Pernambuco contará com uma nova rota internacional de voo a partir do final de novembro deste ano. A novidade é a ligação entre o Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, com Santiago, capital do Chile. O anúncio foi feito nesta terça-feira (3), no Palácio do Campo das Princesas, onde a governadora Raquel Lyra (PSDB) e o CEO da LATAM, Jerome Cadier, formalizaram a parceria. Entre as novidades também está uma ligação direta entre o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e o arquipélago de Fernando de Noronha.
As duas novas rotas serão operadas pela LATAM e iniciarão suas operações no dia 30 de novembro.
Rota Recife-Santiago
A rota entre Recife e Santiago terá um voo semanal operado por aeronaves Airbus A320neo, com capacidade para 174 passageiros.
O voo partirá da capital pernambucana, aos sábados, às 15h15 (hora de Brasília) e tem previsão de chegada em Santiago às 23h50 (hora de Santiago) no mesmo dia.
A duração média do voo será de 6h30 e a expectativa é que a rota movimentará até 14,5 mil passageiros por ano.
De acordo com a governadora Raquel Lyra, a parceria com a LATAM é um avanço importante para ampliar as conexões internacionais de Pernambuco.
“A parceria com a LATAM representa mais um passo em direção à nossa meta, de garantir a ampliação da conexão de Pernambuco com outros mercados. O acordo fortalece o nosso turismo e aquece a nossa economia, garantindo condições para que, cada vez mais, o Estado receba um número maior de visitantes”, disse a governadora Raquel Lyra.
Além de Recife-Santiago, a rota que vai conectar o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, ao Arquipélago de Fernando de Noronha, terá voos diários a bordo de aeronaves Airbus A319, com capacidade para 138 passageiros (126 em cabine Economy e 12 em cabine Premium Economy). O voo terá 3h50 de duração e se trata da primeira operação da LATAM no arquipélago.
Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil, destacou o compromisso da empresa com o crescimento da aviação no Brasil, enfatizando que investir em Pernambuco é investir no turismo do País.
“A LATAM está aproximando o mundo do Recife e de Fernando de Noronha, porque investir em Pernambuco é investir no turismo do Brasil. Esse é mais um capítulo do nosso compromisso com o crescimento da aviação brasileira. Nenhuma outra empresa aérea investiu tanto neste país nos três últimos anos”, analisa Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.
A nova rota simboliza também a retomada dos voos a jato em Noronha, que tem recebido só voos operados por aeronaves turboélice.
Pernambuco com voos diretos para cinco países
O Aeroporto do Recife apresentou, no mês de julho, um total de 852.891 na movimentação de passageiros, o que representa um aumento de 13,12% em relação a junho. O acumulado, de janeiro a julho de 2024, foi um total de 5.297.078 passageiros em voos nacionais e 184.096 passageiros em internacionais, totalizando 5.481.174 passageiros, um aumento de 6,06% comparando com o mesmo período de 2023.
Com estas adições, Pernambuco terá voos diretos para cinco países até o final do ano, totalizando oito rotas internacionais, sendo elas:
- Portugal (Porto e Lisboa);
- Uruguai (Montevideo);
- Argentina (Buenos Aires);
- Estados Unidos (Orlando e Fort Lauderdale);
- Chile (Assunção e Santiago – a partir de novembro);
- Paraguai (Assunção – a partir de dezembro)
Fonte: JC
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.