PF prende ex-secretário de Saúde por desvios no SUS

pf-36433762

A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta segunda-feira (23/2), o ex-secretário municipal de Saúde de Selvíria, no interior de Mato Grosso do Sul, no âmbito de uma investigação que apura desvios milionários de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).

A prisão preventiva foi autorizada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) e é um desdobramento da Operação Rastro Cirúrgico, deflagrada em agosto de 2025.

Segundo a Polícia Federal, o avanço das apurações apontou indícios consistentes de que o ex-gestor integrou um esquema para desviar verbas públicas por meio de contratos superfaturados, fraudes em licitações e manipulação de procedimentos administrativos.

Entre os crimes apurados estão peculato, corrupção, frustração do caráter competitivo de licitação, fraude contratual, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e organização criminosa.

Durante a primeira fase da operação, agentes cumpriram 13 mandados de busca e apreensão e determinaram o bloqueio de bens de até R$ 5 milhões por investigado.

De acordo com a PF, novos elementos indicaram que parte dos investigados manteve atuação articulada mesmo após o afastamento do ex-secretário do cargo, o que motivou o pedido de prisão preventiva.

A Justiça considerou que há risco de continuidade das práticas criminosas e possível interferência na colheita de provas, fatores que embasaram a decisão.

Por Metropoles

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.