O Banco Central divulgou nesta segunda-feira (6.jul.2026) o Boletim Focus, que apresenta uma redução na expectativa de inflação para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de 5,33% para 5,30% para o ano de 2026. Essa alteração reflete as projeções do mercado, que são coletadas semanalmente a partir de mais de 100 instituições financeiras.
A meta de inflação, estipulada pelo Conselho Monetário Nacional, permanece em 3%, com um intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Isso estabelece um limite inferior de 1,5% e um superior de 4,5%.
Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), que representa a soma de todas as riquezas produzidas no país, a projeção se mantém em 1,99%, o mesmo valor registrado na semana anterior. Essa estabilidade nas expectativas do PIB sugere uma continuidade nas previsões de crescimento econômico.
Por outro lado, a taxa Selic, atualmente fixada em 14,50%, foi mantida em 14% para o ano de 2026. A expectativa para o câmbio também se mantém inalterada, com a previsão de que o dólar seja cotado a R$ 5,20.
Para o ano de 2027, houve um leve ajuste na projeção de inflação, que passou de 4,17% para 4,18%. Além disso, a estimativa de crescimento do PIB para 2027 foi elevada de 1,68% para 1,69%. Essas informações são fundamentais para entender as expectativas do mercado em relação à economia brasileira nos próximos anos.
O Boletim Focus é um importante instrumento de análise econômica, pois sintetiza as expectativas do mercado sobre indicadores-chave, como inflação, câmbio, juros e crescimento econômico. A publicação semanal do Banco Central fornece uma visão abrangente sobre as tendências que podem impactar a economia nacional.