Conecte-se Conosco

Destaque

Pernambucanos estavam no avião que caiu com time da Chapecoense

Publicado

em

Foto postada pelo jornalista Rafael Henzel, da rádio Oeste Capital, mostra jogadores da Chapecoense no avião antes da decolagem. Henzel foi listado como um dos sobreviventes do acidente aéreo (Foto: Reprodução/Facebook/Rafael Henzel)

Foto postada pelo jornalista Rafael Henzel, da rádio Oeste Capital, mostra jogadores da Chapecoense no avião antes da decolagem. Henzel foi listado como um dos sobreviventes do acidente aéreo (Foto: Reprodução/Facebook/Rafael Henzel)

Dois jogadores pernambucanos estavam na lista oficial de passageiros do voo que transportava a delegação da Chapecoense para Medelin, na Colômbia. O capitão do time, Cleber Santana, e o atacante Kempes. O avião da LaMia, matrícula CP2933, sofreu um acidente na madrugada desta terça-feira (29).

Ele decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Confirmados, eram 72 passageiros e nove tripulantes a bordo. Autoridades locais informaram que há 76 mortos e cinco sobreviventes.

Ainda com poucas informações, o cunhado da esposa de Cleber Santana Elton Victor  adianta que viajará para Chapecó (SC) ainda nesta terça. Ele está falando pela família em Pernambuco. A esposa de Santana, Rosângela Loureiro, está sozinha com os filhos na cidade catarinense, mas pensa em seguir para Medelín.

Cleber Santana irá almoçar com a família nesta sexta (Foto: Diego Madruga)

Cleber Santana irá almoçar com a família nesta sexta (Foto: Diego Madruga)

“Pretendo pegar um voo e acompanhar o desenrolar com ela. Rosangela está sozinha lá porque os amigos em comum são os amigos de time e todos, infelizmente, estão na mesma situação e não podem confortar”, disse Elton Victor.

A família não havia contado para a mãe do capitão sobre o acidente até o começo da manhã desta terça. “Ninguém está tendo coragem para contar a ela o que aconteceu. Vamos esperar ela acordar e ver as notícias”, explicou.

O capitão do time tem 36 e é pai de dois filhos, um de 14 e outro de 11 anos. Nascido em Abreu e Lima, no Grande Recife, Cleber deu início a sua carreira no Sport Clube do Recife. Antes do Chepecoense, onde está há dois anos, ele jogou pelo Vitória, Santos, São Paulo, Atlêtico Paranaense, Avaí, Flamengo, Criciúma, o japonês Kashiwa Reysol, e os espanhóis Atlético de Madrid e Mallorca.

Ele coleciona títulos como Campeonato Pernambucano e Nordeste pelo Sport, Campeonato Baiano e Taça Estado da Bahia pelo Viória, Campeonato Paulista pelo Santos, Liga Europa e Copa Intertoto da EUFA pelo Atlético de Madrid, Campeonato Catarinense pelo Avaí e Chapecoense, além de Melhor jogador do Campeonato Catarinense em 2012.

VEJA A LISTA DE PASSAGEIROS E TRIPULANTES DO AVIÃO

Kempes, Chapecoense (Foto: Reprodução/RBS TV)

Kempes, Chapecoense (Foto: Reprodução/RBS TV)

Já Everton Kempes é natural de Carpina, na Mata Norte do estado. Com 31 anos, ele  tem passagem pela Portuguesa, pelo Vitória, Ceará, América Mineiro, e pelos japoneses Cerezo Osaka e JEF United Ichihara Chiba. Ele disputaria a final da Copa Sul-americana com a camisa do Chapecoense.

O acidente
Segundo a imprensa local, a aeronave com o time catarinense perdeu contato com a torre de controle às 22h15 (local, 1h15 de Brasília) e caiu ao se aproximar do Aeroporto José Maria Córdova, em Rionegro, perto de Medellín.

O Comitê de Operação de Emergência (COE) e a gerência do aeroporto informaram que a aeronave se declarou em emergência por falha técnica às 22h (local) entre as cidades de Ceja e La Unión. Anteriormente, a imprensa colombiana informou possível falta de combustível como causa do acidente. Mas a mídia local informou que o piloto despejou combustível após perceber que o avião iria cair.

Segundo a rede de TV Caracol, da Colômbia, a aeronave sumiu do radar entre La Ceja e Abejorral.

Uma operação de emergência foi ativada para atender ao acidente. A Força Aérea Colombiana dispôs helicópteros para ajudar em trabalhos de resgate, mas missões de voos foram abortadas nesta madrugada por causa das condições climáticas. Choveu muito na região na noite de segunda, o que reduziu muito a visibilidade.
Equipes chegaram ao local do acidente por terra, mas o acesso à região montanhosa é difícil e a remoção é lenta.

Final de campeonato
O time da Chapecoense embarcou para a Colômbia na noite de segunda (28), para disputar a primeira partida da final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, na quarta (30). Inicialmente, a delegação embarcou em um voo comercial de São Paulo até a Bolívia. Lá, o grupo pegou um voo da LaMia.

Em comunicado, o clube de Santa Catarina informou que espera pronunciamento oficial da autoridade aérea colombiana sobre o acidente.

Em seu perfil no Twitter, o Atlético Nacional lamentou o acidente e prestou solidariedade à Chapecoense: “Nacional lamenta profundamente e se solidariza com @chapecoensereal pelo acidente ocorrido e espera informação das autoridades”.

O primeiro jogo da decisão, marcado para esta quarta-feira (30), foi cancelado, segundo a  Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). A CBF adiou a final da Copa do Brasil, entre Grêmio e Atlético Mineiro, que também estava prevista para quarta-feira.

O Itamaraty, pelo telefone, informou que a embaixada do Brasil em Bogotá está em contato com as autoridades colombianas para obter informações sobre o acidente. A assessoria informou que as notícias ainda chegam desencontradas.

O Ministério das Relações Exteriores vai esperar um posicionamento oficial sobre vítimas e circunstâncias do acidente para se pronunciar. Está previsto que divulguem uma nota oficial ainda agora de manhã. O embaixador em Bogotá se chama Julio Bitelli.

Local do acidente com a eronave da Chapecoense (Foto: Editoria de Arte/G1)

Local do acidente com a eronave da Chapecoense (Foto: Editoria de Arte/G1)

A companhia
A LaMia (Línea Aérea Mérida Internacional de Aviación) é uma companhia de aviação que foi inicialmente constituída na Venezuela no ano de 2009 e depois mudou sua sede para a Bolívia (Santa Cruz de la Sierra).

A empresa vem sendo desenvolvida para voos não regulares (charter), com o objetivo de permitir o desenvolvimento de atividades no país e no exterior, com aeronaves de grande porte – de passageiros e de carga.

(Do G1 PE)

Destaque

Meteorologia alerta para risco “potencial” de vendaval em cidades pernambucanas

Publicado

em

O Instituto nacional de Meteorologia (inmet) divulgou um aviso com alerta de vendaval para cidades pernambucanas.
O aviso meteorológico vale até o início da tarde desta segunda (9).
Segundo o Inmet, o alerta tem grau de “perigo potencial”
Ainda segundo o instituto, o vento variará   entre 40 km/h e 60 km/h.
Por isso, há “baixo risco de queda de galhos de árvores”.
Instruções
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Veja cidades
Afogados da Ingazeira
Afrânio
Araripina
Belém do São Francisco
Betânia
Bodocó
Brejinho
Cabrobó
Calumbi
Carnaíba
Carnaubeira da Penha
Cedro
Custódia
Dormentes
Exu
Flores
Floresta
Granito
Ibimirim
Ingazeira
Ipubi
Itapetim
Lagoa Grande
Mirandiba
Moreilândia
Orocó
Ouricuri
Parnamirim
Petrolina
Quixaba
Salgueiro
Santa Cruz
Santa Cruz da Baixa Verde
Santa Filomena
Santa Maria da Boa Vista
Santa Terezinha
São José do Belmonte
São José do Egito
Serra Talhada
Serrita
Sertânia
Solidão
Tabira
Trindade
Triunfo
Tuparetama
Verdejante
Fonte: DP

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Eleições Salgueiro 2024: Confira a agenda desta segunda-feira (09) dos candidatos a prefeito

Publicado

em

Confira a agenda de todos os candidatos a prefeito da cidade de Salgueiro desta segunda-feira 09 de setembro:

Candidato Fabinho Lisandro (PRD)

O candidato Fabinho às 10h tem Reunião com apoiadores, 14h – Gravação do guia eleitoral, 17h – Participação na Marcha para Jesus, 18h – Caminhada no bairro Nova Olinda-Concentração: Em frente à EREM Aura Sampaio.

Candidato Antonio Rocha (Mobiliza)

Nesta sexta-feira, até o fechamento desta edição, o candidato não disponibilizou agenda. 

Candidato Dr. Marcones Sá (PSB)

Nesta sexta-feira, até o fechamento desta edição, o candidato não disponibilizou agenda.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Imape/Farol: Márcia parte com 56%, Miguel 24%, Pinto 2%, Jucélio 1%

Publicado

em

Instituto Majoritário de Pesquisas e Estatísticas (Imape) em parceria com o portal Farol de Notícias divulga hoje o resultado de pesquisa de opinião com amostras sobre as eleições em Serra Talhada.

A consulta ocorreu entre 2 e 3 de setembro de 2024 realizada nas zonas urbana e rural com uma amostra de 600 entrevistas. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos e o intervalo de confiança de 95%.

Esta pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número de registro PE06620/2024. Vamos aos números:

CENÁRIO ESTIMULADO

No cenário estimulado, quando se apresentam os nomes dos candidatos ao eleitor, a prefeita Márcia Conrado parte na frente com 56,5% das intenções de voto, Miguel Duque surge com 24,5%, “não sabe/não opinou” são 10,7%, brancos e nulos são 4,5%, Luiz Pinto tem 2,2%, Jucélio 1,6%.

Imape/Farol: Márcia parte com 56%, Miguel 24%, Pinto 2%, Jucélio 1%

CENÁRIO ESPONTÂNEO

No cenário espontâneo, quando não se apresentam os nomes dos candidatos ao eleitor buscando saber o primeiro que vem à mente, Márcia Conrado surge com 50,3%, não sabe/não opinou são 29,4%, Miguel Duque aparece com 15,3%, brancos e nulos 3,8%, Luiz Pinto 1,2%, Jucélio 1%.

Imape/Farol: Márcia parte com 56%, Miguel 24%, Pinto 2%, Jucélio 1%

REJEIÇÃO

No quesito rejeição, a opção “não rejeita nenhum” aparece em primeiro com 38,2%, seguido de Jucélio como mais rejeitado com 14,5%, Luiz Pinto surge com 13,7%, a opção “rejeita todos” tem 9,3%, Márcia Conrado tem 9,2%, “não sabe ou não respondeu” 8,3% e Miguel Duque tem a menor rejeição com 6,8%.

Imape/Farol: Márcia parte com 56%, Miguel 24%, Pinto 2%, Jucélio 1%

AVALIAÇÃO DO GOVERNO

Ao meio dia, durante o programa Falando Francamente com Giovanni Sá pela Tv Farol no Youtube iremos publicar a avaliação do governo Márcia Conrado, seguida das análises dos nossos comentadores políticos.

Por Farol de Notícias

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!