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Educação

Programa Ganhe o Mundo leva estudantes do Sertão para os EUA no primeiro embarque de 2020

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O embarque foi embalado por uma grande festa no Aeroporto Internacional do Recife nesta quarta-feira (08)

Nesta quarta-feira (08), a Secretaria de Educação e Esportes (SEE) realizou o primeiro embarque do Programa Ganhe o Mundo (PGM) de 2020. Ao todo, 47 estudantes da Rede viajaram para os Estados Unidos da América (EUA), onde vão estudar a língua inglesa durante um semestre do ano letivo. Deste total, quatro são do Sertão do Estado. No Aeroporto Internacional do Recife, na Imbiribeira, uma grande festa para animar o embarque dos intercambistas. 

Acompanhada da família e bastante emocionada, a estudante Ruanna Ruth dos Santos, da Escola Tomé Francisco da Silva, de Quixaba, comemorou a chegada do dia do embarque, pois ainda não acreditava na notícia da aprovação. “Eu esperei chegar o dia de hoje para descarregar minhas energias. É surreal. Meus pais jamais teriam condições de me levar para estudar em outro país, e o Governo está dando essa alegria a todos nós. Esta, inclusive, é a primeira vez que viajo de avião. São muitos presentes de uma vez só. Quero voltar para a minha cidade e fazer a diferença com tudo que vou aprender lá fora”, disse a adolescente de 16 anos. 

Quem acompanhou o embarque foi o secretário de Educação e Esportes do Estado, Fred Amancio. “A gente fica muito feliz em poder dar continuidade ao Programa Ganhe o Mundo, que já nos trouxe tantas alegrias. É sempre uma festa começar o ano com um grupo grande de intercambistas viajando e 2020, sem dúvidas, será repleto de notícias boas para os nossos estudantes”, destacou o secretário. Na ocasião, estavam presentes, também, o cônsul geral dos Estados Unidos da América, John Barret, o cônsul de diplomacia pública dos Estados Unidos, Daniel Stewart, e a superintendente do Programa Ganhe o Mundo, Renata Serpa,, além de uma banda marcial que fez a festa das famílias dos estudantes.

“Essa oportunidade que o Governo de Pernambuco dá para esses estudantes é ótima, um investimento que vai ficar marcado na vida de todos eles. Nós vamos recebê-los de braços abertos, dispostos a fazer essa experiência a mais marcante de todas. E é importante frisar que não só esses jovens vão aprender com os americanos; nós também vamos aprender com eles, pois os brasileiros têm muito a nos ensinar também”, declarou o cônsul John Barret. 

08.01.2019 – Embarque PGM Estados Unidos – Fotos Pedro Menezes-2
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Educação

Enem 2021 tem o menor número desde 2005. Este ano serão 3.100

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O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou, na noite de sexta-feira (23), que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 teve 3.109.762 pessoas com a inscrição confirmada, menor número desde 2005.

Mesmo antes da confirmação das inscrições, o exame deste ano já tinha a menor quantidade de inscritos desde 2007.

O total de inscrições confirmadas equivale a 77,5% dos 4 milhões de alunos que haviam se inscrito no exame. Para confirmar a inscrição, era necessário pagar a taxa, de R$ 85, até segunda-feira (19). Sem essa validação, a inscrição não era concluída.

Mesmo antes da confirmação das inscrições, o exame deste ano já tinha a menor quantidade de inscritos desde 2007.

O total de inscrições confirmadas equivale a 77,5% dos 4 milhões de alunos que haviam se inscrito no exame. Para confirmar a inscrição, era necessário pagar a taxa, de R$ 85, até segunda-feira (19). Sem essa validação, a inscrição não era concluída.

 

 

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Educação

Em Carnaíba, alunos retornaram às aulas presenciais na quinta-feira

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Em Carnaíba,  a volta às aulas aconteceu na quarta-feira (21), com a live de acolhimento para a educação infantil, anos iniciais e anos finais.

Mas foi nesta quinta-feira (22) que as crianças viveram a emoção de voltar presencialmente para suas escolas.

Depois de mais de um ano, as aulas retornam ao modo presencial, embora ainda em sistema híbrido para as turmas com mais de 15 alunos, e para os alunos que as famílias preferirem continuar online.

Nos rostinhos, era fácil perceber a felicidade de voltar ao ambiente escolar, interagir com os colegas e ter os professores pertinho. Neste “novo normal”, mudaram as regras de convivência para o ambiente coletivo. Termômetro e álcool gel agora fazem parte da recepção, assim como o lavar as mãos e usar a máscara.

Todas as escolas municipais foram adequadas para receber as crianças observando os protocolos de segurança sanitária.

“Todos nós que fazemos a educação no município de Carnaíba estamos felizes e emocionados com o retorno de nossos estudantes à escola. Sonhávamos com esse momento de rever as escolas com a presença alegre de nossos pequenos”, destacou a secretária de Educação, Cecília Patriota.

“A carinha de felicidade das crianças, os olhinhos brilhando dos professores, nos fortalecem na certeza de estarmos defendendo o direito deles com o cuidado que sempre nos move”, concluiu a secretária, que fez questão de ir a várias escolas acompanhar esse retorno.

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Educação

Aprendizado remoto foi insuficiente, dizem especialistas

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O modelo de ensino remoto adotado às pressas em 2020 em razão da pandemia ficou aquém em aprendizado, na comparação com o presencial, avaliam especialistas. “Todas as evidências levantadas até o momento, seja no Brasil, seja no exterior, demonstram que os estudantes deixaram de aprender durante a pandemia”, diz Alexandre Schneider, pesquisador do Centro de Estudos em Política e Economia do Setor Público da FGV.

Para o ex-secretário municipal de Educação de São Paulo, o modelo remoto não substitui perfeitamente o presencial, sobretudo no ensino básico. É preciso considerar o “elevado contingente de crianças e adolescentes em condições precárias, sem internet, sem dispositivos eletrônicos ou mesmo um lugar adequado para estudar”. Ele alerta para a necessidade de políticas educacionais e de apoio, como recuperação de conteúdos e acolhimento.

Anna Helena Altenfelder, presidente do Cenpec Educação, diz que a situação nas redes municipais é ainda mais preocupante. “Falta coordenação nacional, que deveria ser feita pelo MEC”, avalia. Ela analisa que a demora no retorno presencial às aulas se deve, principalmente, à falta de planejamento de Estados e municípios e ao atraso da vacinação em todo o País.

A rede cearense, que agenda o retorno presencial para agosto, vai colocar em curso uma estratégia de avaliação diagnóstica, apontada por especialistas como essencial para identificar as principais defasagens e grupos mais prejudicados.

Parceria entre a Secretaria da Educação e a Universidade Estadual (Uece) prevê uma avaliação amostral em todas as 184 cidades cearenses, com turmas do 5º ao 9º anos do ensino fundamental e o 3º do médio.

Conforme Jorge Lira, cientista-chefe da Educação do Estado, a amostra considera, por exemplo, o nível socioeconômico do aluno, tipo e modalidade da escola, localidade, gênero dos respondentes. Secretária executiva do Ensino Médio e Profissional da pasta cearense da Educação, Jucineide Fernandes afirma que as atividades letivas dos próximos meses serão orientadas conforme o que for observado nos testes.

Por:Notícia ao Minuto

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