Conecte-se Conosco

Pernambuco

PE terá dois delegados federais do RJ na cúpula de segurança

Publicado

em

Angelo Gioia trouxe dois delegados federais do Rio de Janeiro para quadro da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (Foto: Bruno Marinho/G1)

Angelo Gioia trouxe dois delegados federais do Rio de Janeiro para quadro da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (Foto: Bruno Marinho/G1)

João Luiz será novo secretário executivo; e Carlos Henrique, o corregedor.
Nomes foram escolhidos pelo secretário de Defesa Social, Angelo Gioia.

Para iniciar o trabalho à frente da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), o novo titular da pasta, Angelo Fernandes Gioia, decidiu trazer dois delegados da Polícia Federal que, até então, atuavam no Rio de Janeiro: um para ocupar o cargo de secretário executivo e outro para a função de corregedor. O anúncio foi feito em sua primeira coletiva de imprensa após tomar posse, nesta sexta-feira (7).

Os escolhidos foram os delegados João Luiz Caetano de Araújo, para a Secretaria Executiva, e Carlos Henrique Oliveira de Souza, para a Corregedoria. “Trago dois quadros que recruto do mais alto nível, tanto do ponto de vista operacional quanto disciplinar, também com experiência internacional e contatos com outras polícias. São posições de confiança e é uma necessidade de alinhamento técnico para esse momento”, explicou Gioia.

O novo secretário executivo de Defesa Social do estado vem da delegacia de combate ao crime organizado no Rio de Janeiro. “João Luiz também foi chefe de entorpecentes e chefe substituto de aeroporto, trabalhou no exterior e está bem capacitado, tem um perfil operacional que eu acho que se encaixa bem no estado de Pernambuco”, disse Gioia, que  volta a Pernambuco após oito anos, já que, entre 2007 e 2008, trabalhou como superintendente regional de Polícia Federal no estado.

Já à frente da Corregedoria, estará o até então corregedor do Rio de Janeiro. “Carlos Henrique foi chefe da delegacia de repressão a crimes financeiros, tem uma larga experiência e quase dois anos de capacitação nos Estados Unidos na questão de enfrentamentos policiais”, ressaltou o novo secretário de Defesa Social de Pernambuco, que assume a pasta após Alessandro Carvalho pedir para deixar o cargo.

A primeira atividade da gestão de Angelo Fernandes Gioia na SDS-PE será uma reunião com o comando das polícias Militar e Civil de Pernambuco e com o setor de criminalística. “A partir desse encontro, definiremos ações policiais para atender à redução de crimes violentos, crimes contra as mulheres, crimes que ocorrem dentro de casa e no ambiente público, populações minoritárias como o LGBT [Lésbicas, Gays, Bixessuais e Transexuais]. Também vamos ver como está funcionando a situação dos idosos, se as delegacias estão atendendo bem, se a Polícia Militar está dando conta da ação preventiva”, informou.

O novo secretário enfatizou que, além de baixar os índices de criminalidade no estado, é preciso levar uma sensação de sossego e tranquilidade para os pernambucanos. “A população precisa ver o policiamento nas ruas e o policial tem que estar comprometido com a sua função. Ele não pode estar dentro da viatura com o telefone mandando mensagem no WhatsApp. Vou me encontrar com quem está no comando e conhece de perto as dificuldades, pois preciso ouvir as polícias para saber onde posso interferir para melhor. A prioridade é oferecer segurança e vamos trabalhar de forma incansável”, salientou.

Durante a entrevista, Gioia também elogiou o Pacto pela Vida. “Eu conheço o Pacto pela Vida desde o nascedouro e é um braço importante, pois lidamos com a criminalidade. É uma proposta consistente que é a única saída para a redução da criminalidade, para passar para o cidadão uma situação confortável de vida”, afirmou.

Ainda na coletiva, Gioia comentou o rótulo de ‘linha dura’ utilizado para se referir à sua personalidade. “Se linha dura for trabalhar, cobrar o trabalho, o comprometimento do efetivo, pode me chamar assim, pois é um grande elogio para mim. Mas se disser que é porque eu não recebo o efetivo nem a imprensa, não ouço a sociedade civil e não aceito crítica é mentira”, frisou.

Perfil
Angelo Fernandes Gioia tem 52 anos e é natural do Rio de Janeiro. Ele foi delegado da Polícia Federal entre 1996 e 2016 e é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Entre os cargos ocupados pelo novo secretário durante sua carreira, destacam-se o de Superintendente Regional do Departamento de Polícia Federal, nos estados do Rio de Janeiro e de Pernambuco, e adido da PF na Itália.

(Do G1 PE)

Pernambuco

Confusão neste 7 de Setembro termina com tiroteio em bairro de Serra Talhada

Publicado

em

Uma confusão nesse sábado (7) no bairro Bom Jesus, em Serra Talhada, teve cenas de depredação, briga generalizada e até disparos de arma de fogo. Um dos envolvidos acionou a Polícia Militar afirmando que foi vítima de dois disparos em sua direção, mas que felizmente, não chegou a ser atingido.

Ainda em depoimento a PM, a vítima relatou que foi agredido por uma terceira pessoa, e solicitou providências contra os agressores.

Segundo o boletim de ocorrência, os envolvidos foram localizados, mas o o homem que fez os disparo relatou que a vítima teria quebrado a porta da sua casa com uma pedra. A arma não foi encontrada e todos foram conduzidos a delegacia de polícia local.

Por Farol de Notícias

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Preso autor de estupro a menina de 11 anos em Afogados da Ingazeira

Publicado

em

Na tarde desta sexta-feira, (06/09), policiais da 13ª DEAM, a Delegacia da Mulher, 167ª CIRC, Malhas da Lei e GATI do 23º BPM, sob a coordenação da Delegada Andreza Gregório, deram cumprimento a mandado de prisão temporária expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Afogados da Ingazeira, nos autos do Processo nº 0002381-68.2024.8.17.2110.

A prisão foi do homem de 22 anos de idade investigado pela delegacia especializada pelas praticas de crime de estupro de vulnerável, com roubo qualificado, contra a menina de 11 anos de idade, fato ocorrido na noite de 25 de agosto, próximo a Fábrica São Carlos, nesta cidade.

Segundo a investigação, a criança estava caminhando para casa, próximo a linha ferroviária, quando foi ameaçada por um homem desconhecido, utilizando-se de uma faca, o qual na seqüência a arrastou por alguns metros para um local ermo, próximo ao rio, onde cometeu o delito de estupro. Ao final, subtraiu o aparelho de telefone da vítima mediante grave ameaça.

O crime teve grande repercussão em Afogados da Ingazeira e região, causando apreensão em país de crianças. A vítima está passando por acompanhamento.

A identificação do suspeito foi possível por meio da análise de imagens de câmeras de segurança e outras evidências coletadas pela polícia. O homem já havia sido preso anteriormente por crimes contra o patrimônio e estava em liberdade há pouco mais de um mês. Diante das evidências, a prisão temporária foi solicitada para garantir a coleta de mais provas relacionadas ao caso.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.


Continue lendo

Pernambuco

Lucinha Mota perde mandato de vereadora por decisão do TRE-PE

Publicado

em

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) confirmou a perda do mandato da vereadora de Petrolina Lucinha Mota (PSDB) por infidelidade partidária, requerida pelo antigo partido da parlamentar, o PSOL. A decisão foi tomada de forma unânime pelo Pleno do TRE, em sessão realizada na última quinta-feira (5). Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Lucinha Mota disputou a eleição para vereadora em 2020, ainda filiada ao PSOL, e ficou na suplência. Dois anos depois, ela migrou para o PSDB para disputar um mandato de deputada estadual, mas também não se elegeu.

No início de 2023, Lucinha assumiu a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos no governo Raquel Lyra, mas em outubro do mesmo ano deixou o cargo para ocupar a vaga na Câmara Municipal de Petrolina deixada por Júnior Gás (Avante), cassado por fraude. O PSOL contestou a mudança de partido de Lucinha, alegando infidelidade partidária.

Na última quinta-feira, o Tribunal decidiu contra os argumentos de Lucinha, que alegava mudanças na linha programática do PSOL e perseguição pessoal. O relator, desembargador Edílson Nobre, e o Ministério Público Eleitoral consideraram essas alegações infundadas. Assim, o Tribunal determinou que o mandato deve ser devolvido ao PSOL.

Lucinha Mota comentou nas redes sociais que recebeu a decisão da Justiça com tranquilidade e esclareceu que a cassação do seu mandato foi motivada por questões formais, sem envolvimento com corrupção ou irregularidades. Ela reafirmou seu compromisso com suas causas, especialmente no apoio a crianças, mulheres e pessoas vulneráveis, e expressou sua determinação em continuar lutando por uma oportunidade de exercer o mandato para contribuir com o desenvolvimento de Petrolina. Lucinha agradeceu o apoio recebido e afirmou que sua jornada não termina ali.

(IMAGEM: Reprodução/Hesíodo Góes-Divulgação)

Por JC

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!