Conecte-se Conosco

Saúde

Pernambuco inaugura novos leitos, mas segue com ocupação em UTI acima de 80% em casos de Srag

Publicado

em

 

O Governo de Pernambuco inaugurou novos 151 leitos para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), suspeitos ou confirmados para a Covid-19. Mesmo com o aumento do número de leitos, a ocupação em UTI no Estado ainda se mantém acima de 80%. Passou de 88% na semana passada para 83% nesta segunda-feira (14).

Dos leitos inaugurados, são 50 leitos de UTI e 101 leitos de enfermaria. Eles foram ativados entre esse final de semana e esta segunda, na região do Sertão do São Francisco (10 leitos de UTI e 30 de enfermaria na UPAE de Petrolina), no Agreste Central ( 10 leitos de UTI no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru), no Sertão do Pajeú (10 vagas de UTI no Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada) e Região Metropolitana do Recife (RMR).

Na RMR, foram novos 10 leitos de UTI e 20 de enfermaria no Hospital de Referência à Covid-19 – unidade Olinda (Maternidade Brites de Albuquerque); e 10 vagas de UTI no Hospital Real Português (HRP), no Recife, que mantém convênio com o SUS.

Na última sexta-feira (11), 51 leitos de enfermaria foram colocados em operação no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), na zona norte do Recife.

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Saúde

Pernambuco abre mais 20 leitos de UTI

Publicado

em

A rede pública de saúde de Pernambuco será reforçada, amanhã, com mais 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), destinados aos pacientes com a Covid-19. As vagas – anunciadas durante coletiva de imprensa online, hoje, pelo secretário de Saúde André Longo – serão abertas por meio de um contrato entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e o Hospital Memorial Jaboatão, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

De acordo com André Longo, o Estado deverá abrir mais vagas nos próximos dias. “Temos a expectativa de colocar mais 40 leitos de UTI em operação. Mesmo diante de todos nossos esforços, a velocidade da doença tem superado nossa capacidade de abrir novas vagas. O respeito às regras de prevenção precisa ser compromisso de todos, porque só assim vamos conseguir atravessar este grave momento com menos mortes”, enfatizou.

Ao todo, desde o último sábado, o Governo de Pernambuco colocou em operação outros 52 leitos de terapia intensiva, nos hospitais Agamenon Magalhães (18), no Recife; Rui de Barros Correia (2), em Arcoverde; Inácio de Sá (5), em Salgueiro; e Eduardo Campos da Pessoa Idosa (27), em parceria com a Prefeitura do Recife. Atualmente, a rede estadual de saúde conta 1.990 leitos exclusivos para pacientes com diagnóstico ou suspeita de Covid-19, sendo 1.045 de UTI e 945 de enfermaria.

FISCALIZAÇÃO – A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) está reforçando o seu efetivo para garantir uma fiscalização mais rigorosa nas praias do litoral pernambucano e o cumprimento das medidas restritivas, que autorizam apenas o funcionamento de serviços essenciais nos finais de semana. A partir deste sábado (06.03), serão colocados nas ruas mais 1.690 policiais, totalizando 3.400 postos de trabalho e um investimento total de R$ 720 mil.

O secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire, coordenou reunião com secretários municipais de segurança do litoral e da Região Metropolitana, para alinhamento das ações. “Estaremos fazendo a fiscalização com equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, além da Apevisa e Procon, em parceria com órgãos municipais”, explicou.

Freire reforçou que casos de desobediência e de desacato serão conduzidos às unidades da Polícia Civil. “Mesmo sem haver flagrante, o inquérito pode ser instaurado pela Polícia Civil e os envolvidos serão responsabilizados”, frisou o secretário executivo. Essas pessoas estarão sujeitas a detenção de um mês a um ano, além de multa. O crime de infração de medida sanitária preventiva está previsto no Código Penal Brasileiro, no artigo 268. As denúncias devem ser feitas pelo telefone 190, que funciona 24 horas.

Por Blog do Magno

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Saúde

467.611 doses das vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas no público prioritário em Pernambuco

Publicado

em

Até esta quinta-feira (04/03), 467.611 doses das vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas no público prioritário em Pernambuco. São 347.573 pessoas vacinadas com a primeira dose, incluindo 162.971 dos trabalhadores de saúde. Também já receberam a primeira dose 24.003 indígenas, 80.161 idosos a partir dos 85 anos, 51.580 em idosos entre 80 e 84 anos, 22.419 idosos de 75 a 79 anos, além de 5.587 idosos em asilos e 852 pessoas com deficiência em abrigos.

Em relação à segunda dose da vacina, 92.950 profissionais de saúde, 22.280 indígenas, 35 idosos a partir dos 85 anos, 120 em idosos entre 80 e 84 anos, além de 4.116 idosos em asilos e 537 pessoas com deficiência em abrigos, totalizando 120.038 pessoas que finalizaram o esquema.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Saúde

Entenda por que higiene bucal é ainda mais importante em tempos de Covid-19

Publicado

em

Com a alta nos números de casos e de mortes causadas pela Covid-19, a recomendação é redobrar os cuidados de higiene. Além de hábitos como lavar as mãos e usar máscara, a higiene bucal também deve ser intensificada, já que uma das portas principais de entrada do vírus é a boca.

“Manter os dentes e as estruturas anexas da boca saudáveis gera um impacto positivo na saúde como um todo. Assim, nesses tempos de pandemia, é recomendado fazer uma assepsia mais cuidadosa. A escovação, com uso de fio dental, após cada refeição ajuda a reduzir o acúmulo de organismos que podem causar doenças”, explica o cirurgião-dentista, Hugo de Andrade.

Além da importância da escovação e do uso de fio dental, o dentista recomenda o uso do enxaguante bucal. “Ao fazer um bochecho e gargarejo, o volume bacteriano e viral da boca é reduzido”, completa o especialista.

A coordenadora Química do grupo Raymundo da Fonte e responsável pela marca pernambucana de produtos de higiene bucal Even, Cristina Campos, explica sobre a composição do enxaguante. “O antisséptico bucal Even contém glicerina, sacarina sódica, fluoreto de sódio, cloreto de cetilpiridínio, benzoato de sódio, emulsificante, corantes, aroma e água. O cloreto de cetilpiridínio atua promovendo a degradação da camada lipídica do envelope de várias cepas do vírus da gripe, sugerindo eficácia contra outros vírus respiratórios”, revela. Sobre a eficácia contra o coronavírus, a química explica que ainda está em estudo e não há comprovação científica.

Escova de dente

Outra medida de higiene é a troca da escova dental, que deve ser feita sempre que uma pessoa estiver se recuperando da Covid para evitar risco de recontaminação.

“É importante lembrar que jamais deve compartilhar sua escova de dentes com outras pessoas. Caso alguém esteja contaminado na casa, o creme dental também deve ser separado para evitar o contágio”, recomenda o dentista.

O especialista ainda alerta para a forma correta de armazenar as escovas dentais. “Devem ser guardadas separadamente uma das outras, na posição vertical, em local arejado, sem umidade para não desenvolver agente fúngico”.

Outra ponderação é sobre o uso correto dos produtos de higiene. “Para manter uma flora bucal saudável é necessário seguir as instruções de uso descritas nas embalagens, nas quantidades exatas. Não se pode exagerar”, finaliza.

Fotos: Aurélio Alves / Agência LK

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda

Trending