A prefeita de Cedro, Riva Bezerra (PSD), anunciou nesta segunda-feira (2) a liberação da segunda parcela dos precatórios do antigo Fundef. No total, a Caixa Econômica Federal depositou mais de R$ 2,1 milhões nos cofres do município, valor que será repassado aos professores e investido na Educação municipal.
Segundo a prefeita, 60% da quantia será repassada aos educadores e 40% serão aplicados no desenvolvimento da Educação. Os pagamentos devem ser efetuados em breve, após a consolidação da folha de pagamento. Têm direito ao recurso os professores que atuaram na rede municipal entre janeiro de 1998 e dezembro de 2006.
A prefeita ressaltou que, diferente da gestão anterior, dessa vez os professores também terão direito aos juros de mora. Riva Bezerra ainda agradeceu ao secretário de planejamento, Jácio Nícolas, pelo empenho em liderar a luta para destravar os recursos.
O dinheiro deveria ter sido repassado do município em 2025, mas a Caixa Econômica Federal exigiu alvará judicial para liberar o dinheiro, o que não havia ocorrido na primeira parcela, em 2024. Mesmo após a Prefeitura obter o alvará, a Caixa se negou a fazer o pagamento, o que levou o município a adotar uma série de providências judiciais, inclusive pedindo a responsabilização criminal do gerente da agência.