Conecte-se Conosco

Pernambuco

Recife: Apoio de Paulo Rubem Santiago à Marília Arraes(PT), abre crise no PSol

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

O professor universitário e ex-deputado federal Paulo Rubem Santiago, que é filiado ao PSol, divulgou, nesta segunda-feira (13), uma carta aos militantes, filiados e simpatizantes do partido explicando as razões pelas quais, apesar de a sigla ter desistido de lançar um candidato a prefeito no Recife, pretende manter sua postulação ao cargo. Na última terça-feira (07), em reunião plenária, a agremiação decidiu apoiar a candidatura da deputada federal Marília Arraes (PT) à prefeitura da capital pernambucana.

No texto distribuído aos meios de comunicação locais, Paulo Rubem conta que lançou-se ao páreo ainda em 2019, ao lado de outros dois pré-candidatos da sigla, Severino Alves, presidente estadual do PSOL; e Zé Gomes, que deixou a disputa pouco depois para apoiar o ex-parlamentar. Diante do cenário, conforme as regras do partido, deveriam ser realizadas prévias nos dias 18 e 19 julho para que, entre as opções postas, fosse escolhido o nome que representaria o PSol nas urnas neste ano.

“Até recentemente, com sete membros em sua composição, o DM (diretório municipal) Recife tinha três membros identificados com a minha candidatura, três com a de Severino Alves e um defensor de candidatura própria, João Andrade, da Corrente Interna Primavera Socialista, até então sem manifestar preferência por nenhum dos nomes. Eis que, dias antes da reunião para decidir a organização das prévias, ofício vindo de São Paulo, da direção da Corrente Primavera Socialista, destitui João Andrade de sua posição no DM Recife e indicando outro militante que, de forma diversa dos votos das chapas obtidas na convenção municipal realizada em 2017, passa a integrar o grupo defensor da outra pré-candidatura, que assim passou a ter quatro dos sete votos do Diretório Municipal do Recife”, relatou Paulo Rubem.

Em reunião partidária realizada no último dia 7, Severino Alves retirou sua pré-candidatura e “apresentou proposta de coligação com candidatura externa ao PSol”, o que, caso fosse aceito, derrubaria a possibilidade de uma postulação própria. Na ocasião, quatro dos sete membros do DM concordaram com a ideia do presidente estadual do partido e os demais se abstiveram. “Como entendiam que haveria prévias e que a tese vigente era de apresentarmos candidatura própria, a ser definida pela maioria dos filiados em convenção, os outros três membros do Diretório se recusaram a votar as alterações sugeridas por Severino Alves”, disse o docente, afirmando, contudo, que não aceita a cassação da sua postulação.

“Contra a sucessão de atos antidemocráticos antes relatados, decidi manter minha pré-candidatura, candidatura coletiva que defende paridade em todas as instâncias da campanha, na chapa proporcional e para o governo da cidade, que expressa a voz dos que defendem um partido com autonomia política e independência de classe para decidir seus rumos na direção de uma frente de esquerda, por uma cidade com igualdade, direitos individuais e sociais e participação popular em sua gestão”, cravou Paulo Rubem.

Severino Alves classificou as declarações do correligionário como “choro de perdedor”. O presidente do PSol afirmou, ainda, que a aliança do partido com Marília é “martelo batido e ponta virada” e que a sigla não vai mudar sua decisão apenas por esse ser o desejo de Rubem.

“Eu não sei qual o interesse que Paulo Rubem tem na manutenção desse desgaste público. Para mim, isso é choro de perdedor, coisa de quem perdeu a disputa internamente e não quer aceitar. Ele fala que o partido não tem democracia interna, mas a composição atual do PSOL é fruto de um processo democrático, de uma votação. Ele sabe que as prévias só seriam realizadas se a tática do partido fosse de lançamento de candidatura própria, mas já decidimos pelo apoio, junto com outros partidos de esquerda, da candidatura de Marília Arraes. Isso é prego batido e ponta virada. Até no partido ele está isolado, pois os três membros do diretório que não foram favoráveis à aliança se abstiveram, não concordaram com a candidatura dele”, disparou o dirigente partidário.

Na última semana, através da sua conta no Twitter, o presidente nacional do partido, Juliano Medeiros, disse, após citar o apoio do partido em Pernambuco à candidatura de Marília, que “no PSOL quem dá a última palavra são os municípios” e que respeita “a realidade local”. Com informações do Jornal do Commercio.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Pernambuco

Vice-prefeito de Granito rompe com o atual prefeito diante de acordos políticos desfavoráveis à população

Publicado

em

Em um momento crucial para a política do município de Granito, o vice-prefeito Thaylan Geraldo anunciou sua decisão de se afastar da gestão liderada pelo prefeito João Bosco.

Este movimento ocorre em meio a concretização de um acordo político, feito pelo atual prefeito, que visa eliminar qualquer voz que discorde das decisões e consolidar o poder em mãos de um único grupo. Isso porque os dois principais grupos políticos da cidade decidiram se unir para calar qualquer tipo de oposição às suas decisões. Há rumores de que o atual prefeito já tenha um sucessor em mente, com planos já traçados para as próximas eleições.

Para Thaylan, este rompimento vai além de uma simples divergência política. Sua saída visa defender os valores democráticos e abrir espaço para uma nova frente de oposição. Com ele, algumas lideranças políticas se unem em apoio, formando um grupo determinado a representar os interesses dos granitenses.

O vice critica o acordo político em questão, classificando-o como uma ameaça à democracia e aos anseios da população de Granito. Para Thaylan, a união dos grupos políticos, com supostos acordos prévios para futuras eleições, levanta preocupações quanto à diversidade de opiniões e à representatividade democrática dentro do atual governo.

Por Pauta de Hoje

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Presidente do TJPE anuncia desistência da “calçada da fama” do judiciário

Publicado

em

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Ricardo Paes Barreto, anunciou a desistência da “calçada da fama do judiciário”. O projeto, revelado no programa de João Alberto, transmitido no último sábado, na TV Jornal, ganhou uma repercussão nacional negativa nessa terça-feira (23).

A ideia seria criar um “memorial” com o nome e a mão dos ex-presidentes do TJPE gravados na calçada do órgão, situado no bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife. Em comunicado, Paes Barreto afirmou que a ideia foi afastada antes mesmo do programa ir ao ar.

“Diante de repercussão sobre entrevista minha em João Alberto, esclareço que a fala foi uma sugestão que recebi no começo da gestão, como tantas outras, e achei interessante. A reportagem foi gravada há muitos dias, e há muito a ideia foi afastada, pois nós já temos nossa galeria de ex-presidentes. Agir com transparência e boa fé fazem sempre parte de minha atuação como pessoa e gestor”, disse o presidente do TJPE.

Já o diretor geral do Tribunal, Marcel Lima, declarou que “não houve, nem há projeto tramitando, no âmbito administrativo do Poder Judiciário de Pernambuco, projeto oficial para colocação de peças ou homenagens de qualquer natureza nas calçadas que circundam os imóveis do Tribunal”.

(Imagens: Sheila Wanderley/Divulgação)

Por JC

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Repercussão negativa deve fazer TJPE recuar de ideia de “calçada da fama” para desembargadores

Publicado

em

A repercussão negativa em todo o país e o consequente desgaste da imagem da instituição devem levar o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Ricardo Paes Barreto, a voltar atrás no anúncio da construção de uma calçada da fama com os moldes das mãos dos 52 desembargadores do TJPE.

Essa é a expectativa de magistrados com quem o blog conversou. Eles se mostraram surpresos com a iniciativa, aparentemente idealizada e anunciada sem consulta aos desembargadores do TJPE, que certamente desaprovariam a ideia, pelo ridículo que representa.

Há informações de que o colegiado do Tribunal pode se reunir nesta quarta-feira para discutir uma saída honrosa para o recuo, certamente constrangedora, qualquer que seja. Quando e como anunciar a desistência da calçada da fama são a encruzilhada em que se encontra o TJPE.

Uma curta nota à imprensa é uma das saídas possíveis, apurou o Blog. O estrago, no entanto, foi enorme.

Por Ricardo Antunes

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!