Conecte-se Conosco

Educação

Recife inscreve para mais de 7 mil vagas em escolas municipais

Publicado

em

Resultado de imagem para alunos escola publica recife

rede municipal de ensino do Recife abre, nesta segunda-feira (26), uma nova etapa de reserva de vagas nas escolas, creches e creches-escolas públicas. São 7.725 vagas que sobraram após a primeira etapa da matrícula. Os responsáveis devem fazer a reserva da vaga até a sexta-feira (30), exclusivamente pela internet.

O próprio site de cadastro mostra quais as escolas mais próximas que ainda têm vagas disponíveis – através da internet, é possível consultar o mapa disponível no site de matrícula. O responsável deve anotar o número do comprovante da reserva de vaga para levar à escola na fase de confirmação de matrícula, junto com a documentação.

Ao fazer a reserva pela internet e confirmar a unidade de ensino escolhida no site, a vaga fica reservada, mas o responsável pelo estudante deve comparecer à escola ou creche para levar os documentos, comprovar os dados colocados no cadastro e fazer a confirmação presencial da matrícula, entre os dias 02 e 06 de janeiro.

Ao fazer a reserva da vaga, também é preciso informar se o estudante tem algum tipo de deficiência. Os alunos surdos devem priorizar a matrícula nas sete escolas que têm salas bilíngues, onde eles vão aprender Libras como primeiro idioma e português como segunda língua. Dessa forma, eles terão aulas de todas as disciplinas com professores que sabem Libras, eliminando a necessidade de intérprete.

As escolas municipais que têm salas bilíngues são: Padre Antônio Henrique (Derby), Mário Melo (Campo Grande), Rozemar de Macedo Lima (Casa Amarela), Vila Santa Luzia (Cordeiro), Governador Miguel Arraes de Alencar (Estância), Cristiano Cordeiro (Cohab/Ibura) e Karla Patrícia (Boa Viagem).

Ao todo, foram disponibilizadas para o próximo ano letivo 20.732 vagas para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). Destas, quase 13 mil foram reservadas no primeiro período de matrícula.

Documentação para matrícula
A confirmação presencial da matrícula acontece entre os dias 2 e 6 de janeiro, quando o aluno ou responsável devem comparecer à escola com documento de transferência da escola de origem, duas fotos 3×4 recentes e cópias da certidão de nascimento ou RG, da carteira de vacinação, cartão do SUS e comprovante de residência.

Os beneficiários do Bolsa Família também devem levar cópia do Número de Identificação Social (NIS). Os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) ainda devem apresentar o CPF, pois precisarão dele para retirada do Passe Livre Recife, que dá direito a 70 passagens de ônibus por mês.

Acesso à internet
As pessoas que tiverem dificuldade de acesso à internet, podem se dirigir a uma das 36 escolas municipais de Anos Finais do Ensino Fundamental ou em uma das 18 Unidades de Tecnologia na Educação (Utecs). Esses polos de matrícula funcionam de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e os endereços estão disponíveis no site da matrícula.

Em caso de dúvida, os estudantes e responsáveis podem ligar para o 0800.200.6565, de segunda a sexta. Outra opção é enviar e-mail para matriculaonline@recife.pe.gov.br.

(Do G1 PE)

Educação

Editores de livros sugerem propostas para retomar aumento de leitores

Publicado

em

Com a assinatura do decreto que regulamenta a Política Nacional de Leitura e Escrita na quinta-feira (5) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a discussão em torno de propostas é retomada no setor. O presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), Dante Cid, defende que se combine a distribuição de livros em formato digital e impressos para aumentar o número de leitores espontâneos no país. 

A regulamentação possibilitará ao governo federal criar um novo Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL), buscando reverter a queda de leitores dos últimos anos.  A última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em 2020, aponta uma perda de 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019. O levantamento foi elaborado pelo Instituto Pró Livro e o Itaú Cultural.

Para motivar a retomada do interesse pelos livros, o representante da Snel enfatiza que experiências feitas em escolas no exterior, em países como a Suécia, podem orientar o Brasil em relação a essa questão. Ele comenta que instituições que adotaram apenas o modelo digital obtiveram resultado pior na assimilação dos conteúdos por parte dos alunos.

Apesar dessa constatação, Cid considera que a versão eletrônica pode ser uma solução para locais em que o transporte de volumes é complicado e para ampliar o acesso a livros especializados. Como exemplo, cita a categoria dos livros técnico-científicos que compuseram bibliotecas digitais e puderam, assim, serem lidos, como observou em sua própria vivência com uma editora. Isso poderia ser complementado pela biblioteca física.

“Grande parte das classes socialmente desfavorecidas está em municípios de grande acesso. A gente sabe da dificuldade dos jovens para chegar à escola e ao trabalho, de transporte. Para o livro chegar a eles, é igualmente difícil. A gente sabe que o Ministério da Educação sempre trabalha com a disponibilização do livro digital”, lembra, sugerindo que a pasta trabalhe em conjunto com os Ministérios das Cidades e da Cultura.

“A gente pode ter um mix de soluções: bibliotecas físicas em municípios tradicionais e, em municípios com acesso mais complicado, ter um conjunto de produtos impressos que chegam paulatinamente, junto com livros digitais de disponibilidade imediata”, adiciona.

Fonte: Agência Brasil

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Educação

PF prende cinco candidatos por tentarem fraudar concurso da UFRPE

Publicado

em

A Polícia Federal realizou a prisão em flagrante de cinco candidatos tentando fraudar o concurso público da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O caso aconteceu neste domingo (8), no Recife.

Segundo nota da Polícia Federal (PF), os suspeitos estavam utilizando equipamentos de recepção de sinais de radiofrequência, popularmente conhecidos como ponto eletrônico.

Além disso, um dos presos estava usando documento falso e se passando por outro candidato.

Os agentes esperaram o final das provas para realizar as apreensões ainda dentro das universidades. De acordo com a polícia, foram acionados cerca de 14 policiais federais para a operação, que foi feita através do Setor de Inteligência Policial (SIP) e pela Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários (Delefaz).

Segundo a PF, quatro desses suspeitos pagaram fiança e vão responder em liberdade. Já o que estava usando documento falso, está passando por audiência de custódia até o momento que essa matéria está sendo escrita.

A PF também informou que vai prosseguir com a investigação buscando identificar outros envolvidos, confirmar o modus operandi dos investigados, além de identificar e localizar os fornecedores dos equipamentos do crime.

Foto: Divulgação/Polícia Federal

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Educação

Concursos: Lula sanciona lei com novas regras. Veja o que muda

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assina, nesta segunda-feira (9/9), a sanção do Projeto de Lei n° 2258/2022, que estabelece regras gerais para concursos públicos. O texto, que tramitou no Congresso Nacional durante 20 anos, foi aprovado no Senado, em agosto, e busca modernizar as normas para a realização dos certames.

O projeto prevê, entre outros pontos, a possibilidade de aplicação das provas total ou parcialmente à distância, pela internet. Segundo o texto, essa modalidade pode ser aplicada desde que seja garantida a igualdade de acesso aos candidatos. Esse trecho ainda precisa ser regulamentado pelo Executivo.

O novo marco vale apenas para concursos federais, excluindo seleções para a magistratura, Ministério Público, e empresas públicas que não dependam de recursos federais para despesas com pessoal e custeio. Estados, municípios e Distrito Federal podem criar suas próprias normas.

As regras passarão a valer quatro anos após a sanção da lei.

Por Metropoles

Foto Luh Fiuza / Metrópoles

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!