Em 2026, o Estado de São Paulo registrou os menores índices de criminalidade dos últimos 25 anos, conforme informações da Secretaria Estadual da Segurança Pública. Essa redução é atribuída a uma combinação de inovação, utilização de tecnologia, inteligência de dados e integração das forças de Segurança Pública.
Um dos destaques é a diminuição dos homicídios dolosos, que caiu 11,3% quando comparado ao primeiro bimestre de 2025, passando de 416 para 369 registros. Além disso, os roubos no território paulista apresentaram uma queda ainda mais acentuada, de 21,4%, com os casos reduzidos de 30.180 para 23.719.
Entre as iniciativas que contribuíram para essa queda nos índices está o programa Muralha Paulista, que implementou um sistema de monitoramento com cerca de 125 mil câmeras conectadas a sensores em 228 municípios. Esse sistema integrado permite uma resposta mais rápida das autoridades às ocorrências e auxilia nas investigações policiais por meio da análise de dados.
Outro aspecto importante na luta contra a criminalidade é o programa Recupera-SP, que visa combater o financiamento do crime organizado. A iniciativa já recuperou cerca de R$ 120 milhões em ativos, causando um prejuízo estimado de R$ 3,2 bilhões aos criminosos. Essa estratégia de reinvestir valores confiscados na Segurança Pública tem se mostrado eficaz.
Esses resultados refletem um esforço contínuo do Governo do Estado de São Paulo para melhorar a segurança e garantir a proteção da população, através de um modelo que prioriza a tecnologia e a colaboração entre as diferentes esferas da Segurança Pública.