Peru elege novo presidente interino após destituição do anterior

Congresso do Peru escolheu José Balcázar como presidente interino após remover José Jerí do cargo, acusado de manter reuniões secretas com empresários chineses.
Foto: "Defenderei a soberania da nação, a integridade física e moral da Repúblic
Foto: "Defenderei a soberania da nação, a integridade física e moral da Repúblic

O Congresso do Peru elegeu José Balcázar como presidente interino em 18 de fevereiro de 2026, um dia após destituir o presidente José Jerí. Balcázar, de 83 anos, será o 9º presidente do país em 10 anos e deverá governar até 28 de julho.

Ele foi escolhido para liderar o Congresso e também foi escolhido para liderar o Congresso. O Congresso do Peru realizou eleições gerais em abril e os peruanos irão às urnas em 12 de abril para eleger um novo presidente, com um 2º turno previsto para junho.

Balcázar venceu a deputada María del Carmen Alva com 64 votos, enquanto Alva recebeu 46. Além deles, 2 outros congressistas se candidataram: Edgard Reymundo e Héctor Acuña.

O novo presidente interino prometeu defender a soberania da nação, a integridade física e moral da República e a independência de suas instituições democráticas. Ele também prometeu que irá defender a soberania da nação, a integridade física e moral da República e a independência de suas instituições democráticas durante sua posse.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.