Conecte-se Conosco

Educação

Professores da rede estadual realizaram ato público e pedem ajuste do piso salarial

Publicado

em

Nesta quinta-feira (26), professores da rede estadual de ensino de Pernambuco se reuniram em frente ao Palácio do Campo das Princesas, área central do Recife, para reivindicar o pagamento do piso salarial e o plano de cargos e carreiras. Esta é a segunda paralisação que a categoria realiza pedindo o ajuste salarial.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), o projeto de atualização do piso salarial foi entregue à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) com aproximadamente um ano de atraso.

“A atualização do piso deve ser feita sempre a partir do primeiro dia de janeiro de cada ano. O governo enviou o projeto no dia 20 de novembro, quase no final do ano. Por tanto, com praticamente um ano de atraso. Além disso, ele só contempla os profissionais que estão abaixo do piso e exclui uma grande parcela da categoria quando não implementa o percentual de atualização para toda a carreira”, informou o presidente Fernando Melo.

“Pelo projeto que foi enviado pelo governo, todas as pessoas, hoje, que estão na classe inicial -profissionais que têm licenciatura plena, com curso universitário- estão recebendo o mesmo valor das pessoas que têm o antigo curso de magistério. E as pessoas que estão na faixa inicial de matriz de vencimento – profissionais que concluíram a pós-graduação- também estão recebendo o mesmo salário. Isso destrói o nosso plano de carreira, que foi uma luta de duas décadas”, acrescentou Fernando.

Com a manifestação, aulas presenciais e remotas nas escolas estaduais foram suspensas nesta quinta. Segundo a categoria, também há um receio nos casos de contaminações de funcionários nas instituições.

Na Escola Técnica Estadual Arlindo Ferreira dos Santos, que reúne estudantes do Ensino Médio no município de Sertânia, no Sertão pernambucano, as aulas presenciais foram suspensas por tempo indeterminado após funcionários da unidade testarem positivo para a Covid-19. Até o momento, 21 casos foram confirmados.

“Nós encaminhamos ontem um ofício ao governo com 30 escolas que apresentaram casos confirmados de Covid. Nós temos escolas com até 15 casos, inclusive ontem, na escola de Sertânia recebemos a informação de confirmação de 21 casos. Estamos cobrando que, em cada local que confirme casos, seja feita uma testagem para identificar as pessoas que estiveram em contato com a pessoa que manifestou os sintomas e a partir daí, deixar essas pessoas afastadas. Onde não for possível fazer a testagem, que a escola tenha as atividades suspensas, seguindo os próprios protocolos do governo”, completou o presidente do Sintepe.

Fernando Melo também informou que haverá uma nova assembleia com a direção do Sintepe para dialogar sobre os desdobramentos da manifestação desta quinta-feira (26).

“A última negociação aconteceu no dia 6 de novembro. Nós tivemos uma reunião na quarta-feira (18), quando fomos recebidos pelo secretário do Gabinete Civil, e ficamos de receber um retorno no dia seguinte. Hoje, dia 26 de novembro, estamos completando oito dias de espera de uma possível negociação. Foram oito dias de silêncio e esperamos ter esse retorno hoje. Na próxima semana faremos uma nova assembleia com a categoria para avaliarmos a paralisação, os desdobramentos e quais são os próximos encaminhamentos”, afirmou Fernando Melo.

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Educação

Locais de Prova para o Enem digital estão disponíveis para consulta

Publicado

em

Enquanto candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) impresso têm dificuldade de acesso aos locais de prova ou até tiveram o lugar de aplicação alterado de última hora, inscritos no Enem digital já
podem conferir os locais de prova. As informações estão disponíveis no Cartão de Confirmação de inscrição, que deve ser acessado na Página do Participante. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará o Enem Digital 2020 em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. A versão impressa do exame ocorre nos próximos dois domingos: 17 e 24 de janeiro.

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Educação

Justiça Federal suspende provas do Enem no Amazonas

Publicado

em

Justiça Federal do Amazonas suspendeu a realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, marcada para este domingo (17). A decisão liminar foi concedida pelo juiz federal José Ricardo de Sales, na noite desta quarta (13).

  • Inep corrige informação e diz que ainda analisará nova data do Enem para cidades que não fizerem a prova

De acordo com a determinação, as provas devem ficar suspensas enquanto durar o estado de calamidade pública decretado pelo poder executivo estadual, sob pena de multa de R$ 100 mil por dia de descumprimento, até o limite de 30 dias.

Na decisão, o magistrado considera o surto de casos da Covid-19 que acomete o Amazonas. Até esta quarta-feira (13), mais de 219 mil pessoas foram infectadas pela Covid em todo estado, e mais de 5,8 mil morreram com a doença.

Em Manaus, o número de mortes passa de 3,8 mil e a capital voltou a sofrer com hospitais e cemitérios lotados por conta de um novo surto da Covid. A prefeitura da capital decidiu não liberar as escolas municipais para a realização do exame.

Nesta terça (12), a Justiça Federal em São Paulo negou o pedido de adiamento das provas. O Enem também ocorre no domingo seguinte (24).

De acordo com a decisão, caso uma cidade tenha elevado risco de contágio que justifique medidas severas de restrição de circulação, caberá às autoridades locais impedirem a realização da prova. Se isso acontecer, o Inep, responsável pela prova, terá que reaplicar o exame. Ainda não há data definida.

A realização do Enem 2020 colocará 5,78 milhões de candidatos em circulação. O exame terá 14 mil locais de prova e 205 mil salas em todo o país. O balanço com número de cidades que terão Enem só será divulgado após a aplicação, segundo o Inep.

O Brasil registrou nesta quarta 1.283 mortes por Covid em 24 horas e ultrapassou 206 mil no total.

Avaliação de infectologistas

G1 procurou no último domingo (10) a avaliação de especialistas sobre a data marcada para o Enem nesse momento da pandemia nas condições descritas pelo Inep.

Márcio Sommer Bittencourt, da Clínica Epidemiológica do Hospital Universitário da USP, diz que, “de forma bem subjetiva”, o risco com “pessoas em silêncio, usando máscara, com distanciamento e janelas abertas poderia ser considerado moderado” nas condições anunciadas pelo Inep.

Em sua avaliação, a decisão de manter ou adiar o Enem é “muito complicada, mas acho que estamos fazendo o exame no pior momento da pandemia no Brasil. Está pior do que na data em que foi adiado [maio do ano passado]”.

Para o infectologista Jamal Suleiman, do Instituto Emílio Ribas, de São Paulo, “o risco de transmissão nesse cenário é mínimo, porque a possibilidade de disseminação de gotículas é praticamente zero. Não há comunicação oral nem contato físico durante a permanência nas salas”.

Suleiman ressalta que “atenção especial deve ser dada aos momentos de entrada e saída da prova para que não ocorra aglomeração”. “O ponto central é que, se o processo seguir rigorosamente protocolo de segurança, estaremos executando a flexibilização de maneira correta.”

Miriam Dal Ben, infectologista do hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, diz que as medidas adotadas pelo Inep “são as indicadas para mitigar o risco, mas o risco não é zero”. (Por G1)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Educação

IFPE libera procedimentos para colação de grau de estudantes que estava suspenso

Publicado

em

Conforme nota emitida no dia 19 de outubro de 2020, referente à suspensão dos procedimentos para colação de grau dos estudantes concluintes dos cursos superiores habilitados para realização do Enade, informamos que novas orientações foram apresentadas pela Diretoria de Avaliação da Educação Superior do Inep em resposta à consulta deste Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), que reiterava a necessidade de orientações para possibilitar a colação de grau de estudantes pertencentes ao ciclo avaliativo do Enade (Protocolo nº 4466598, de 05/10/2020).

Em resposta à nova consulta registrada sob o Protocolo nº 4537160, de 08 de janeiro de 2020, junto ao Inep/Enade, fomos informados que, devido à suspensão do exame, os estudantes pertencentes ao ciclo avaliativo do Enade estão em situação regular, podendo prosseguir com os procedimentos de colação de grau.

Diante do exposto, o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) comunica a liberação dos procedimentos para colação de grau dos estudantes dos cursos relacionados abaixo:

  • Licenciatura em Música (Campus Belo Jardim);
  • Licenciatura em Química (Campus Ipojuca);
  • Licenciatura em Química (Campus Vitória de Santo Antão);
  • Licenciatura em Química (Campus Barreiros);
  • Licenciatura em Matemática (Campus Pesqueira);
  • Licenciatura em Matemática (EaD);
  • Licenciatura em Física (Campus Pesqueira);
  • Licenciatura em Geografia (EaD);
  • Licenciatura em Geografia (Campus Recife);
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Campus Recife).
(Por PE Notícias)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda  

Trending