Conecte-se Conosco

Esporte

Primeira Liga quer clubes organizando o Brasileirão

Publicado

em

002

Nesta terça-feira, os 15 clubes filiados à Primeira Liga se reuniram no Rio e do encontrou saiu um documento denominado “Dez propostas para mudanças na CBF”

Se há dois anos e meio os jogadores brasileiros se uniram para a criação do Bom Senso FC, lançando uma série de reivindicações à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), agora chegou a vez de os clubes seguirem o mesmo caminho. Nesta terça-feira, os 15 clubes filiados à Primeira Liga se reuniram no Rio e do encontrou saiu um documento denominado “Dez propostas para mudanças na CBF”.

As propostas vão da fixação de um teto salarial para o presidente da CBF até a venda “imediata” do avião da entidade. Mas o ponto que mais chama atenção é o item oito: “Reconhecimento do direito dos clubes criarem a liga nacional para a gestão das duas principais séries do futebol brasileiro a partir de 2017”.

A união dos principais clubes do Sul e de Minas Gerais com Flamengo e Fluminense deu origem à Primeira Liga, que tinha como intuito inicial organizar um torneio regional. A Copa Sul-Minas-Rio sofreu para sair do papel este ano, mas os clubes já se mostram empolgados em dar um passo ainda maior. Ainda em queda de braço com a CBF, eles querem passar a organizar também as Séries A e B do Brasileirão.

Com a CBF em meio à maior crise institucional da sua história, com o presidente eleito Marco Polo Del Nero afastado por suspeita de corrupção – denúncias que também recaem sobre seus dois antecessores – a Primeira Liga quer moralizar o futebol brasileiro. Para isso, lista, entre as mudanças, a “contratação imediata de uma empresa de auditoria para análise de todos os negócios e contratos da CBF”.

Os clubes também exigem que políticos com mandato eletivo ou que ocupem cargos públicos sejam proibidos de assumir posições dentro da CBF, além de cobrarem a “definição de critérios rigorosos de ética na análise da elegibilidade de concorrentes a cargos eletivos e da admissibilidade no provimento dos cargos executivos e técnicos”.

Do ponto de vista eleitoral, a Primeira Liga quer que os clubes das Séries A e B tenham direito a participar das assembleias administrativas e que os candidatos a presidente precisem do apoio de apenas cinco entidades, entre clubes e federações.

Fazem parte da Primeira Liga atualmente: Inter, Grêmio, Paraná, Atlético-PR, Coritiba, Figueirense, Avaí, Criciúma, Chapecoense, Joinville, Flamengo, Fluminense, Cruzeiro, Atlético-MG e América-MG.

Confira as propostas da Primeira Liga:

1. Sistema eleitoral. Candidatos à presidente necessitariam do apoio de 5 entidades, entre clubes e federações, para inscrição no processo eleitoral.

2. Transparência. Contratação imediata de uma empresa de auditoria (big four) para análise de todos os negócios e contratos da CBF a fim de apurar as suspeitas de corrupção.

3. Proibição de cumulação de cargos. Impossibilidade de detentores de mandato eletivo e ocupantes de cargos na administração pública, federações e clubes de participarem da Presidência e Diretoria da CBF.

4. Apoio ao futebol. Venda imediata do avião da CBF e destinação dos recursos arrecadados a um fundo de desenvolvimento do futebol.

5. Política salarial. Proibição quanto a fixação do salário de presidente pelo próprio presidente, definição da remuneração por empresa independente e publicação de salário da presidência e diretoria.

6. Legalidade. Reconhecimento do direito dos clubes da série A e B de participarem da assembleia administrativa da CBF, segundo o disposto na Lei 13.155

7. Ética. Criação de um conselho de ética formando por pessoas independentes e reconhecidas nacionalmente por suas posturas profissionais, com ampla liberdade de investigação.

8. Liga. Reconhecimento do direito dos clubes criarem a liga nacional para a gestão das duas principais séries do futebol brasileiro a partir de 2017.

9. Gestão. Definição de critérios rigorosos de ética na análise da elegibilidade de concorrentes a cargos eletivos e da admissibilidade no provimento dos cargos executivos e técnicos.

10. Compras e patrocínios. Adoção de manual de procedimentos para a compra de produtos ou serviços, bem como para a negociação de patrocínios, que estimulem a competição e a transparência.

Com informações do Estadão Conteúdo. 

Esporte

Flamengo é avisado que Fifa bancará salários de Pedro e tenta convencer CBF a pagar direitos

Publicado

em

A Fifa avisou ao Flamengo que vai bancar os salários do atacante Pedro até que ele se recupere da lesão no joelho esquerdo sofrida no dia 4 de setembro, conforme informação divulgada inicialmente pelo GE e confirmada pelo Estadão. O jogador rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo enquanto treinava com a seleção brasileira, em preparação para o duelo com o Equador pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

Como se tratava de uma Data Fifa, o clube rubro-negro pôde acionar o Programa de Proteção aos Clubes da entidade, que garante ressarcimento aos times em caso de lesões sofridas por atletas que estejam defendendo suas seleções nesses períodos. O que será pago pela Fifa, contudo, não corresponde ao total dos vencimentos de Pedro, e sim ao valor registrado em sua carteira de trabalho.

No Brasil, normalmente, os jogadores de futebol têm 60% de suas remunerações vinculadas ao seu contrato. Já os outros 40% são pagos via direitos de imagem. Para o Flamengo, a CBF tem de arcar com essa segunda parte dos pagamentos. O Estadão apurou que Rodolfo Landim, presidente rubro-negro, esteve na sede da entidade nacional e conversou com Ednaldo Rodrigues sobre um possível acordo, em processo de negociação.

O máximo compensado pelo programa é de 7,5 milhões de euros (R$ 46,7 milhões) por jogador a cada lesão. O teto é calculado mensurando um limite diário de 20,5 mil euros (R$ 127,8 mil), no período de até um ano. A compensação visa cobrir salário fixo e outros encargos de previdência social. Não são os casos de bônus ou pagamentos que não sejam feitos regularmente.

“Pela lei brasileira, a convocação de um atleta é estendida até que ele retorne ao seu clube em condições adequadas para jogar. O seguro da Fifa só cobre o salário e o Flamengo tenta ser ressarcido do que paga a título de imagem, pois o atleta não está jogando por lesão sofrida na seleção. A Lei Geral do Esporte também só fala em salário, portanto, o Flamengo negocia pra que a CBF arque com a imagem do Pedro”, explica Cristiano Caús, advogado especializado em direito desportivo.

Pedro foi operado no dia 13 de setembro e deu início à fisioterapia no início da última semana. Com a ruptura do ligamento cruzado do joelho, o atacante retorna às atividades somente em 2025. O Flamengo, que agora conta com Filipe Luís no comando da equipe, entende que a CBF não tomou todos os cuidados com Pedro durante os trabalhos ao qual ele foi submetido na Data Fifa.

“O Pedro vinha de uma lesão, na verdade teve um jogo que ele jogou, e aí a gente libera ele para a seleção. Ele vai para lá, tem um dia de recuperação, e depois ficamos sabendo que a carga que foi aplicada para ele foi equivalente a 4,5 km, que é uma carga muito forte para quando você está com um jogador voltando de lesão”, afirmou Landim, em entrevista à TNT Sports.

A primeira lesão no músculo posterior da coxa, citada por Landim, ocorreu na partida contra a Bolívia, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, em 15 de agosto. Ele ficou fora de quatro jogos do Flamengo, retornando na derrota para o Corinthians por 2 a 1 – tendo inclusive marcado o único gol da equipe -, às vésperas de se juntar à delegação de Dorival Júnior em Curitiba. João Pedro, do Brighton, foi escolhido para substituí-lo após lesão no treinamento.

Pedro disputou 43 jogos com a camisa do Flamengo e marcou 30 gols. Ele era um dos pilares da equipe de Tite, que ainda estava viva na Copa Libertadores e próxima dos líderes do Brasileirão quando se lesionou pela segunda vez. Mesmo fora de combate, ele ainda é o jogador com mais gols no futebol brasileiro em 2024.

Foto Shutterstock

Por Estadão

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Esporte

Veja o que o Corinthians precisa para sair da zona de rebaixamento do Brasileirão

Publicado

em

O Corinthians caiu para a 18ª posição do Campeonato Brasileiro, após a vitória do Fluminense por 1 a 0 contra o Cruzeiro, pela 29ª rodada. Entretanto, ainda é possível que a equipe alvinegra deixe a zona de rebaixamento ainda nesta rodada, em que recebe o Internacional, no sábado, às 19h (de Brasília), na Neo Química Arena.

O time de Ramón Díaz entra em campo já conhecendo o resultado da partida entre Atlético-MG e Vitória. Caso a equipe baiana vença, o Corinthians não sai do Z-4, mesmo se conquistar três pontos. É preciso, portanto, que o time mineiro seja o vencedor, ou que os dois empatem – fazendo com que o Vitória fique com 28 ou 29 pontos, respectivamente.

Além disso, é claro, o Corinthians precisa vencer o Internacional. Assim, chegaria a 31 pontos e ficaria em 16º. O Vitória cairia para 18º, e o Fluminense, que deixou o Z-4 nesta quinta-feira, em 17º.

Se o Corinthians bater o Internacional, mas o Vitória superar o Atlético-MG, o time baiano chega a 31 pontos e 9 vitórias, contra 31 pontos e 7 vitórias da equipe alvinegra. Assim, o time paulista ficaria em 17º, e o Fluminense (que tem 30) em 18º.

Restam 10 jogos para o Corinthians até o fim do Campeonato Brasileiro. Segundo projeção do Estadão, o time fará 17 pontos nas partidas restantes, chegando a 45. O número é apontado pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com menos de 1% de risco de rebaixamento, com 0,744%.

Foto Rodrigo Coca

Por Estadão

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Esporte

Dois anos após SAF, Flamengo de Arcoverde vai paralisar atividades

Publicado

em

Há dois anos, no Sertão de Pernambuco, o Flamengo de Arcoverde anunciava nova fase na sua história ao se tornar o primeiro clube do estado a virar SAF.

Investimentos na casa de milhões foram feitos para oferecer estrutura aos atletas, como a construção de um hotel no centro da cidade. Outros projetos, como a compra de um terreno para construção de um CT, estavam em curso. Tudo isso, agora, fica em segundo plano, porque a partir de 2025 o Flamengo de Arcoverde paralisará suas atividades. Em carta, o presidente e sócio majoritário da SAF do Tigre, Gabriel Castilho, anunciou a medida.

O centro da questão é político – entre o clube e a Prefeitura da cidade de Arcoverde, acusada por Castilho de falta de apoio ao Flamengo. A razão não é algum eventual recurso que poderia ser injetado no clube, mas sim a ausência de diálogo e cooperação, garante o dirigente.

O estádio municipal Áureo Bradley é um exemplo. Segundo o presidente, houve assinatura de um convênio para que a atual gestão da prefeitura ficasse responsável pela manutenção do campo de treino. Um acordo, embora assinado em papel, que nunca existiu, diz o mandatário.

Sem acerto, o Flamengo de Arcoverde não jogou na própria cidade durante a Série A1 do Campeonato Pernambucano deste ano: mandou seus jogos em Belo Jardim, município vizinho a 70 quilômetros, e em Caruaru, a 127 quilômetros, no Agreste pernambucano. “A gente colocou como meta do nosso comitê de investidores (além de Gabriel Castilho, dono de 60% das ações do clube, compõem o grupo outros cinco empresários) que vamos lutar até onde for possível”, frisou.

“Não é só sobre dinheiro“, reforça o presidente do Fla, mas o próprio discurso deixa transparecer o lamento pelos recursos investidos nos últimos três anos. Castilho revela, ao todo, R$ 5 milhões desembolsados neste período – somando construção de hotel no centro da cidade que aloja 74 atletas, compra de 10 hectares para o CT, manutenção de funcionários e demais membros do staff.

Por Panorama PE

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!