Conecte-se Conosco

Esporte

Primeira Liga quer clubes organizando o Brasileirão

Publicado

em

002

Nesta terça-feira, os 15 clubes filiados à Primeira Liga se reuniram no Rio e do encontrou saiu um documento denominado “Dez propostas para mudanças na CBF”

Se há dois anos e meio os jogadores brasileiros se uniram para a criação do Bom Senso FC, lançando uma série de reivindicações à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), agora chegou a vez de os clubes seguirem o mesmo caminho. Nesta terça-feira, os 15 clubes filiados à Primeira Liga se reuniram no Rio e do encontrou saiu um documento denominado “Dez propostas para mudanças na CBF”.

As propostas vão da fixação de um teto salarial para o presidente da CBF até a venda “imediata” do avião da entidade. Mas o ponto que mais chama atenção é o item oito: “Reconhecimento do direito dos clubes criarem a liga nacional para a gestão das duas principais séries do futebol brasileiro a partir de 2017”.

A união dos principais clubes do Sul e de Minas Gerais com Flamengo e Fluminense deu origem à Primeira Liga, que tinha como intuito inicial organizar um torneio regional. A Copa Sul-Minas-Rio sofreu para sair do papel este ano, mas os clubes já se mostram empolgados em dar um passo ainda maior. Ainda em queda de braço com a CBF, eles querem passar a organizar também as Séries A e B do Brasileirão.

Com a CBF em meio à maior crise institucional da sua história, com o presidente eleito Marco Polo Del Nero afastado por suspeita de corrupção – denúncias que também recaem sobre seus dois antecessores – a Primeira Liga quer moralizar o futebol brasileiro. Para isso, lista, entre as mudanças, a “contratação imediata de uma empresa de auditoria para análise de todos os negócios e contratos da CBF”.

Os clubes também exigem que políticos com mandato eletivo ou que ocupem cargos públicos sejam proibidos de assumir posições dentro da CBF, além de cobrarem a “definição de critérios rigorosos de ética na análise da elegibilidade de concorrentes a cargos eletivos e da admissibilidade no provimento dos cargos executivos e técnicos”.

Do ponto de vista eleitoral, a Primeira Liga quer que os clubes das Séries A e B tenham direito a participar das assembleias administrativas e que os candidatos a presidente precisem do apoio de apenas cinco entidades, entre clubes e federações.

Fazem parte da Primeira Liga atualmente: Inter, Grêmio, Paraná, Atlético-PR, Coritiba, Figueirense, Avaí, Criciúma, Chapecoense, Joinville, Flamengo, Fluminense, Cruzeiro, Atlético-MG e América-MG.

Confira as propostas da Primeira Liga:

1. Sistema eleitoral. Candidatos à presidente necessitariam do apoio de 5 entidades, entre clubes e federações, para inscrição no processo eleitoral.

2. Transparência. Contratação imediata de uma empresa de auditoria (big four) para análise de todos os negócios e contratos da CBF a fim de apurar as suspeitas de corrupção.

3. Proibição de cumulação de cargos. Impossibilidade de detentores de mandato eletivo e ocupantes de cargos na administração pública, federações e clubes de participarem da Presidência e Diretoria da CBF.

4. Apoio ao futebol. Venda imediata do avião da CBF e destinação dos recursos arrecadados a um fundo de desenvolvimento do futebol.

5. Política salarial. Proibição quanto a fixação do salário de presidente pelo próprio presidente, definição da remuneração por empresa independente e publicação de salário da presidência e diretoria.

6. Legalidade. Reconhecimento do direito dos clubes da série A e B de participarem da assembleia administrativa da CBF, segundo o disposto na Lei 13.155

7. Ética. Criação de um conselho de ética formando por pessoas independentes e reconhecidas nacionalmente por suas posturas profissionais, com ampla liberdade de investigação.

8. Liga. Reconhecimento do direito dos clubes criarem a liga nacional para a gestão das duas principais séries do futebol brasileiro a partir de 2017.

9. Gestão. Definição de critérios rigorosos de ética na análise da elegibilidade de concorrentes a cargos eletivos e da admissibilidade no provimento dos cargos executivos e técnicos.

10. Compras e patrocínios. Adoção de manual de procedimentos para a compra de produtos ou serviços, bem como para a negociação de patrocínios, que estimulem a competição e a transparência.

Com informações do Estadão Conteúdo. 

Esporte

Eduardo da Fonte promove evento para debater futuro do futebol pernambucano

Publicado

em

Na noite desta segunda-feira (15), o deputado federal e presidente estadual do Progressistas, Eduardo da Fonte, irá promover um encontro com jornalistas e cronistas esportivos para discutir os recentes incidentes envolvendo os times pernambucanos e o futuro do futebol local. Eduardo expressou preocupação com a situação do esporte em Pernambuco.“É fruto da incompetência da Federação Pernambucana de Futebol, que faliu o esporte no nosso estado”, afirmou.

Nos últimos meses, eventos de violência têm marcado o futebol pernambucano. Em fevereiro, torcedores do Sport atiraram pedras contra jogadores do Fortaleza, resultando em seis feridos. Um mês depois, seguranças do Clube Náutico Capibaribe agrediram torcedores do próprio Náutico, incluindo mulheres. A confusão começou após a proibição, pela FPF, de faixas e adereços ligados às torcidas organizadas. Recentemente, na final do Campeonato Pernambucano entre Sport e Náutico, houve confronto entre a Polícia Militar e torcedores do Náutico, resultando em pelo menos quatro detenções.

O jornalista Pedro Paulo, da TV Nova, destacou a importância de discutir a situação atual dos times pernambucanos. “Nos velhos tempos do futebol, Pernambuco figurava bonito no cenário nacional desportivo. É nessa busca que me disponibilizo a intermediar um papo bom e justo com representantes da imprensa esportiva nesta segunda sobre a situação dos times pernambucanos. Não é sobre a FPF, é sobre a condução e sobretudo a restauração do futebol pernambucano”.

“É urgente discutir a sobrevivência do futebol pernambucano, um esporte que tanto nos alegra, mas que, infelizmente, tem se tornado cenário de violência e precarização. Precisamos de um novo comando na Federação Pernambucana de Futebol, só assim poderemos reconstruir e trazer de volta os tempos de glória do esporte no nosso estado”, finalizou Eduardo da Fonte.

Foto Rhaldney Santos

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Esporte

Sport encaminha acerto com lateral que estava na Inter de Milão no ano passado

Publicado

em

O Sport encaminhou a contratação do lateral-esquerdo Dalbert, de 30 anos. O jogador estava na Inter de Milão até a última temporada, antes de acertar com o Internacional.

O atleta ficará na Ilha do Retiro até o final da temporada, com possibilidade de renovação automática. Ele disputará vaga com Felipinho e Riquelme.

Experiente, Dalbert acumula passagens por grandes clubes do futebol europeu, como Inter de Milão, Fiorentina e Cagliari, na Itália, Nice e Rennes, na França, além de Academico Viseu e Vitória Guimarães, em Portugal.

Por haimferreiraa
Foto Divulgação/Inter de Milão

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Esporte

Palmeiras mostra que há vida sem Aníbal após vitória em Salvador

O Palmeiras volta a campo na próxima quarta-feira (17). Pela segunda rodada do Brasileirão, o time alviverde enfrenta o Inter, na Arena Barueri, às 21h30 (de Brasília).

Publicado

em

Depois de 19 jogos na temporada 2024, Aníbal Moreno, enfim, descansou. O volante argentino sequer ficou no banco de reservas no triunfo do Palmeiras sobre o Vitória por 1 a 0, ontem (14), na estreia do time no Brasileiro. E a boa notícia para Abel Ferreira é que o meio-campo reserva fez bem o seu papel. Zé Rafael, com uma lombalgia, também permaneceu fora.

Abel Ferreira escolheu Gabriel Menino e Richard Ríos para substituirem os titulares. A dupla foi bem, ajudando o Palmeiras a ditar o ritmo da partida na maior parte do jogo, principalmente no segundo tempo, quando o time sofreu pouco para segurar o resultado.

Richard Ríos marcou o gol da vitória do Palmeiras. O colombiano apareceu bem como opção na entrada da área para Rony, no lance que definiu a partida. Ele contou com a sorte para marcar, já que sua finalização desviou na defesa.

A maioria das jogadas do Palmeiras passou por Gabriel Menino. De acordo com a plataforma Footstats, ele foi o segundo palmeirense com mais passes completados (32 de 33 tentativas), e o terceiro do time em tempo com a bola no pé (113 segundos).

Os dois volantes também contribuíram defensivamente. Cada um fez um desarme, uma rebatida e uma interceptação na partida. Amarelado desde o primeiro tempo, Richard Ríos foi substituído por Fabinho na segunda metade da etapa complementar.

A dupla já foi elogiada por Abel Ferreira antes. Após a vitória contra a Portuguesa no Campeonato Paulista, em que Gabriel Menino marcou com assistência de Richard Ríos, o português disse que tem uma boa dor de cabeça para a posição.

Abel Ferreira avisou que fará mudanças nos próximos jogos.

O treinador usou a máxima ‘gestão de energia e força máxima’ para explicar a estratégia.

“Nos próximos jogos, temos que repetir o que fizemos aqui. Fazer gestão de energia para jogar com a força máxima. Já cansei de falar [do calendário]. Temos que acreditar em todos os jogadores e prepará-los, como foi hoje. E seguir nesta toada de proporcionar bons espetáculos e de ganhar.”

O Palmeiras volta a campo na próxima quarta-feira (17). Pela segunda rodada do Brasileirão, o time alviverde enfrenta o Inter, na Arena Barueri, às 21h30 (de Brasília).

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!