Conecte-se Conosco

Pernambuco

Pedido de intervenção na Saúde do Estado é rejeitado pela Alepe

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

A atuação do Governo do Estado durante a pandemia do novo coronavírus foi tema de debate Reunião Plenária da Alepe dessa quinta. Os deputados rejeitaram, por 20 votos a cinco, o apelo por intervenção federal na Saúde de Pernambuco, apresentado pelo deputado Alberto Feitosa, do PSC. O autor da matéria invocou o artigo 34 da Constituição Federal, que prevê a intervenção da União nos Estados em caso de grave comprometimento da ordem pública e defesa dos direitos da pessoa humana. “O isolamento não funcionou. Nós temos, em Pernambuco, o quarto Estado da federação com maior número de contágio, como também o quarto em número de mortes. Os recursos que estão sendo gastos são inversamente proporcionais aos resultados”.

O líder do Governo, Isaltino Nascimento, do PSB, defendeu a estratégia de enfrentamento estadual da pandemia. Segundo o parlamentar, as ações foram resultado de diálogo entre os Poderes, enquanto o Governo Federal impõe dificuldades e mantém vago o Ministério da Saúde. Na avaliação do deputado, o requerimento configura uso político da pandemia. “Lamento a gente ter que votar contra o encaminhamento, porque é mais voltado a fazer disputa política do que realmente pensar na vida do povo pernambucano. Então, não tem sentido a gente pedir que o Ministério da Saúde faça intervenção na Secretaria de Saúde quando a construção está sendo feita ouvindo os Poderes, os prefeitos e prefeitas de Pernambuco, ouvindo a academia”.

Waldemar Borges, do PSB, reforçou que Pernambuco tem adotado, com sucesso, medidas que se mostraram corretas em escala global. Ele ainda rebateu a proposta de intervenção federal, classificando a postura do Governo Federal durante a crise como de absoluto desprezo pelo tema. O aumento de casos de Covid-19 no Interior de Pernambuco repercutiu na sessão remota dessa quinta. Antônio Moraes, do PP, mostrou preocupação com os números, sobretudo nas pequenas cidades, e defendeu um controle sanitário maior nos municípios. Segundo o deputado, moradores dessas localidades estão agindo como se não houvesse pandemia, e o uso de máscaras tem baixa adesão.

Já o deputado Delegado Erick Lessa, também do PP, abordou a situação de Caruaru, no Agreste Central, em meio à crise do coronavírus. O parlamentar afirmou que a prefeitura vem adotando medidas de forma tardia, e sem dialogar com a população. William Brigido, do Republicanos, defendeu a ampliação do programa “Atende em Casa” para todos os municípios pernambucanos. A iniciativa é baseada em aplicativo digital que realiza a triagem dos pacientes com sintomas de covid para a realização de videochamada com profissionais de saúde. A incidência do coronavírus nas aldeias indígenas brasileiras foi abordada por João Paulo, do PCdoB. Para o deputado, os índios sofrem com o “criminoso descaso” do Governo Federal. Em Pernambuco, o parlamentar chamou a atenção para a contaminação do povo Fulni-ô. De acordo com Rede de Monitoramento de Direitos Indígenas em Pernambuco, são quatro mortes somente nessa etnia, num total de dez indígenas mortos e 66 infectados.

A morte de uma criança de cinco anos que caiu do nono andar de um prédio na área central do Recife, na última terça, foi registrada pela deputada Jô Cavalcanti, do mandato coletivo Juntas, do PSOL. A parlamentar pediu apuração rigorosa do caso, e chamou a atenção para o fato da mãe da criança, uma empregada doméstica, não ter sido dispensada do trabalho no período de isolamento social. A deputada também apontou o agravamento dos casos de racismo institucional durante a pandemia e lembrou o caso do americano George Floyd, morto por asfixia em maio passado por um policial em Minneapolis, nos Estados Unidos.

José Queiroz, do PDT, afirmou que a revolta por conta do assassinato indica que o Brasil está habituado ao racismo, que se manifesta de forma cotidiana nos lares e ambientes de trabalho. Ainda sobre o tema, Doriel Barros, do PT, criticou o histórico de manifestações racistas do presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo. O parlamentar observou que a instituição foi a primeira criada para valorizar a influência da cultura negra na sociedade brasileira, e responsabilizou o presidente Jair Bolsonaro por posições preconceituosas no Governo. “São os discursos racistas, homofóbicos e machistas do presidente da República e sua equipe que têm transformado em natural tudo o que é perverso”.  A retomada das atividades econômicas no Estado também foi tema de discussão. Teresa Leitão, do PT, cobrou que o Governo do Estado receba a Central Única dos Trabalhadores para discutir medidas de proteção à saúde no processo de retomada econômica.

Já Antônio Fernando, do PSC, fez um apelo para que as regras de funcionamento da construção civil sejam flexibilizadas de acordo com o contexto de cada região.  Priscila Krause, do Democratas, manifestou apreensão com a falta de detalhes sobre as regras para o retorno das atividades em diferentes áreas, como a construção civil e o comércio. Ela cobrou mais segurança jurídica por meio de decretos que regulamentem como esses setores devem funcionar. No encerramento da reunião, o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros, do PP, repercutiu a discussão sobre a retomada segura das atividades presenciais dos Parlamentos, realizada, na última segunda, em reunião do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas do Brasil.

O parlamentar ainda registrou que o Governo do Estado reuniu os chefes de Poder, na última terça, para apresentar o plano estadual de convivência com a Covid-19.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Pernambuco

Governo de Pernambuco lança edital para contratação de 45 profissionais, com vagas na região de Salgueiro

Publicado

em

Saiu no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 28, edital do Governo de Pernambuco referente a uma Seleção Pública Simplificada visando à contratação temporária de 45 profissionais de saúde. Desse total, cinco são para a VII Gerência Regional de Saúde (VII GERES), sediada em Salgueiro, sendo duas para Médico Pediatra (plantonista) e três para Médico Tocoginecologista (plantonista).

As inscrições podem ser feitas de 1° a 15 de abril no site da Secretaria Estadual de Saúde. Para fins de homologação são exigidas cópias do RG, CPF, certificado de reservista ou dispensa de incorporação militar (sexo masculino) e documento de comprovação de requisito para a função.

A seleção será realizada por meio de Avaliação Curricular, de caráter classificatório e eliminatório, aceitando apenas diplomas e certificados emitidos por instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Os aprovados serão contratados por 12 meses, prazo que pode ser prorrogado. O resultado final sai no dia 9 de maio.

Por Alvinho Patriota

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Raquel Lyra destaca o papel do MP na garantia de um Estado mais justo

Publicado

em

A governadora Raquel Lyra participou, na manhã desta quarta-feira (27), da cerimônia de posse dos dez novos promotores de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e do novo 2º procurador de Justiça Cível de Caruaru, Eduardo Luiz Silva Cajueiro.

Os dez servidores vão atuar nos municípios de Afogados da Ingazeira, Belém de São Francisco, Bodocó, Buíque, Cabrobó, Floresta, Mirandiba, Petrolândia, Salgueiro e São José do Belmonte.

A solenidade realizada na Escola Judicial de Pernambuco (ESMAPE), no Recife, também contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause.

“Os novos promotores que irão reforçar a atuação, sobretudo no Sertão de Pernambuco, também vão garantir cidadania, dignidade e a verdadeira representação da democracia e da constituição em cada recanto do Estado. O fortalecimento das instituições democráticas é fundamental para que possamos garantir um Estado mais justo, com menos desigualdade. O papel do Ministério Público é de extrema importância para fazer Pernambuco crescer, garantindo a todos os direitos que a Constituição prevê”, destacou Raquel Lyra.

De acordo com o procurador-geral de Justiça do MPPE, Marcos Carvalho, os promotores que serão alocados no Sertão representam um reforço da cidadania naquela região. “Sempre digo aos colegas que estão chegando que não existe lugar melhor para começar a carreira do que no Sertão do Estado, pois é um povo acolhedor e termina sendo uma escola, uma clínica geral, onde você trabalha e vê de tudo”, pontuou.

Dos dez novos promotores aprovados, sete são mulheres. Sertaneja do município de Salgueiro, Jessica Xavier, de 32 anos, foi a primeira colocada no concurso e destacou a emoção em estar realizando um sonho.

“Ser aprovada em primeiro lugar é um sentimento indescritível. É algo que transcende o conhecimento, o esforço, é realmente a mão de Deus. A sociedade pernambucana pode esperar de mim alguém que prestará uma escuta ativa para além de exercer nossa missão constitucional, mas prestar esse serviço voltado para a satisfação da necessidade da população”, afirmou a nova servidora, que irá atuar em São José do Belmonte, no Sertão Central.

Também estiveram presentes na solenidade o deputado estadual Eriberto Filho; a vereadora do Recife Liana Cirne; o defensor público-geral Henrique Seixas; o procurador-chefe da Procuradoria da República em Pernambuco, Rodolfo Soares Ribeiro; o desembargador Erik de Souza Dantas Simões, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco; o procurador de Justiça e decano do Colégio de Procuradores de Justiça, Renato da Silva Filho; e o desembargador e diretor da Escola Judicial de Pernambuco, Jorge Américo Pereira de Lira.

Fonte: Nill Junior

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Deputado Mendonça Filho é reconduzido à presidência do União Brasil do Recife

Publicado

em

Em reunião da executiva nacional do União Brasil, em Brasília, na noite desta terça-feira(26), uma injustiça foi desfeita. O deputado federal, Mendonça Filho foi reconduzido à presidência do diretório municipal do União Brasil no Recife. “Não há mal que sempre dure. Tentaram me tirar da presidência a todo custo, ilegalmente, mas não baixei a cabeça. Minha trajetória é limpa, de honestidade, de uma política séria e respeitosa”, destacou Mendonça.

Mendonça foi eleito, por unanimidade, presidente do diretório do União Brasil Recife, em Convenção que respeitou o estatuto do partido, em março de 2023. Chegou a ser registrado pelo Tribunal Regional Eleitoral como responsável pelo partido no Recife, quando foi surpreendido com uma ação movida pela estadual do partido contra a convenção.

“Fui muito perseguido, mas essas são águas passadas que ficaram para aprendizado. Vamos agora focar em fazer o União Brasil cada vez mais forte. Essa é a missão”, adiantou o presidente.

Mendonça vai presidir o diretório do União Brasil no Recife nos próximos anos. Segundo Mendonça, ter sido reconduzido é um reconhecimento a sua seriedade e compromisso com a cidade do Recife. “Vamos continuar trabalhando pela nossa cidade e por Pernambuco com base em princípios democráticos e liberais, defendendo os valores e o interesse do recifense e do pernambucano”, afirmou Mendonça.

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!