Conecte-se Conosco

São José do Belmonte

Prefeitura realiza intercâmbio com produtores de camarão e distribui 80 mil pós-larvas no município

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Serra Talhada (PMST), através da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos (SEMARH), segue incentivando e investindo na criação de camarão marinho no município. Na última sexta-feira (10.05), a Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos levou agricultores familiares de Serra Talhada, que realizam cultivo de camarão, para um intercâmbio técnico de capacitação nos municípios de Itabaiana – PB e Nísia Floresta – RN. A visita técnica foi acompanhada pelo secretário Zé Pereira e pelo engenheiro de pesca da secretaria, Amom Nascimento.

“Na cidade de Itabaiana-PB, os produtores puderam ver de perto a realidade de uma das fazendas de engorda de camarão da Santista Aquicultura LTDA, que realiza o cultivo do crustáceo em águas interioranas desde 2011. Nela os agricultores tiveram explanações sobre todo o processo produtivo, desde a recepção das pós-larvas, passando pelos manejos hidrológicos e nutricionais, até o momento da despesca e distribuição do produto. Já no município de Nísia Floresta-RN, os produtores tiveram a oportunidade de conhecer o Laboratório de Larvicultura da Aquasul, onde puderam acompanhar a excelente qualidade de produção de seu fornecedor de pós-larvas de camarão, além de aprenderem ainda mais sobre o crustáceo que estão cultivando”, explicou o secretário Zé Pereira.

Entusiasmado com a experiência com o camarão marinho em sua propriedade, onde já conta com dois viveiros povoados, o agricultor familiar Plácido João, de Tauapiranga, aprovou a capacitação ofertada pelo município. “Foi muito gratificante. Não posso deixar de agradecer ao secretário Zé Pereira e ao prefeito Luciano Duque por essa maravilhosa experiência vivida. Sem sombra de dúvidas voltamos para nossas casas mais capacitados e ainda mais entusiasmados em darmos continuidade às nossas produções”, disse.

Esta é mais uma ação de fortalecimento do setor camaroeiro do município de Serra Talhada, que tem como meta alcançar o número mínimo de 15 produtores familiares ainda este ano, como ressalta o prefeito Luciano Duque. “Vamos continuar apoiando a cultura do camarão, incentivando os agricultores a acreditarem na carcinicultura, que além de levar alimento da mais alta qualidade nutricional para a mesa do agricultor, também está gerando renda extra para toda a família e oferecendo produto de qualidade ao mercado da região”, disse.

Após as visitas de intercâmbio, a Prefeitura Municipal realizou a aquisição de 80 milheiros de pós-larvas (PL´s), as quais foram aclimatadas e povoadas em três viveiros de engorda. A expectativa é que essas pós-larvas rendam em 90 dias de cultivo aproximadamente meia tonelada de camarão despescado, que será negociado “inteiro e fresco” no comércio local.

Os interessados em iniciar uma criação de camarão marinho devem procurar a Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, que está localizada na Avenida Vicente Inácio de Oliveira, S/N, (Parque de Exposições), onde serão assistidos durante todo processo produtivo pela equipe técnica multidisciplinar disponibilizada pela secretaria.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

São José do Belmonte

Serra Talhada: Idosos e profissionais de abrigo testam negativo para Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, em parceria com a Secretaria de Saúde, realizou na sexta-feira (29), testes rápidos da Covid-19 nos idosos e funcionários da Instituição de Longa Permanência para Idosos – ILPI, de Serra Talhada, Abrigo Ana Ribeiro.

Todos testaram negativo, uma ótima notícia nesse período em que a pandemia gera apreensão entre os idosos, por fazerem parte do grupo de risco, e também os profissionais que trabalham engajados com o objetivo de manter o bem-estar físico, mental e social dos idosos que lá residem.

Os exames foram realizados na própria instituição e também se estenderam às equipes de profissionais, que diariamente tem contato com os moradores. “Todos se mostraram muito solícitos, inclusive os idosos estavam ansiosos para fazer o teste, que é bem simples e apresenta resultado de 15 a 20 minutos”, explicou a enfermeira Rita Frazão.

Atualmente, 25 idosos residem na ILPI. Eles são assistidos por uma equipe de 07 cuidadoras, 03 técnicas em enfermagem, 03 cozinheiras, 02 auxiliares de serviços gerais e 01 coordenadora que permanece por período integral na instituição desde o início das ações contra a pandemia.

O abrigo também é acompanhado pela equipe do Projeto “Protagonismo e autonomia: caminhos para envelhecer com dignidade”, desenvolvido através de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, Conselho Municipal do Idoso e Banco Santander, e conta com uma equipe de 01 assistente social, 01 enfermeira, 01 fisioterapeuta, 01 terapeuta ocupacional, 01 nutricionista e 01 psicóloga.

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

São José do Belmonte

Salgueiro-PE: Mototaxista é preso, acusado de furtar e abater bode no Síitio Pau Ferro, zona rural do município

Publicado

em

Um moto-taxista da Cidade de Salgueiro-PE, no sertão do Estado, foi preso na manhã deste sábado(30), nas proximidades do sitio Pau Ferro, Zona Rural do município.

Segundo a polícia o acusado identificado por Haroldo furtava e abatia bodes meio da caatinga, nas proximidades, onde cometia o crime de furto.

Haroldo foi conduzido a DPC da Cidade de Salgueiro onde foi submetido a TCO em seu desfavor. (Com informações de Francisco Brito)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

São José do Belmonte

Prefeitura de Serra Talhada amplia testagem da população para mapeamento da Covid-19

Publicado

em

Diante da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Serra Talhada, através da Secretaria de Saúde, vem adotando importantes medidas sanitárias para proteger a população do contágio da Covid-19.

Entre as medidas adotadas, o município ampliou a capacidade de testagem da população, com a aquisição inicial de mais de 2 mil testes rápidos, que já vêm sendo aplicados de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde em profissionais de saúde e segurança, familiares desses profissionais que estejam sintomáticos e pacientes com sintomas suspeitos que estejam internados ou monitorados pela Atenção Básica.

A secretária de Saúde, Márcia Conrado, explicou que a realização da testagem da população é uma medida muito positiva nesse momento porque possibilita um mapeamento epidemiológico do vírus.  O município planeja adquirir cerca de 10 mil testes, que serão aplicados nos funcionários de estabelecimentos e serviços essenciais que permanecem funcionando nesse período, entregadores de delivery e garis.

“O número de casos vem aumentando porque o município está testando mais, fizemos um investimento fundamental em testes rápidos para que a gente possa fazer o mapeamento epidemiológico do vírus e com isso identificar os casos e fazer o trabalho de isolamento desses pacientes, prevenindo novas contaminações. Estamos adquirindo novos testes e daqui pra frente vamos aumentar a testagem, incluindo os funcionários de supermercados, farmácias, oficinas e todos os estabelecimentos e serviços essenciais que estão funcionando durante esse período. Vamos testar essa população e com isso ter um mapa de circulação do vírus, o que vai ser fundamental para combater a doença e fortalecer a abertura do comércio de Serra Talhada através de etapas”, disse a secretária. 

Além da aquisição e aplicação de testes rápidos, a Secretaria de Saúde adotou outra medida fundamental nesse momento de pandemia que foi a inauguração de uma Unidade Avançada do Laboratório Municipal José Paulo Terto, unidade específica para exames da Covid-19, reduzindo a demanda do Laboratório Municipal e evitando o contato entre gestantes e demais pacientes dos casos suspeitos de Covid-19, reduzindo, assim, os riscos de contaminação. A Unidade Avançada funcionará durante a pandemia no prédio da Unidade Básica de Saúde Centro II, na Praça do Rodeio.

Outro reforço na capacidade de testagem em Serra Talhada é a parceria firmada com Universidade Federal de Pernambuco através de convênio via Amupe, para disponibilização de cerca de 100 testes PCR por semana. “Testar a população é a melhor estratégia para sabermos a real situação da circulação do vírus no município, então toda ajuda é bem-vinda. Agradecemos a UFPE e Amupe pela parceria, reforçando nossa capacidade de diagnóstico dos casos positivos já a partir dos primeiros sintomas apresentados pelo paciente, através do teste de swab, que segundo a OMS é referência para diagnóstico da Covid-19”, concluiu Márcia Conrado.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda  

Trending