A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira, 27, a Operação Ostentação – Fase II, destinada a desarticular organização criminosa envolvida no tráfico interestadual de drogas. Estão sendo cumpridos 8 mandados de prisão e 10 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Salgueiro-PE. As diligências ocorrem simultaneamente nos municípios pernambucanos de Salgueiro, Petrolina e Olinda, além de Santo André-SP.
As investigações tiveram início em 2023, após levantamentos indicarem a existência de um grupo criminoso estruturado para transportar entorpecentes de São Paulo para os estados da Bahia, Pernambuco e Ceará. O núcleo operacional da organização estava sediado em Salgueiro.
Em 2/4/2025, a Polícia Federal deflagrou a primeira fase da Operação Ostentação, quando foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão e 9 mandados de prisão preventiva em endereços localizados em Salgueiro-PE, Araripina-PE, Petrolina-PE, São Paulo-SP e Santo André-SP. Na ocasião, foi apreendido vasto material probatório que permitiu identificar novos integrantes e detalhar o funcionamento da organização criminosa.
O esquema desarticulado demonstrou uma divisão estruturada de tarefas, envolvendo fornecedores, transportadores, responsáveis por armazenagem, utilização de logomarca própria para sinalizar drogas e um sistema sofisticado de lavagem de dinheiro, principalmente por meio da compra e venda de veículos. Também foram apreendidas armas de fogo, tema recorrente nas comunicações entre os investigados, que compartilhavam fotos e valores.
A segunda fase da operação visa interromper a atividade criminosa, coletar novos elementos de prova e reduzir a capacidade de aliciamento do grupo. Os investigados poderão responder pelos crimes de Tráfico de Drogas, Lavagem de Dinheiro, Organização Criminosa, Associação para o Tráfico, Descaminho e Posse ou Porte Ilegal de Arma de Fogo.

