Conecte-se Conosco

Destaque

Prefeitura de Serra Talhada atinge 10 mil mudas doadas pelo Programa Semear da Secretaria de Agricultura

Publicado

em

A Prefeitura de Serra Talhada atingiu a marca de 10 mil mudas nativas e frutíferas doadas pelo Programa SEMEAR da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos.

Criado no último mês de março com o objetivo de reestruturar a Sementeira Municipal, o Programa Municipal de Doação de Mudas – SEMEAR é destinado à distribuição de mudas para a população em geral, empresas e instituições de ensino e órgãos públicos, contribuindo com a recuperação de matas ciliares e áreas degradadas, reflorestamento da Caatinga, arborização urbana e instalação de sistemas agroflorestais. As mudas doadas são produzidas na Sementeira ou fruto de doações recebidas pelo Poder Executivo.

“Atingimos dez mil mudas doadas pelo SEMEAR, programa que tem como objetivos fortalecer a arborização, atuar no reflorestamento da Caatinga e na recuperação de matas ciliares e áreas degradadas em toda a região, além da reestruturação da nossa Sementeira Municipal, que se transformou em um espaço de aprendizagem para toda a população; onde estamos produzindo as mudas que são utilizadas pela gestão ou doadas para outros municípios e entidades”, destacou o vice-prefeito e secretário de Agricultura, Márcio Oliveira.

Até o momento o Programa SEMEAR já contemplou diversos municípios, órgãos, empresas e entidades do Sertão de Pernambuco, a exemplo do Banco do Nordeste, Cooperativa Agropecuária José de Josias (Santa Cruz da Baixa Verde), IBAMA/PREVFOGO, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Teto, ONG Vida (Salgueiro), Premocil, Projeto Serra Grande (Sistema Agroflorestal), Rede de Sementes do Programa São Francisco (PISF) do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental da Universidade Federal do Vale do São Francisco (NEMA/UNIVASF), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/UAST), além das prefeituras de Calumbi, Carnaíba, Flores, Mirandiba, Santa Cruz da Baixa Verde, Tacaratu e Triunfo, que juntas receberam quase 1.300 mudas.

O PROGRAMA SEMEAR

A preparação de mudas acontece a partir de sementes doadas pela população, empresas e instituições, além da coleta de sementes em regiões de Caatinga. Desde 01 de março estão sendo utilizados apenas sacos biodegradáveis na preparação das mudas, reduzindo os impactos ambientais referentes às atividades da Sementeira Municipal. Quanto à distribuição das mudas, cada cidadão, empresa, associação ou órgão público poderá realizar a retirada de até 05 mudas por mês diretamente na Sementeira. Solicitações superiores a 05 mudas mensais deverão ser realizadas através do formulário disponível em: https://forms.gle/XT5N7fnrNQZJJECT7 ou via ofício à Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos.

ESPÉCIES DISPONÍVEIS

As espécies disponíveis são Moringa, Pimenta, Ipê Mirim, Pau Ferro, Tamboril, Flamboyant Mirim, Pereiro Vermelho, Jacarandá, Pinha, Goiaba, Graviola, Mamão, Maracujá, Pata de Vaca, Caju, Caraibeira, Romã, Ingazeira, Laranja, Atemoya, Ipê Roxo, Baraúna, Abacate, Condessa, Jatobá, Umburana, Aroeira, Amora, Angico, Palmeira, Pereiro, Pajeú, Embiratanha, Alcachofra, Limão, Angico de Bezerro, Paineira, Flamboyant Gigante, Acácia Cordão de Ouro, Jasmim Manga, Leucena, Nogueira e Tamarindo.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Destaque

Curso de Direito da FIS possui aprovação acima da média estadual na OAB!

Publicado

em

A Faculdade de Integração do Sertão (FIS), sabe que o Exame da Ordem é uma das primeiras exigências impostas pela realidade profissional ao acadêmico ou bacharel em Direito. É por isso que a FIS não mede esforços para prepará-lo da melhor maneira possível: a qualidade investida no curso de Direito da instituição resulta no sucesso profissional de alunos e egressos, e o resultado desse esforço se reflete em um índice de aprovação a cima da média do estado de Pernambuco nos últimos exames admissionais da OAB.

O Prof. Me. Ramon Henrique Lira Ramos, Coordenador do Curso (foto abaixo), afirma que a tendência de aprovação acima da média “[…] é fruto de um trabalho organizado, que parte da União entre Direção, Professores e Discentes, sempre na busca para o melhor caminho, preservando a qualidade e seriedade no ensino jurídico”. O Professor afirmou, ainda, que “[…] é preciso manter um padrão de excelência institucional para se alcançar bons resultados: organização, objetividade e participação são essenciais, nesse processo e a FIS jamais vai abrir mão disso em virtude de devaneios passageiros”.

Com projetos e atividades de serviços reais da advocacia, os estudantes da FIS têm oportunidade de vivenciar uma formação técnico-jurídica nas mais diversas esferas do setor. Na FIS o aluno é estimulado a desenvolver pesquisa e se envolver em algum dos projetos de extensão: ele aprende a ir atrás do conhecimento e aplicá-lo, na prática. O fato de que na FIS a maioria dos docentes trabalham em regime de dedicação exclusiva, também tem ajudado bastante para que resultados expressivos como este sejam possíveis e reais.

A FIS entende que um percentual de aprovação como esse, é um número muito significativo não só para o curso, mas para toda a instituição.

Prof. Me. Ramon Henrique Lira Ramos, Coordenador do Curso

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo

Destaque

Congresso da UVP recebe candidatos ao governo de PE em Serra Talhada

Publicado

em

Evento acontece de 11 a 14 de agosto no auditório da Faculdade de Integração do Sertão (FIS). Presenças confirmadas de Anderson Ferreira, Marília Arraes, Danilo Cabral, Miguel Coelho e Raquel Lyra. 

Por Juliana Lima

Começa nesta quinta-feira (11) na cidade de Serra Talhada o Congresso Estadual de Vereadores, Servidores de Câmaras Municipais e Prefeituras realizado pela União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), no auditório da Faculdade de Integração do Sertão (FIS).

Segundo a programação divulgada pela UVP, hoje acontece o processo de inscrições, credenciamento e entrega de material. A abertura oficial do encontro será nesta sexta-feira (12), às 09h, com a presença do presidente da UVP, Léo do Ar; da prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado; e do governador Paulo Câmara.

A programação conta com mesas redondas, palestras e apresentação dos planos de governo dos cinco principais candidatos ao governo de Pernambuco. Quem abre a rodada de apresentações de suas propostas é a candidata Raquel Lyra (PSDB), hoje, às 17h; nesta sexta será a vez de Danilo Cabral (PSB), às 10h, e de Anderson Ferreira (PL), às 16h. No sábado (13), será a vez de Marília Arraes, às 11h, e Miguel Coelho (União Brasil), às 16h.

Confira a programação na íntegra do Congresso da UVP, de 11 a 14 de agosto, em Serra Talhada.

Programação Congresso UVP Serra Talhada

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo

Destaque

Serra: Festa de Setembro gera expectativa de aquecimento econômico

Publicado

em

Maior evento do calendário festivo de Serra Talhada, a Festa de Setembro 2022 já vem aquecendo o comércio e movimentando a economia da cidade, que não realizava a festividade há dois anos devido à pandemia da Covid-19. 

Segundo estimativa da Prefeitura Municipal e entidades do setor econômico, a expectativa é que sejam movimentados cerca de R$ 15 milhões na cidade, beneficiando o comércio, a rede hoteleira e diversos outros setores de serviços.

São esperadas aproximadamente 300 mil pessoas no período, incluindo o público da Festa de Setembro e da programação religiosa da Festa da Penha, divulgada nesta quarta-feira (10) pela Paróquia.

Com o objetivo de apoiar os comerciantes locais, não haverá taxa de comercialização para ambulantes. Outra medida adotada é a qualificação profissional que vem sendo reforçada através do Qualifica Serra, com diversos cursos voltados para o comércio e serviços.

“A nossa economia foi duramente afetada com a pandemia, então enquanto gestão pública entendemos que precisamos unir forças nessa retomada, e é o que estamos fazendo, realizamos dois grandes eventos no aniversário e São João e estamos preparando uma grande Festa de Setembro, tudo isso graças às parcerias que firmamos com o setor privado e com o governo do estado, além da economia que  município vem fazendo sem a realização da festa nos últimos dois anos”, destacou a prefeita Márcia Conrado.

“As festas têm alavancado a economia em todos os setores, seja beleza, vestuário, hotéis, bares e restaurantes. O dinheiro de fato circula na economia, gerando muitos empregos diretos e indiretos. A gestão da prefeita Márcia Conrado tem tido um olhar perceptível nessa retomada da economia, realizou o aniversário da cidade, resgatou o São João e agora está preparando a maior Festa de Setembro de todos os tempos, em parceria com o governo do estado e o com o setor privado”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Elyzandro Nogueira.

Por Nill Junior

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo
Propaganda

Trending

Como podemos ajudar!!