PUBLICIDADE

Presidente da Ucrânia Zelensky desiste de adesão à Otan em troca de salvaguardas

A Ucrânia abriu mão de seu objetivo de aderir à aliança militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em troca de garantias de segurança, como forma de compromisso para encerrar a guerra com a Rússia, disse o presidente Volodymyr Zelensky neste domingo (14/12).

Zelensky anunciou a concessão ao viajar para a capital alemã, Berlim, onde iniciou reuniões com o enviado do presidente dos EUA, Donald Trump, Steve Witkoff, em esforços para pôr fim ao conflito em seu território.

A medida representa uma mudança significativa para a Ucrânia, que vinha lutando para ingressar na Otan como salvaguarda contra ataques russos e chegou a incluir essa aspiração em sua constituição. Também atende a um dos objetivos da Rússia, embora Kiev até agora tenha resistido em ceder território a Moscou.

Zelensky encontrou os enviados americanos em negociações organizadas pelo chanceler federal alemão, Friedrich Merz, que fez breves comentários antes de deixar as duas partes para negociar. Outros líderes europeus também devem chegar à Alemanha para as conversas que continuam na segunda-feira (15/12).

Nas negociações mais recentes, Washington havia sugerido criar uma “zona econômica livre” no leste da Ucrânia se Kiev concordasse em ceder a região de Donetsk. As discussões agora continuam a focar em questões chave como a concessão de territórios, garantias de segurança e o uso de ativos russos congelados para a reconstrução da Ucrânia. Após horas de conversas, Zelensky deixou o local na noite de domingo.

Antes de começar as tratativas, o presidente ucraniano afirmou que receber garantias de segurança dos Estados Unidos, da Europa e de outros parceiros, em vez da adesão à Otan, representam um compromisso do lado ucraniano.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.

Leia mais

PUBLICIDADE