Conecte-se Conosco

Esporte

Real e Liverpool confiam em ataques poderosos para ganhar a Liga dos Campeões

Ambos foram campeões europeus nos últimos anos e contam com ataques poderosos e técnicos vencedores.

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Real Madrid e Liverpool duelam pelo título da Liga dos Campeões neste sábado, às 16 horas (de Brasília), no Stade de France, em Paris, em uma final que coloca dois gigantes do futebol mundial frente à frente. Ambos foram campeões europeus nos últimos anos e contam com ataques poderosos e técnicos vencedores.

Karim Benzema, do Real Madrid, e Mohamed Salah, do Liverpool, vivem grande temporada e são a principal esperança dos seus torcedores em campo. O duelo colocará lado a lado dois dos melhores jogadores da temporada e fortes candidatos ao prêmio de melhor do mundo.

A final também terá o segundo (Liverpool) e o quinto (Real Madrid) ataques mais goleadores da temporada europeia, com 147 e 118 gols, respectivamente. Ingleses e espanhóis já se enfrentaram em duas decisões da Liga (1981 e 2018), com uma vitória para cada lado. Grande parte dos jogadores que esteve na final entre Liverpool e Real Madrid há quatro anos também jogará neste sábado.

DÚVIDAS NAS ESCALAÇÕES

Os dois times devem ir a campo sem desfalques, mas há dúvidas quanto aos atletas que começam a decisão. O Liverpool deve contar com o seu “maestro” Thiago Alcântara, que trata uma lesão no tornozelo. O espanhol, filho do brasileiro Mazinho, é o responsável por ditar o ritmo do time e vive ótima fase. Konaté e Matip também disputam um lugar na zaga ao lado de Van Dijk.

A dúvida sobre a escalação do Real Madrid é a disputa entre o volante uruguaio Valverde e o brasileiro Rodrygo, que comporia o trio de ataque – Valverde é a opção para reforçar o meio-campo. Mas o técnico Carlo Ancelotti, que pode ser o treinador mais vitorioso da Liga dos Campeões, com quatro taças, disse em entrevista nesta semana que já sabe quem começa jogando.

A equipe espanhola tem a seu favor o descanso das principais peças. Venceu o Campeonato Espanhol com rodadas de antecedência e Ancelotti poupou alguns jogadores. Já o time inglês foi campeão da Copa da Inglaterra e da Copa da Liga Inglesa, enquanto disputou o título inglês até a última rodada, no último domingo.

Muitas vezes, finais de campeonatos são decididas por pequenos detalhes, heróis improváveis e lances incomuns. Mas a decisão da Liga dos Campeões entre Real Madrid e Liverpool pode ser definida pelo mesmo setor: o lado esquerdo do ataque espanhol e o direito do time inglês.

REAL MADRID

É justamente por ali que pode ser o “mapa da mina” para o time espanhol, não só por sua força neste aspecto, mas também pelas características mais ofensivas do lateral-direito do Liverpool, Alexander-Arnold, que costuma atuar mais avançado.

Benzema, de 34 anos, vive sua melhor versão, ainda mais completo, seja como artilheiro e como garçom. Ele já é o segundo maior goleador da história do Real Madrid, empatado com o ídolo Raul. Inteligente, se posiciona bem em campo, sabe usar o corpo e é tecnicamente privilegiado.

Ao seu lado, tem o fiel escudeiro Vinicius Junior, que é o brasileiro com mais gols nesta temporada entre as principais ligas europeias, superando Neymar, e maior garçom da equipe merengue, com 16 passes para gol. A velocidade e o drible muito acima da média o tornam uma arma perigosa. “Não falam de Vinicius como o melhor do mundo e ele é Top 5. Faz de tudo”, elogiou Benzema nesta semana.

O atacante apresenta boa movimentação, em especial, pelo lado esquerdo do ataque ou saindo da área. É justamente ali na esquerda o posicionamento de Vinicius Junior, que cresceu de rendimento com Ancelotti e vive sua melhor temporada na Europa. E qual o segundo time que mais atacou pelo lado esquerdo no Campeonato Espanhol? Real Madrid, com 42% das suas jogadas, segundo o site WhoScored.

Com o objetivo de criar espaços e desmontar a defesa adversária, Benzema também muitas vezes recua e cria superioridade numérica às costas dos meio-campistas rivais, gerando tabelas e triangulações. A movimentação inteligente é um de seus trunfos.

LIVERPOOL

O Liverpool se diferencia do Real Madrid em muitos aspectos, sendo um deles, a ocupação do campo de ataque, com sua linha de defesa quase na altura do meio-campo. A postura ousada de Klopp traz riscos e recompensas.

Essa linha alta do Liverpool, quando efetiva, faz com que boa parte do jogo seja disputada na defesa do adversário, o que, claro, traz benefícios. No entanto, deixa as costas de sua defesa com muito espaço para jogadores rápidos da equipe oponente explorarem. E, por isso, será justamente Vinicius Junior uma das grandes preocupações para o time inglês.

“Se você joga com uma linha alta, se você joga com muito espaço nas costas, se você quer manter o adversário longe do seu próprio gol, você precisa de velocidade na sua linha de defesa. E temos quatro jogadores com velocidade”, disse o assistente-técnico do Liverpool, Pep Lijnders.

Com uma linha alta e muita pressão, o oponente pode ter pouco tempo para contra-atacar, seja com toques rápidos ou lançamentos para aproveitar o espaço atrás da defesa do Liverpool. Uma das principais características do time inglês é a contrapressão, ou seja, a tentativa de retomar a bola o mais rapidamente possível depois de perdê-la.

Com a bola, algumas movimentações do ataque do Liverpool chamam a atenção. Salah na ponta direita ora explorando a linha de fundo, ora centralizando a jogada, com Mané fazendo o movimento contrário (do meio para a direita).

Outra jogada de perigo são os cruzamentos na área. Um dos especialistas na função é o lateral-direito Alexander-Arnold, que já deu 12 passes para gol em 32 partidas. O Liverpool tem no defensor inglês uma força ofensiva, especialmente, nos cruzamentos, lançamentos e inversões de jogo.

QUEM LEVA O TROFÉU PARA CASA?

O Real Madrid chegou a sofrer com oscilações no início da temporada, mas se organizou e cresceu de rendimento. Nos momentos de maior pressão do time na Liga dos Campeões, em que precisou lidar com cenários adversos, conseguiu viradas incríveis. Esse não é um dos times mais talentosos do clube na última década, mas é uma equipe difícil de ser batida.

Já o Liverpool ganhou a Copa da Inglaterra e a Copa da Liga Inglesa, além de ter ficado com o vice do Inglês. A equipe não perde há 18 partidas e vem forte para mais uma decisão continental. Essa pode ser a última final de Liga dos Campeões de Salah e Mané juntos, já que o senegalês é cotado para se transferir ao Bayern de Munique na próxima janela de transferências.

Por Estadão Conteúdo

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Esporte

Governo francês promete oferecer proteção à saúde mental dos atletas locais durante Olimpíada

A promessa foi feita pela ministra do Esporte da França, Amélie Oudéa-Castéra.

Publicado

em

Os atletas franceses na Olimpíada de Paris-2024 vão receber melhor proteção para sua saúde mental, com prioridade para conter o assédio online e o cyberbullying. A promessa foi feita pela ministra do Esporte da França, Amélie Oudéa-Castéra, e pela secretária de estado de Assuntos Digitais, Marina Ferrari, nesta sexta-feira.

Ao longo das últimas semanas, elas discutiram maneiras de garantir que a saúde mental seja prioridade dos atletas da casa durante os Jogos Olímpicos, que serão disputados entre o dia 26 de julho e 11 de agosto.

Oudéa-Castéra afirmou que a ameaça do cyberbullying à saúde mental se amplia quando atletas de alto nível estão continuamente no centro das atenções, como acontecerá durante a Olimpíada. “Os atletas, assim como muitos dos nossos cidadãos, estão expostos a esses riscos. Estamos implementando as ferramentas para ajudar nossos atletas, mas também nossos jovens e todos os franceses.”

Um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Esporte, Especialização e Desempenho da França (INSEP) mostrou que 15% dos atletas apresentaram sinais de ansiedade elevada ou depressão, sendo que os primeiros sinais de dificuldades psicológicas começam, em média, aos 17 anos.

Os fatores de risco já são bem conhecidos. Eles incluem estar longe da família por longos períodos de tempo, pressão dos torcedores, expectativas dos patrocinadores, reações de pessoas que perdem apostas, medo do fracasso e pressão constante para obter resultados. Esses fatores são ampliados pela exposição constante nas redes sociais.

O governo, então, estabeleceu planos para proteger mais a saúde mental. A partir de junho, o site France.sport, dedicado aos atletas de alto nível, terá uma seção chamada “Saúde Mental”, na qual os atletas podem acessar um guia com conselhos práticos e um questionário de autoavaliação. Eles também terão acesso a um psicólogo recomendado pelo INSEP. Os mesmos serviços continuarão após os Jogos e também estarão disponíveis para a comissão técnica.

O Ministro do Esporte prometeu trabalhar com outros ministérios para desenvolver e apoiar a profissão de coach mental, alguém que trabalha em estreita colaboração com os atletas para ajudar na sua preparação mental, a fim de melhorar o seu desempenho.

Entre outras medidas, na Vila Olímpica, no subúrbio de Saint-Denis, um oficial de salvaguarda da delegação olímpica e paralímpica francesa e três oficiais de assistência social (que são psicólogos treinados) estarão no local durante os Jogos. Eles oferecerão assistência aos atletas e funcionários que estejam com dificuldades de saúde mental e, se necessário, poderão ser mobilizados para apoiar os atletas que estão hospedados fora da Vila principal.

Foto Getty

Por Estadão

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Esporte

Ginasta da Espanha morre ‘repentinamente’ aos 17 anos vítima de meningite

María Herranz Gómez morreu aos 17 anos vítima de meningite.

Publicado

em

A ginasta espanhola María Herranz Gómez morreu aos 17 anos vítima de meningite. De acordo com informações da Câmara Municipal de Cabanillas del Campo, cidade na Espanha, a doença atingiu a atleta de ginástica de trampolim de forma abrupta, em 24 horas, e o óbito foi declarado no Hospital Universitário da cidade.

“María nos deixou repentinamente. A Câmara Municipal de Cabanillas del Campo deseja expressar o mais profundo pesar e dor por uma circunstância tão trágica, e envia as mais profundas condolências a todos os familiares e amigos de María”, escreveu o órgão em nota. A cidade também decretou luto oficial de dois dias.

María representou a seleção espanhola na Copa do Mundo de ginástica de trampolim, que ocorreu em Birmingham, na Inglaterra, em novembro do ano passado. A jovem também competiu no Campeonato Espanhol.

A Federação Espanhola de Ginástica lamentou a morte da jovem. “Nossas mais profundas condolências à família e amigos. A ginástica espanhola sempre se lembrará de você”, disse a entidade nas redes sociais.

Foto Shutterstock

Por Estadão

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Esporte

São Paulo contrata técnico argentino Zubeldía

Publicado

em

O São Paulo contratou o técnico argentino Luis Zubeldía para comandar o time até o fim de 2025.

Ele treinou o LDU de Quito no ano passado, conquistando a Copa Sul-Americana contra o Fortaleza.

O anúncio deve ser feito nas próximas horas. O acordo já foi selado, mas ainda falta assinar o contrato. O clube e o empresário do treinador estão acertando detalhes burocráticos.

O presidente do São Paulo, Julio Casares, fez uma reunião de mais de uma hora por Zoom com Zubeldía na tarde de quinta (18). O técnico estava na Argentina.

Zubeldía, que tem 43 anos, sempre foi a primeira opção do São Paulo, que chegou a sondá-lo de forma indireta no começo do ano para susbstituir Dorival Junior, que foi para a seleção brasileira.

O empresário dele sinalizou, no entanto, naquele momento, que o treinador ainda queria ficar mais tempo fora do mercado. Ele tinha se desligado havia pouco tempo do LDU de Quito, do Equador. E Thiago Carpini foi contratado, para ser demitido na quinta (18), depois de apenas quatro meses no comando do time e uma sucessão de fracassos.

Neste domingo (21), contra o Atlético-GO, pelo Brasileiro, o tricolor deve ser comandado pelo auxiliar fixo Milton Cruz. O argentino deve acompanhar a partida da tribuna.

A tendência é de a estreia ser contra o Barcelona, no Equador, na quinta, pela Libertadores.

Além do LDU, Zebeldía já treinou clubes como o argentino Lanús, onde também foi jogador, Barcelona (Equador), Racing (Argentina), Cerro Porteño (Paraguai) e Alavés (Espanha).

Carpini foi demitido depois da derrota de 2 a 1 para o Flamengo pelo Campeonato Brasileiro na noite de quarta (17).

Anunciado no início de janeiro como substituto de Dorival Junior, ele comandou o São Paulo em apenas 18 jogos, com sete vitórias, seis empates e cinco derrotas, com aproveitamento de 50%.

Fonte:  FOLHAPRESS

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!