Conecte-se Conosco

Pernambuco

Pedido de intervenção na Saúde do Estado é rejeitado pela Alepe

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

A atuação do Governo do Estado durante a pandemia do novo coronavírus foi tema de debate Reunião Plenária da Alepe dessa quinta. Os deputados rejeitaram, por 20 votos a cinco, o apelo por intervenção federal na Saúde de Pernambuco, apresentado pelo deputado Alberto Feitosa, do PSC. O autor da matéria invocou o artigo 34 da Constituição Federal, que prevê a intervenção da União nos Estados em caso de grave comprometimento da ordem pública e defesa dos direitos da pessoa humana. “O isolamento não funcionou. Nós temos, em Pernambuco, o quarto Estado da federação com maior número de contágio, como também o quarto em número de mortes. Os recursos que estão sendo gastos são inversamente proporcionais aos resultados”.

O líder do Governo, Isaltino Nascimento, do PSB, defendeu a estratégia de enfrentamento estadual da pandemia. Segundo o parlamentar, as ações foram resultado de diálogo entre os Poderes, enquanto o Governo Federal impõe dificuldades e mantém vago o Ministério da Saúde. Na avaliação do deputado, o requerimento configura uso político da pandemia. “Lamento a gente ter que votar contra o encaminhamento, porque é mais voltado a fazer disputa política do que realmente pensar na vida do povo pernambucano. Então, não tem sentido a gente pedir que o Ministério da Saúde faça intervenção na Secretaria de Saúde quando a construção está sendo feita ouvindo os Poderes, os prefeitos e prefeitas de Pernambuco, ouvindo a academia”.

Waldemar Borges, do PSB, reforçou que Pernambuco tem adotado, com sucesso, medidas que se mostraram corretas em escala global. Ele ainda rebateu a proposta de intervenção federal, classificando a postura do Governo Federal durante a crise como de absoluto desprezo pelo tema. O aumento de casos de Covid-19 no Interior de Pernambuco repercutiu na sessão remota dessa quinta. Antônio Moraes, do PP, mostrou preocupação com os números, sobretudo nas pequenas cidades, e defendeu um controle sanitário maior nos municípios. Segundo o deputado, moradores dessas localidades estão agindo como se não houvesse pandemia, e o uso de máscaras tem baixa adesão.

Já o deputado Delegado Erick Lessa, também do PP, abordou a situação de Caruaru, no Agreste Central, em meio à crise do coronavírus. O parlamentar afirmou que a prefeitura vem adotando medidas de forma tardia, e sem dialogar com a população. William Brigido, do Republicanos, defendeu a ampliação do programa “Atende em Casa” para todos os municípios pernambucanos. A iniciativa é baseada em aplicativo digital que realiza a triagem dos pacientes com sintomas de covid para a realização de videochamada com profissionais de saúde. A incidência do coronavírus nas aldeias indígenas brasileiras foi abordada por João Paulo, do PCdoB. Para o deputado, os índios sofrem com o “criminoso descaso” do Governo Federal. Em Pernambuco, o parlamentar chamou a atenção para a contaminação do povo Fulni-ô. De acordo com Rede de Monitoramento de Direitos Indígenas em Pernambuco, são quatro mortes somente nessa etnia, num total de dez indígenas mortos e 66 infectados.

A morte de uma criança de cinco anos que caiu do nono andar de um prédio na área central do Recife, na última terça, foi registrada pela deputada Jô Cavalcanti, do mandato coletivo Juntas, do PSOL. A parlamentar pediu apuração rigorosa do caso, e chamou a atenção para o fato da mãe da criança, uma empregada doméstica, não ter sido dispensada do trabalho no período de isolamento social. A deputada também apontou o agravamento dos casos de racismo institucional durante a pandemia e lembrou o caso do americano George Floyd, morto por asfixia em maio passado por um policial em Minneapolis, nos Estados Unidos.

José Queiroz, do PDT, afirmou que a revolta por conta do assassinato indica que o Brasil está habituado ao racismo, que se manifesta de forma cotidiana nos lares e ambientes de trabalho. Ainda sobre o tema, Doriel Barros, do PT, criticou o histórico de manifestações racistas do presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo. O parlamentar observou que a instituição foi a primeira criada para valorizar a influência da cultura negra na sociedade brasileira, e responsabilizou o presidente Jair Bolsonaro por posições preconceituosas no Governo. “São os discursos racistas, homofóbicos e machistas do presidente da República e sua equipe que têm transformado em natural tudo o que é perverso”.  A retomada das atividades econômicas no Estado também foi tema de discussão. Teresa Leitão, do PT, cobrou que o Governo do Estado receba a Central Única dos Trabalhadores para discutir medidas de proteção à saúde no processo de retomada econômica.

Já Antônio Fernando, do PSC, fez um apelo para que as regras de funcionamento da construção civil sejam flexibilizadas de acordo com o contexto de cada região.  Priscila Krause, do Democratas, manifestou apreensão com a falta de detalhes sobre as regras para o retorno das atividades em diferentes áreas, como a construção civil e o comércio. Ela cobrou mais segurança jurídica por meio de decretos que regulamentem como esses setores devem funcionar. No encerramento da reunião, o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros, do PP, repercutiu a discussão sobre a retomada segura das atividades presenciais dos Parlamentos, realizada, na última segunda, em reunião do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas do Brasil.

O parlamentar ainda registrou que o Governo do Estado reuniu os chefes de Poder, na última terça, para apresentar o plano estadual de convivência com a Covid-19.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Pernambuco

Mês de Maio tem queda de 11,6% no número de mortes violentas, diz Governo do Estado

Publicado

em

Maio teve uma redução de 11,6% nos índices de Mortes Violentas Letais (MVIs). É o que aponta, neste sábado (15), o balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Defesa Social (SDS).

Segundo o Governo de Pernambuco, esse foi “o melhor mês da série histórica dos últimos 20 anos”.

Esses dados fazem referência a casos de homicídios, feminicídios, latrocínios, lesão corporal seguida de morte e mortes por intervenção de agentes do estado.

Em maio deste ano, foram 266 mortes violentas, contra  301, no  mesmo mês de 2023.

Na capital pernambucana, a SDS também constatou a redução de mortes violentas durante o mesmo mês.

Causas

Em maio, dos 266 mortes violentas, 180 tiveram como motivação a atividade criminal, ou seja, 68%.

Na Região Metropolitana do Recife (RMR) esse percentual é de 75%.

De janeiro a maio de 2024, 73% das vítimas tinham envolvimento com atividade criminal, na RMR esse percentual é de 83%.

Fonte: Diario de Pernambuco

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Recife registra 40% da média de chuvas do para junho, em apenas 24h

Publicado

em

O Recife registrou mais de 140 mm de chuva nas últimas 24 horas, número que representa 40% da média do previsto para o mês de junho. Além da capital, municípios da Região Metropolitana e da Zona da Mata do Recife também registraram transtornos causados pela precipitação….

Nesse sábado (15.jun.2024), pontos da capital pernambucana amanheceram alagados e há risco de deslizamento de barreiras e queda de vegetação em algumas áreas. Nas redes sociais, moradores compartilharam fotos e vídeos dos alagamentos.

ALERTA DE CHUVAS

Na tarde de ontem, a prefeitura do Recife emitiu um alerta amarelo, indicando estágio de atenção sobre a precipitação das próximas horas. A gestão municipal também suspendeu a agenda de turismo, lazer e das atividades não essenciais..

De acordo com a Apac, as chuvas devem continuar no Recife neste domingo (16.jun). A previsão é que o dia siga com pancadas de chuvas isoladas, de intensidade fraca a moderada. Fonte: Poder 360

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Deputado federal Eduardo da Fonte visita o Hospital da Santa Casa de Misericórdia do Recife

Publicado

em

Nessa sexta-feira (14/06), o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) visitou o Hospital da Santa Casa de Misericórdia do Recife ao lado do deputado estadual Pastor Cleiton Collins, da vereadora Michele Collins e do presidente do PP Jovem, Alef Collins.

Os parlamentares foram recebidos pelo superintendente, Padre Claudionor Alves, e pela equipe da Santa Casa, que mostraram as instalações do hospital. A instituição tem mais de 160 anos de história e é referência em clínica geral e ortopedia. A Santa Casa também realiza importantes obras sociais nas áreas de educação e assistência social.

“O trabalho da Santa Casa é fundamental para a saúde e bem-estar da nossa população. Estamos comprometidos em colaborar para que este hospital continue prestando serviços de excelência,” afirmou Eduardo da Fonte.

Ao final, foi realizada uma reunião onde foram apontadas as dificuldades da entidade e as melhorias necessárias para a infraestrutura do hospital e para o aprimoramento do tratamento oferecido aos pacientes pernambucanos.

Segundo Padre Claudionor, o objetivo da visita foi firmar uma parceria entre a Santa Casa e os parlamentares. “A visita dos parlamentares é uma alegria. Sabemos do empenho do deputado Eduardo da Fonte na área da saúde, que tem auxiliado os hospitais de Pernambuco. Com essa reunião, pudemos estreitar ainda mais os laços com o deputado e criar novas parcerias,” ressaltou Padre Claudionor.

 

 

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!