Levantamento divulgado nesta quarta-feira (11) sobre a disputa pelo governo de Pernambuco aponta redução da vantagem do prefeito do Recife, João Campos (PSB), e crescimento da governadora Raquel Lyra (PSD).
De acordo com a pesquisa Real Time, em abril de 2025 João Campos aparecia com 67% das intenções de voto no cenário estimulado. No recorte mais recente, o percentual caiu para 51%. A queda maior se dá entre eleitores de renda de até dois salários mínimos e nas faixas etárias intermediárias. A rejeição do prefeito chega a 31%.
O levantamento também mostra redução no voto declarado como certo em João Campos. Em setembro, 58% afirmavam votar com certeza no socialista. Em fevereiro, esse índice caiu para 22%.
Raquel Lyra apresentou crescimento no mesmo período. A governadora passou de 22% para 31% das intenções de voto. O desempenho é mais forte no interior, com 36% no Agreste e 33% no Sertão. Há avanço também entre mulheres, jovens e eleitores de menor renda. A aprovação do governo permanece em 49%.
A viu entrevistou 2.000 eleitores de Pernambuco, entre os dias 9 e 10 de fevereiro, por meio de entrevista presencial. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.