Conecte-se Conosco

Destaque

Projeto “Passeando pela História” mostra trajetória do Cangaço para alunos das escolas públicas de Serra Talhada

Publicado

em

Imagem: Igreja do Rosário – Marco Zero de Serra Talhada

 

A partir desta quarta (09), professores e alunos das escolas públicas de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, vão poder reviver histórias do cangaço e vivenciar lugares que foram palcos de acontecimentos históricos de Lampião e seu bando, e de Serra como um todo, através do projeto “Passeando pela História”. Serão visitas guiadas a vários pontos que fizeram parte da trajetória do cangaço, como a Praça Agamenon Magalhães, localizada no Marco Zero da Cidade, que originou o município e que ainda mantém os casarios construídos nos séculos XVIII e XIX. Os participantes também vão visitar a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, construída pelos escravos no século XVIII.

Os estudantes também vão ter a oportunidade de visitar a Casa da Cultura, onde encontra-se grande acervo da história da cidade, desde a antiga Villa Bella até os dias atuais, além de elementos religiosos e as tradicionais famílias que chegaram na região nos primórdios da colonização, biografias dos artistas, padres, prefeitos e um grande acervo em fotografias da cidade das décadas de 1940, 1950 e 1960. O último local visitado é o Museu do Cangaço, o maior do gênero do Brasil, que funciona na antiga Estação Ferroviária e que reúne relíquias do cangaceiro Lampião, como utensílios domésticos, armas usadas, fotografias, livros, filmes e documentários sobre os cangaceiros. Os visitantes serão recebidos por monitores que contarão a vida de Lampião e ainda irão acompanhar uma palestra do pesquisador e escritor do cangaço, Anildomá Willans de Souza, autor de quatro livros sobre o tema. O encerramento conta com uma aula espetáculo com o Grupo de Xaxado Cabras de Lampião.

A primeira escola a vivenciar o Projeto é a Escola Municipal Manoel Pereira Neto (Neto Pereirinha). Neste primeiro semestre, seis escolas da zona urbana também vão ser contempladas com o projeto “Passeando pela História”, enquanto no segundo semestre, serão contempladas mais seis instituições escolares. De acordo com a presidente da Fundação Cultural Cabras de Lampião, Cleonice Maria, os professores e alunos vão poder conhecer a história de seu povo e de seu lugar; discutindo com a sociedade as questões como memória, patrimônio simbólico, a democratização do acesso à cultura e a oferta de alternativas qualificadas de lazer para os participantes do projeto. Todo o percurso será feito com acompanhamento de condutores turísticos que detém total conhecimento dos fatos”, afirma ela.

O projeto conta com o incentivo cultural do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura de Serra Talhada e o Governo de Pernambuco, e ainda com a parceria da Prefeitura Municipal de Serra Talhada, Fundação Cultural de Serra e Secretaria Municipal de Educação.

Serviço:

Projeto “Passeando pela História”

Local: Saída da Escola Municipal Manoel Pereira Neto (Neto Pereirinha)

Horário: 8h às 12h

(Por Roberta Meireles)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

 

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9200-1776.

Destaque

Cedro-PE: Vereadores começam ano legislativo nesta segunda-feira (18)

Publicado

em

Os vereadores do Cedro, cidade sertaneja do sertão central do estado pernambucano, darão início ao ano legislativo de 2019, nesta segunda-feira, dia 18 de fevereiro de  2019.

Eleito para comandar os trabalhos do poder legislativo municipal, o vereador José Galvão Neto (Zé de Benga), irá presidir a primeira sessão ordinária do 1º semestre de 2019, após ter sido eleito no final do ano de 2018 para presidir a casa legislativa dos cedrenses, no biênio 2019/2020.

Zé de Benga usou as redes sociais para convidar toda a população para se fazer presente na manhã desta segunda-feira, às 10:00h, na Câmara Municipal do Cedro e acompanhar os trabalhos dos seus representantes.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo

Destaque

Carnaubeira da Penha: Prefeito Dr. Manoel e equipe de governo inauguram novo prédio da Escola Capitulina Gonçalves de Sá

Publicado

em

Nessa sexta-feira, dia 15 de fevereiro de 2019, aconteceu a cerimônia de inauguração do novo prédio da Escola Municipal Capitulina Gonçalves de Sá, no Distrito de Barra do Silva, município de Carnaubeira da Penha-PE.

A referida Escola, que desde o ano de 2005 carrega o nome da avó do atual prefeito do município, Dr. Manoel, a pedido do seu pai, José Pedro (Zé de Nozinho), foi nomeada, anteriormente, por Escola Típica Rural, na década de 50, época em que tinha nas suas dependências de instalação apenas um pavilhão, uma sala de aula, uma casa residencial, dois banheiros e um almoxarifado, construídos pela rede estadual, e tendo como destaques no ensino, as professoras Arlinda e Maria do Carmo.

Na década de 60, foi nomeada por Escola Municipal Barra do Silva, época em que houve uma melhora significativa na educação do município, aumentando o número de alunos, além dos períodos de funcionamento (manhã e tarde), como houve também, a implantação do Mobral para jovens e adultos, tendo como destaque no ensino, a professora Maria Dilma de Sá Ferraz.

Todavia, além das mudanças de nomes da Escola, havia uma necessidade urgente e o grande anseio da população carnaubeirense, de que fosse construída uma nova estrutura, pois a escola funcionava em um prédio muito antigo, construído na década de 40, a pedido do Sr. João Paulo ao candidato a deputado estadual, à época, Gomes Maranhão, e inaugurada em 1950, no mandato do ex-governador Agamenon Magalhães.

Contudo, o gestor municipal, demonstrando muito compromisso e determinação em suprir os anseios da população, e comungando do mesmo pensamento de todos os munícipes, como também, muito insatisfeito com a estrutura do antigo imóvel, e com o desejo principal de oferecer uma maior comodidade a toda a equipe da direção, professores, auxiliares e, principalmente, ao alunado, uniu todos os esforços para concretizar esta bela, grandiosa e importantíssima obra, com recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), num valor estimado em mais de R$ 1.100.000,00 (Um milhão e cem mil reais).

Segundo a direção do estabelecimento de ensino, as aulas terão início na próxima segunda-feira, dia 18 de fevereiro, no novo prédio que comportará cerca de 220 alunos, divididos entre os Ensinos Fundamental I e II, ou seja, do 1º ao 9º ano.

Estiveram presentes ao ato de inauguração, o Prefeito Dr. Manoel; o seu pai, José Pedro (Zé de Nozinho); a Secretária Municipal de Educação, Mariciana Davi; a Diretora da Escola Estadual João Rodrigues Leite, Janielena Paulino; o Presidente da Câmara de vereadores, Jean Bastos; o vereador Giovani Novaes (Gió); o Secretário de Saúde Bucal, Nelson Marcalino; a Diretora da Escola Municipal Capitulina Gonçalves de Sá, Ozanira Daniede; o Secretário de Esportes, Clenaldo; o Supervisor do Ensino Fundamental I, Fabrício, dentre outras personalidades e autoridades.

No ato do evento de inauguração do prédio da Escola, houve as seguintes apresentações:

-Dança do Carimbó, com as participantes, Íris Bezerra e Maria Natália;

-Banda de pífanos, com os participantes, Cicero, João notícia, Adenaldo e Antônio.

Confira todo o ato do evento de inauguração através dos vídeos e das fotos abaixo

Pronunciamento do Prefeito Dr. Manoel:

Pronunciamento do Ver Jean Bastos (Presidente da CMCP) Parte 01:

Pronunciamento do Ver Jean Bastos (Presidente da CMCP) Parte 02:

Pronunciamento do Vererador Giovani Novaes (Gió):

Pronunciamento do senhor José Pedro (Zé de Nozinho):

Pronunciamento do senhor Nelson Marcalino – Sec de Saúde Bucal:

Pronunciamento da  senhora Marciana Torres – Sec de Educação:

Pronunciamento da senhora Jandielena – Dir Esc Est João Rodrigues Leite:

Apresentação da dança de Carimbó:

Apresentação da banda de Pífanos:

Veja algumas fotos da solenidade:

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo

Destaque

Veja as ocorrências policiais ocorridas na área do 14º BPM, desta sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2019

Publicado

em

Acompanhe as ocorrências policiais ocorridas na área do 14º Batalhão de Policia Militar (sede Serra Talhada) durante as 24 horas desta  sexta-feira15 de Fevereiro de 2019.

(ARROMBAMENTO/ TENTATIVA DE FURTO) (FLAGRANTE)

Município       : Serra Talhada – PE;

Data/hora        : 150640FEV2019

Local               : Borborema;

Imputado        :A A F de L, 40 anos;

Endereço        :Serra Talhada – PE;

Vítima             :O S dos S, 37 anos;

Endereço        : Serra Talhada – PE;

  1. N°           :329/2019 (M- 10315173);

Resumo           : Policiais Militares do 14º BPM ao realizarem rondas foram solicitados via central de rádio para averiguar um furto a uma oficina. Chegando ao local, foi constatada a veracidade do fato, onde o imputado já havia sido detido por populares e agredido por eles. Segundo a vítima, o imputado havia destelhado seu estabelecimento comercial (oficina) e foi encontrado tentando subtrair peças de veículos. Diante o fato, as partes foram conduzidas a DPC e o imputado autuado em flagrante delito.

(ASSALTO/ROUBO)

Município       : Serra Talhada – PE;

Data/hora        : 151600FEV2019

Local               :Estrada Carroçável que dá acesso a cerâmica Maranata, Zona Rural;

Vítima             :J E de L, 19 anos;

Endereço        : Varzinha- PE;

  1. N°           :330/2019 (M- 10315760);

Resumo           : Policiais Militares do 14º BPM foram solicitados via central de rádio para averiguar uma informação de que um veículo havia sido tomado de assalto. Ao ser localizado a vítima, este informou que havia tido seu capacete, celular e motocicleta Honda Fan 125 na cor preta e de placa KLE-4*** tomados de assalto na estrada acima citada, por dois indivíduos portando uma espingarda e um punhal. Diante o exposto, o policiamento efetuou diligências no intuito da captura dos imputados, porém não obtive êxito, com isso, a vítima foi encaminhada à DPC e a ocorrência registrada para adoção das medidas legais cabíveis.

(FURTO/ CELULAR RECUPERADO) (FLAGRANTE)

Município       : Serra Talhada – PE;

Data/hora        : Centro;

Imputado        :J S P, 21 anos;

Endereço        :Serra Talhada- PE;

Vítima             :M A de L, 30 anos;

Endereço        : Serra Talhada- PE;

  1. N°           :331/2019 (M- 10316045);

Resumo           : Policiais Militares da Equipe ROCAM ao realizarem rondas flagraram o imputado acima citado em atitude suspeita e saindo apressado ao avistar o policiamento. Ao ser abordado, foi localizado no local um celular sem chip. Como as redes sociais ainda estavam abertas foi possível localizar a proprietária do aparelho. Ao entrarem em contato, foram informados por ela que seu celular havia sido furtado durante a tarde de hoje. Diante o fato, as partes foram conduzidas a DPC local onde o imputado foi autuado em flagrante delito. (Com informações do 14º BPM)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda

Trending