020 foi desafiador, mas conseguimos vencê-lo com planejamento, paciência, criatividade e confiança nos protocolos estabelecidos. A pandemia ainda não acabou. Precisamos agora seguir com projetos e protocolos definidos e sendo traçados para nos acostumarmos com esse novo momento”, disse.
O gestor da pasta destacou, ainda, que o Governo de Pernambuco seguirá oferecendo o programa “Conecta Aí”, lançado no ano passado e que patrocina dados de internet dos estudantes da rede pública estadual para que eles possam acessar gratuitamente o material disponibilizado na Plataforma Educa-PE, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e no Google Classroom. Ao acessar essas plataformas, os estudantes não gastam dados dos celulares.
Por Blog do Magno
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Você pode Gostar
-
Veja quais são as vagas de emprego disponibilizadas para hoje(13/04), no Estado de Pernambuco
-
Pernambuco registrou 787 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas
-
100 dias de gestão do Cedro-PE: Prefeita ameaça demitir concursados e gera revolta entre servidores
-
Pernambuco registra 2.354 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas
-
PE ultrapassa marca de 1 milhão de vacinados com a 1ª dose contra a Covid-19
-
Criminalização injusta
Educação
Turma pioneira no novo ensino médio supera barreiras e conclui curso
Publicado
12 horas atrásem
13 de abril de 2021
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Educação
Movimento Pró-Criança abre inscrições para curso gratuito de contador de histórias
Publicado
1 dia atrásem
12 de abril de 2021
O Movimento Pró-Criança abre, nesta segunda-feira (12), o período de inscrições para o curso gratuito de formação de contadores de histórias. Ao todo, são 30 vagas disponibilizadas pelo projeto Conto aqui, conto acolá. A iniciativa da ONG conta com o apoio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).
Para participar é preciso ter entre 18 e 25 anos de idade e entrar em contato com o setor psicossocial da Unidade Coelhos do Pró-Criança, que fica na Boa Vista, área central do Recife. Pelo telefone (81) 3412.8952 ou pelo WhatsApp (81) 98802.9574, o interessado deve informar os dados pessoais para preenchimento da ficha de inscrição.
De acordo com a instituição, o projeto tem o objetivo de proporcionar a reflexão acerca da importância da contação de histórias para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, da sensibilidade, percepção e criatividade de crianças e adolescentes. A proposta, portanto, é formar agentes promotores da literatura capazes de atuar em escolas, creches, hospitais e demais espaços educativos ou terapêuticos.
Para outras informações, os interessados podem ligar para o número 0800.031.8989 ou acessar www.movimentoprocrianca.org.br.
As aulas da segunda turma do projeto estão previstas para começar no próximo dia 26 de abril, de maneira presencial na Unidade Coelhos do Pró-Criança. Os encontros ocorrerão quatro vezes por semana, das 13h30 às 16h30, ao longo de quatro meses. Em um dos ambientes, o educador ministrará a aula que será transmitida simultaneamente para os estudantes que estiverem na outra classe.
Outros cursos
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Educação
Prazo de inscrições para o Sisu termina nesta Sexta-feira
Publicado
4 dias atrásem
9 de abril de 2021
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Trending
-
Brasil3 anos atrás
Atenção!!!! BOATO do WHATSAPP: Documentos perdidos CÉSAR AUGUSTO NEVES SALES
-
Arte5 anos atrás
Arte: Manualidades que inspiram
-
São José do Belmonte2 anos atrás
Belmonte: Mãe procura filha desaparecida a oito anos
-
Destaque3 anos atrás
Salgueiro: seis bandidos mortos ao tentarem roubar avião de transporte de valores
-
São José do Belmonte3 anos atrás
Ex-presidiário é executado na Vila Carolina em São José do Belmonte
-
Educação2 anos atrás
Fundef: TCU emite nota sobre o repasse para os professores
-
Entretenimento2 anos atrás
João Campos e Lara Santana, terminam o noivado
-
São José do Belmonte2 anos atrás
Belmonte: Infiltração em caixa d’água faz população do Bairro Vila Furtuna clamar por ajuda