Conecte-se Conosco

Destaque

Presidente Trump cede e suspende decreto que separa famílias de imigrantes ilegais

Publicado

em

 

Medida que separava pais e filhos na fronteira com o México provocou indignação dentro e fora dos Estados Unidos.

O presidente americano, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (20) um decreto que põe fim à política de separar filhos de pais que entraram ilegalmente nos Estados Unidos. Essa medida vinha provocando protestos indignados dentro e fora do país.

Andrea e Ashley dirigiram três horas com os pequenos Mary Jane, Gino e Rilana para entregar brinquedos aos 1.500 meninos detidos num abrigo em Brownsville, no Texas. Centenas deles foram separados da mãe e do pai ao cruzarem a fronteira ilegalmente. No entanto, elas não conseguiram. O vigia explica que o procedimento para autorizar visitas é burocrático e pode demorar até 60 dias.

Em vários pontos do Texas, o estado que é o coração da base política do presidente Donald Trump, moradores foram para as ruas com cartazes em defesa das crianças, chamadas por eles de presos políticos.

Em Washington, a secretária de Segurança Interna foi hostilizada quando jantava num restaurante mexicano.

A companhia aérea American Airlines pediu que o governo pare de usar os aviões da empresa para transportar crianças separadas dos pais.

Os governos do Reino Unido, do Canadá e do México criticaram duramente a política de tolerância zero do governo Trump. Numa rara entrevista, o Papa Francisco disse que separar filhos dos pais é imoral e contrário aos valores do catolicismo.

O cônsul adjunto do Brasil em Houston, Felipe Santarosa, confirmou que 49 crianças brasileiras foram separadas dos pais e levadas para abrigos em vários pontos do país. A informação foi repassada ao consulado pelo governo americano. “A gente pode verificar que uma grande parte dos brasileiros está em Chicago, em dois abrigos de lá. Mas a gente não tem o nome das crianças nem a faixa etária”, afirma.

Diante da repercussão mundial, Trump fez o que não costuma fazer: cedeu. O presidente assinou um decreto que acaba com a separação de famílias. Os adultos vão continuar sendo processados criminalmente por entrar no país de forma irregular, mas pais e filhos ficarão presos juntos. “Continua sendo uma política de tolerância zero”, disse Trump.

O decreto pede que a Justiça mude uma decisão de 1997, que impede o governo de manter crianças detidas por mais de 20 dias, mesmo que estejam com os pais.

A decisão de Trump não esclarece o que vai acontecer com os 2.300 meninos e meninas que já foram separados dos pais. Tudo indica que as crianças vão continuar em abrigos, esperando uma decisão da Justiça, que pode levar meses. Em alguns casos, os pais já foram até deportados de volta para o país de origem e os filhos continuam nos Estados Unidos.

No México, imigrantes que se preparam para entrar nos Estados Unidos enfrentam uma escolha difícil. “Para falar a verdade, eu tenho medo. Mas tenho que entrar com os meus filhos e ver no que vai dar”, declara Alexis.

Em Brasília, o Ministério das Relações Exteriores declarou que o governo acompanha com preocupação o aumento de casos de crianças brasileiras separadas dos pais, que estão em abrigos nos Estados Unidos. E que essa prática, além de cruel, está em clara dissonância com instrumentos internacionais de proteção aos direitos da criança. (Do JN)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Destaque

Mãe e filho matam idosos e atiram em padre durante festa no Mato Grosso

Publicado

em

A Polícia Civil procura padrasto, mãe e filho envolvidos no assassinato de dois idosos e de balearem um padre em Peixoto de Azevedo, Mato Grosso. O crime, motivado por uma dívida de R$ 60 mil reais, terminou na morte de Pilson Pereira da Silva, de 69 anos, e Rui Luiz Bogo, de 81.

Inês Gemilak, pecuarista conhecida na região, Marcio Ferreira, o marido e Bruno Gemilak, o filho, são os acusados de envolvimento no crime. Os três foram flagrados cometendo o crime durante uma festa de aniversário.

Em imagens de câmeras de segurança, os tiros são flagrados. Quem consegue, foge, mas alguns são idosos e os dois são atingidos, caindo mesmo tentando se esconder. O padre baleado contou ao Brasil Urgente como tudo aconteceu:

“Me joguei atrás do sofá e a bala passou ainda por dois sofás e pegou na minha mão, eu jogado no chão já e ela ricocheteou no relógio, foi o que segurou senão teria me matado. Ele deu mais outro tiro, caíram os vidros todos nas minhas costas. Eu acho que ele pensou que eu tinha morrido já e o senhorzinho que estava do meu lado já morreu ali”, conta.

A pecuarista estava com uma arma curta, mas de cano estendido. A câmera mostra ela indo embora, acompanhada do filho, que usava uma espingarda. Ele era médico no hospital da cidade. O outro homem que aparece é o marido de Inês e padrasto de Bruno. Os três fugiram.

Segundo a polícia, a família morou de aluguel em um imóvel do dono da casa e devia R$ 60 mil. A dívida gerou um processo judicial e muitas brigas entre eles. O alvo era o credor, que não foi atingido porque a arma falhou na hora que ele seria morto. Os idosos atingidos não tinham nenhuma relação com a briga.

Fonte: Band

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Verdejante realiza reunião de escuta dos artistas na próxima sexta (26)

Publicado

em

A Diretoria de Cultura e Turismo de Verdejante está convocando a sociedade civil, o conselho de cultura, os artistas e todos os envolvidos na cultura do município para participarem de uma reunião de planejamento. O objetivo é discutir e definir as ações que serão realizadas com os recursos da PNAB-2 (Política Nacional Aldir Blanc).

No dia 26 de abril (sexta-feira), às 18h, o encontro acontecerá no Espaço Cultural de Verdejante.

É indispensável a sua presença, pois sua colaboração e suas ideias serão fundamentais para nortear as atividades culturais que serão desenvolvidas através deste importante programa de fomento à cultura.

Juntos, podemos fortalecer ainda mais a cultura de nosso município e proporcionar momentos incríveis para todos os nossos cidadãos.

Portanto, não perca essa oportunidade de contribuir e deixar a sua marca na história cultural de Verdejante.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Cabrobó há dias sem água, Compesa fingindo demência e moradores cobrando esclarecimentos

Publicado

em

Os moradores de Cabrobó estão enfrentando dias difíceis devido à falta de água que já se estende por vários dias consecutivos, alguns bairros estão sem uma gota de água desde a tarde de sexta-feira. A situação tornou-se insustentável para muitas famílias que dependem do fornecimento regular de água para suas necessidades diárias.

A gente trabalha a semana toda, aí no domingo quer arrumar a casa e lavar roupa, mas não pode porque a Compesa resolveu interromper o abastecimento justamente no final de semana, sem avisar a ninguém.” – diz uma dona de casa.

Enquanto os moradores sofrem com a escassez, a Compesa finge demência e faz de conta que está tudo bem, pois até o momento não emitiu nenhum comunicado sobre a falta de abastecimento, ou ainda uma nota informando quando o serviço será retomado.

A Compesa tá se fazendo de doida, fingindo demência ou brincando com a cara do cliente, porque água não tem, o 0800 não informa nada, ninguém consegue esclarecimentos. O único serviço da Compesa que está em pleno funcionamento e o de entrega dos boletos, esses sim chegam, e dentro do prazo.” – disse um empresário cabroboense.

Por Didi Galvão

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!