Conecte-se Conosco

Destaque

Permanência de jovens nas universidades é novo desafio para educação

Publicado

em

 

 

“Não adianta incluir se os alunos não conseguem permanecer nesses espaços”, afirmou Stephanie Ribeiro, arquiteta e ativista feminista negra.

Ações como o ProUni e a implementação de cotas ampliou o acesso ao ensino superior no Brasil nos últimos anos. O desafio, a partir de agora, segundo especialistas, é dar a oportunidade para que o jovem escolha adequadamente o curso e, mais importante ainda, permaneça na instituição para completar sua formação.

“Não adianta incluir se os alunos não conseguem permanecer nesses espaços. Hoje, por questões financeiras ou psicológicas, muitos estudantes desistem”, afirmou Stephanie Ribeiro, arquiteta e ativista feminista negra, durante debate do 3º fórum Inovação Educativa, nesta quarta-feira (22).

O evento, que acontece nos dias 22 e 23 no teatro da Unibes Cultural, em São Paulo, é promovido pela Folha de S.Paulo em parceria com a Fundação Telefônica Vivo.

Stephanie contou que, quando entrou para a universidade, se sentia sozinha por vir de um contexto social diferente do de outros alunos da instituição na qual estudava, situação que classificou como hostil.

“Não havia outras mulheres negras no meu curso porque ele era um dos mais caros. Eu usava muito as redes sociais, virava a noite digitando textos enormes, pois não tinha com quem conversar”, contou.

Para que escolas e universidades sejam espaços mais acolhedores, porém, é essencial que estudantes e gestores sejam ouvidos na hora de criar e implementar políticas públicas para a educação, de acordo com Gabriela Mora, representante do programa Cidadania dos Adolescentes, do Unicef.

“Precisamos institucionalizar os espaços de escuta e participação. Gestores, por exemplo, se beneficiam e dependem de políticas públicas para seu próprio desenvolvimento. Não escutar essas vozes fragiliza a implementação dessas ações”, disse.

André Lázaro, diretor da Fundação Santillana, afirmou, durante o evento, que a decisão política é fundamental para transformar a escola, mesmo que outros fatores, como a educação não formal, contribuam para dar novos rumos para a educação.

Para os especialistas, a tecnologia que já está presente na escola, principalmente por meio de smartphones, precisa se tornar uma ferramenta para os professores.

“Hoje, os principais usos dessa tecnologia pelos alunos são para selfies, aplicativos de mensagens e redes sociais. Precisamos transformar isso tudo em instrumentos de aprendizagem”, disse Lázaro.

Gabriela completou: “É fundamental pensar em escolas abertas; para o contexto local e também para os ambientes virtuais”.

A representante dos estudantes no debate, Ivana Maia Santos, 17, contou a sua experiência ao sair de uma escola com modelo de ensino convencional para um colégio que realiza projetos baseados em tecnologia e empreendedorismo.

Para ela, a troca significou uma transformação para o seu futuro. “Na antiga escola, não tinha animação para fazer nada, e os alunos só faziam os trabalhos para passar de ano. Agora, há muitas aulas práticas e motivação para fazer as atividades. A gente praticamente aprende brincando.”

Ivana afirmou que pretende estudar medicina e que, no futuro, pensa em abrir um negócio próprio. “Desde que fui para a nova escola, tenho novas ambições e novos projetos de vida.” Segundo a estudante, alguns de seus colegas de classe já se aventuram como pequenos empreendedores. Com informações da Folhapress. 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Destaque

Cedro-PE: Prefeitura promove ação de combate à dengue na feira livre

Publicado

em

Quem foi à Feira Livre na manhã da última sexta-feira (15), foi surpreendido pela presença de agentes de endemias e equipe da vigilância em saúde, da Secretaria Municipal de Saúde. Os profissionais entregaram folders e orientaram a população sobre a importância de se prevenir contra a dengue.

“Estamos sempre alertando e orientando os moradores, vendedores e feirantes de modo geral. No folder que entregamos, tem um manual para que as pessoas não se esqueçam das medidas que devem ser tomadas para eliminar os focos do mosquito”, explicou a Agente de Endemias Kártia Regina.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Zumira de Figueredo, afirmou que os agentes ainda alertaram sobre outra doença transmitida pelo Aedes Aegypti, a febre Chikungunya, com sintomas semelhantes ao da dengue. “Não temos casos aqui, mas é importante que a população conheça e aprenda sobre os principais cuidados”.

O feirante, José da Silva, gostou da iniciativa. “As pessoas precisam se conscientizar e tomar as medidas necessárias para a dengue não pegar ninguém”. Maria Silva, 53 anos, acredita em ações como esta. “Muito bom instruir os moradores. Temos que cuidar da nossa cidade e da nossa saúde”.

Prefeitura promove ação de combate à dengue na feira livreQuem foi a Feira Livre na manhã desta sexta-feira (15), foi…

Publicado por Prefeitura do Cedro – PE em Sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Destaque

Programação do Carnaval de Triunfo conta com Maestro Forró, Edson Gomes e Devinho Novaes

Publicado

em

Com o apoio do Governo de Pernambuco, através da Fundarpe e Empetur, a Prefeitura de Triunfo definiu e divulgou a programação do Carnaval dos Caretas 2019. A festa começa na tarde do dia 2 de março e se prolonga até a terça-feira, 5. O tema deste ano é “Triunfo: Bom o Ano Inteiro, Imagina no Carnaval”.

Quem estiver em Triunfo no período momesco curtirá shows de Nanara Bello & Santa Dose, Banda Reviver e Badallê, no sábado, 2; Forró da Galera, Maestro Forró, DJ Rincon e Roginho, no domingo, 3; Radiola Serra Alta, O Quinto, Edson Gomes e Valdinho Paes, na segunda, 4; e Padú Frajolla, Orquestra Madureira, Devinho Novaes e Paixão Di Vaqueiro, no encerramento.

Entre os dias 4 e 15 de fevereiro, a Secretaria de Turismo de Triunfo realizou a convocatória para apoio aos blocos de rua. O governo municipal fornecerá auxílio financeiro para manter os grupos homogêneos de foliões. Do Blog Alvinho Patriota

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Destaque

Serra Talhada: Prefeitura e Compesa assinam convênio de 1,5 milhão para construção de adutora no município

Publicado

em

Adutora com tubulação de ferro fundido levará água para os campis da UAST e UPE, beneficiando diretamente mais de 3 mil pessoas

A cidade de Serra Talhada contará com um importante reforço no abastecimento através da construção de adutora com nova tubulação de ferro fundido, que levará água para os campis da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAST) e para a Faculdade de Medicina da Universidade de Pernambuco (UPE).

A assinatura do plano de trabalho para a execução da obra, realizada nesta segunda-feira (18.02), contou com a articulação do deputado federal Fernando Monteiro (PP) e celebra uma parceria entre a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e a Prefeitura Municipal de Serra Talhada, representada na assinatura do convênio pelo Prefeito Luciano Duque.

A obra, orçada em R$ 1,5 milhão e que terá 4 km de extensão, vai beneficiar diretamente mais de 3 mil pessoas nas instituições de ensino e desafogar o abastecimento da adutora antiga, melhorando a distribuição de água nas comunidades dos bairros do Mutirão e Universitário, com cerca de 7 mil pessoas.

A assinatura do convênio contou com a participação do presidente da Compesa, Roberto Tavares; do diretor de Interior da Companhia, Marconi Azevedo; do prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque; do deputado federal Fernando Monteiro, e da reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Maria José de Sena.

Segundo o prefeito Luciano Duque, o empreendimento, após a fase de licitação, tem previsão de conclusão de pouco mais de um mês. “A prefeitura de Serra Talhada arcará com os serviços de implantação do equipamento. Em pouco mais de um mês estaremos comemorando essa grande conquista para a nossa cidade”, afirmou o gestor.

“Essa obra é de extrema importância para a garantia de serviços necessários e urgentes na cidade, como a manutenção dos trabalhos desenvolvidos nas unidades educacionais e de comunidades no entorno. Possibilitar a melhoria da qualidade de vida dos pernambucanos e o desenvolvimento econômico das cidades do meu Estado são prioridades minhas”, atestou Fernando Monteiro.

Segundo a reitora da UFRPE, a adutora permitirá que as atividades de ensino e pesquisa se desenvolvam a contento. “A garantia de abastecimento é tranquilizadora e garantirá que as atividades não sejam prejudicadas. Foi uma grande conquista”, garantiu.

MAIS INVESTIMENTOS

Além desse investimento, outro avanço discutido no encontro entre os gestores foi o andamento de uma segunda adutora, que abastecerá o novo bairro de Serra Talhada, o Vanete Almeida, que conta com 902 unidades habitacionais pelo programa Minha Casa Minha Vida. As casas, financiadas pelo Banco do Brasil, já estão prontas para serem entregues. O novo empreendimento permitirá também o abastecimento do futuro condomínio industrial de Serra Talhada e do Hospital Geral do Sertão (HGS) – Governador Eduardo Campos, localizado às margens do Km 418 da BR-232, também em Serra Talhada.

(Da AsCom – Prefeitura Municipal de Serra Talhada-PE)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda

Trending