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Educação

Pé-de-Meia: pagamento a estudantes começa nesta segunda

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O pagamento do benefício do programa Pé-de-Meia teve início hoje (30) e segue até a próxima segunda-feira (7 de outubro) para alunos de ensino médio da rede pública. A parcela será destinada pela primeira vez estudantes do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA); pela segunda vez a 1 milhão de novos estudantes incluídos no programa em agosto; e pela sexta vez a 2,7 milhões de alunos que já faziam parte do programa.

O Pé-de-Meia funciona como uma poupança e tem o objetivo de evitar a evasão escolar, com a promoção da permanência dos estudantes nas escolas e, também, a conclusão desta última etapa do ensino básico.

Para se manter no Pé-de-Meia, o estudante deve ter frequência mínima de 80% nas aulas do ensino médio. Caso a frequência diminua em algum mês, o aluno não receberá o benefício referente ao período.

A Caixa Econômica Federal (CEF) é responsável pela abertura das contas em nome dos estudantes matriculados no ensino médio público e pelos pagamentos de todas parcelas do programa, com recursos do Ministério da Educação (MEC). Os depósitos podem ser consultados pelos beneficiários por meio do aplicativo Jornada do Estudante, do Ministério da Educação.

O valor é depositado em conta poupança Caixa Tem. Os valores podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem, de acordo com o mês de nascimento do estudante, de forma escalonada, a partir desta segunda-feira.

Calendário de pagamento por mês de nascimento:

·         janeiro e fevereiro: 30 de setembro;

·         março e abril: 1º de outubro;

·         maio e junho: 2 de outubro;

·         julho e agosto: 3 de outubro;

·         setembro e outubro: 4 de outubro;

·         novembro e dezembro: 7 de outubro.

As informações relativas ao pagamento do benefício podem ser consultadas no aplicativo Caixa Tem, disponível para smartphones.

O mês de agosto marca o início dos pagamentos para os estudantes do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) incluídos no Pé-de-Meia, que cumprem os critérios do estabelecidos pelo governo federal.

No caso da EJA, ao comprovar matrícula, o estudante recebe o incentivo de R$ 200, e incentivo mensal de R$ 225, pela frequência escolar. Ambos estão disponíveis para saque. 

Pelas regras, os beneficiários devem ter idade entre 19 e 24 anos, e ser integrante de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) até 15 de junho de 2024, com renda familiar por pessoa de até meio salário-mínimo (R$ 706 per capita).

Para os estudantes, a parcela relativa ao incentivo-frequência será paga em quatro vezes por semestre cursado. O Incentivo-Conclusão será acumulado em até três parcelas, condicionadas à aprovação parcial para a certificação de conclusão do ensino médio ao final de cada semestre ou ano letivo. Os jovens que ingressarem no programa a partir de setembro não receberão retroativamente as parcelas já pagas pelo Pé-de-Meia.

O MEC explica que o Pé-de-Meia é destinado a estudantes do ensino médio do curso regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para participar do Pé-de-Meia o aluno deve ser integrante de uma família inscrita no CadÚnico e ter renda por pessoa mensal de até meio salário mínimo.

O estudante pode consultar as regras do programa, além do calendário, histórico e status de pagamentos de parcelas (rejeitados ou aprovados) por meio do aplicativo Jornada do Estudante, que traz as informações escolares desde o ensino fundamental até a pós-graduação de cada aluno.

O programa de incentivo financeiro-educacional tem o objetivo de democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os jovens, além de promover a inclusão educacional e estimular a mobilidade social.

O governo federal calcula que, com a expansão do programa – anunciada no início de agosto – vai elevar o número de beneficiados para quase 4 milhões de estudantes. 

Ao comprovar matrícula e frequência, o estudante recebe o pagamento de incentivo mensal de R$ 200, que pode ser sacado em qualquer momento. O aluno também recebe depósitos de R$ 1 mil ao fim de cada ano letivo concluído com aprovação, que ficarão como uma poupança e poderão ser sacados após a formatura do ensino médio.

Se somadas todas as parcelas de incentivo, os depósitos anuais e o adicional de R$ 200 pela participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os valores chegam a R$ 9.200 por aluno. 

A adesão dos estudantes ocorre por meio de termo de compromisso assinado por redes de ensino federais, estaduais, distrital e municipais que oferecem o ensino médio e informam os dados dos estudantes ao Ministério da Educação (MEC), por meio de sistema informatizado.

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Educação

Edital do concurso do TRF6 com vagas para analista e técnico judiciário é publicado; confira

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Com vagas de analista judiciário e técnico judiciário para formação do cadastro reserva, o edital do concurso do Tribunal Regional Federal da 6ª Região foi publicado nesta sexta-feira (11). De acordo com o documento, os salários variam de R$ 8,5 mil até R$ 13,9 mil.

As inscrições serão abertas em 18 de outubro e ficam disponíveis até 8 de novembro no site do Cebraspe, banca responsável pela realização do concurso. O candidato deverá pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 120 até 3 de dezembro deste ano.

As provas estão marcadas para 19 de janeiro de 2025 em Belo Horizonte, e terá as fases objetiva e discursiva. A partir do dia 3 de janeiro o candidato já poderá consultar o local da prova no site do Cebraspe.

Foto reprodução Ascom

Por Concursos e empregos

           

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Educação

Secretaria de Educação e Esportes emite nota de esclarecimento sobre o Programa Ganhe o Mundo

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A Secretaria de Educação e Esportes (SEE) de Pernambuco vem a público esclarecer e tranquilizar todos os candidatos a respeito do Programa Ganhe o Mundo. Informamos que os estudantes já pré-selecionados no edital de resultado e classificação preliminar não serão prejudicados, pois serão selecionados para as primeiras 900 vagas de embarque, considerando a distribuição por país de destino e regras previstas no edital de abertura.

Para esses candidatos, o prazo e as normas de recursos continuam as mesmas. A reabertura do prazo para interposição de recursos no site do Instituto Avalia se inicia nesta quinta-feira (10), a partir das 16h até as 23h59 da sexta-feira (11). O candidato deverá, dentro desse prazo, verificar o Edital de Retificação e de Complemento do Edital de Prorrogação da Fase de Verificação de Requisitos. A divulgação do resultado dos recursos e do resultado final dos aprovados na primeira chamada de embarque será publicada no dia 18/10.

Para os candidatos que tiveram declarações indeferidas por motivos de preenchimento incorreto ou incompleto, por parte da gestão escolar, terão o prazo de 21 a 23 de outubro para a inserção das mesmas. Ressaltamos que esse prazo apenas se destina aos candidatos considerados inaptos no resultado preliminar. Aqueles que não enviaram a documentação necessária no período de 16/09 a 27/09 continuam desclassificados.

Por Educação PE Oficial

           

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Educação

Entre livros e telas, como as bibliotecas podem ajudar na preparação para o Enem 2024

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Com a tecnologia transformando o cenário educacional, os estudantes têm acesso a uma ampla gama de recursos digitais que potencializam sua preparação para os vestibulares, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No entanto, é crucial destacar que as telas não substituem os livros, e espaços como as bibliotecas desempenham um papel vital nessa jornada de estudos.

“É inegável que a facilidade de acesso à informação pela internet pode colocar a biblioteca em segundo plano. No entanto, a biblioteca continua a ser uma fonte valiosa e confiável de informação, especialmente em um contexto onde há tantas informações falsas circulando online”, explica Juliana Belfort, bibliotecária do Colégio Saber Viver.

Ela reforça que a biblioteca escolar é essencial para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, que são fundamentais para a interpretação das questões do Enem. Com acesso a livros, periódicos e materiais didáticos, as bibliotecas disponibilizam uma seleção de obras que abrangem todas as disciplinas do Enem, como Matemática, Português, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Isso permite que os estudantes encontrem materiais de referência que aprofundam seus conhecimentos e facilitam a compreensão de conteúdos complexos. Além disso, muitos espaços contam com guias de estudo e simulados, que são recursos valiosos para a prática e o aprimoramento das habilidades exigidas no exame.

A professora de Língua Portuguesa da Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Lucilo Ávila Pessoa, Audjane Marques, observa que a procura dos estudantes pela biblioteca era maior antes da pandemia de covid-19, quando o uso de celulares e computadores para aulas remotas não era tão intenso. No entanto, hoje essa busca é considerada satisfatória.

“A biblioteca não deixa de ser o espaço mais apropriado para pesquisas, pois é um local que favorece a leitura e proporciona um ambiente silencioso, ideal para os estudos, especialmente nesta época do ano”, diz.

A docente destaca que professores e a bibliotecária da escola estão sempre estimulando os alunos com projetos de incentivo à leitura e aprimoramento das pesquisas. Em relação aos recursos digitais, que oferecem flexibilidade e acessibilidade, Audjane Marques ressalta a importância do uso consciente dessas tecnologias, como o celular. Assim, os estudantes podem aproveitar o melhor dos dois mundos, maximizando seu aprendizado e se preparando de forma mais eficaz para os desafios do Enem e outros vestibulares.

Um espaço para compartilhar conhecimento

Rebeca Letícia Falcão, aluna de 17 anos do 3º ano do ensino médio do curso de Administração da ETE Professor Lucilo Ávila Pessoa, afirma que sua rotina de estudos para o Enem tem sido intensa e que ela busca conciliar seus horários de maneira eficaz. Nesse processo, a biblioteca tem sido fundamental para sua vida acadêmica e para a promoção da cultura da leitura, oferecendo um acervo que se distingue dos conteúdos disponíveis na internet.

“Quando estava no 1º ano, as meninas do 3º ano me passaram a coordenação de um projeto chamado Café Filosófico, onde escolhemos um livro para debater com nossos colegas, incentivando a leitura no ambiente escolar”, conta a estudante.

Para Marcello Bruno dos Santos, também aluno da ETE Professor Lucilo Ávila, os livros disponíveis na biblioteca em formato físico facilitam a compreensão e a retenção de informações, pois promovem uma conexão mais profunda com o material estudado.

“Quando há algum assunto que não é suficientemente abordado no livro, sei que posso complementá-lo com uma pesquisa na biblioteca. Além disso, esse é um espaço que favorece a concentração e a atenção nos conteúdos”, afirma.

Ambientes como a biblioteca escolar e as salas de estudos também são importantes para integrar os alunos no compartilhamento de conhecimento. Estudar em grupo permite que os alunos permite que cada um traga suas próprias experiências, o que pode ampliar a compreensão dos temas, já que os grupos de estudo facilitam a troca de informações e recursos.

Um estudante pode ter domínio em Matemática, enquanto outro se destaca em Redação. “Nós costumamos estudar em grupo para dar aquela revisada, cada um vai complementando as informações com aquilo que sabe. O ideal é se reunir em grupos pequenos para não virar aquela bagunça, e também para dividirmos melhor o tempo que vamos estudar cada matéria”, destacou Ester Dourado, 15 anos, aluna do Colégio Saber Viver e que vai fazer o SSA e o Enem, como treineira, neste ano.

Democratização do acesso à informação

Em abril, foi sancionada a Lei 14.836/2024, que incentiva a criação e a melhoria de bibliotecas no Brasil e cria o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares (SNBE). Com a nova norma, as bibliotecas escolares terão como principais objetivos democratizar o acesso à informação e às novas tecnologias, além de promover competências que garantam os direitos e a aprendizagem dos alunos, especialmente nas áreas de leitura e escrita.

As bibliotecas também devem funcionar como locais de estudo, encontros e lazer para a comunidade, servindo como um ambiente educativo integrado ao ensino. Para isso, a lei inclui ações que visam criar novos espaços e melhorar a rede existente. Serão definidos parâmetros mínimos para a instalação física das bibliotecas, garantindo que sejam espaços inclusivos, e convênios poderão ser firmados com entidades culturais.

Quanto aos acervos, o SNBE será responsável pela atualização e definição de um número mínimo de livros e materiais didáticos, levando em consideração o número de alunos matriculados e as características locais. O SNBE também deverá implementar políticas para ampliar, preservar, organizar e operar as bibliotecas.

Além disso, o Sistema Nacional terá a tarefa de oferecer treinamento e qualificação para os profissionais que atuam nas bibliotecas escolares. Outra função importante será integrar as bibliotecas à internet e manter um cadastro atualizado de todas as unidades.

Fonte: JC

           

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