Conecte-se Conosco

Pernambuco

Recife: TRE-PE confirma voto duplo em Boa Viagem e diz que já tomou providências

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

O caso, já solucionado pela juíza eleitoral que se dirigiu o local de votação, foi um descuido do mesário ao registrar o nome e o ano de nascimento de dois eleitores

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) repassou mais informações sobre um “voto-duplo” ocorrido na seção 62 – no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife – localizada no Colégio Santa Maria. Segundo o TRE-PE, foram registradas duas situações neste sentido na mesma seção eleitoral, provocada por um descuido do mesário ao registrar o nome e o ano de nascimento do eleitor, por se tratar de um caso homônimo (quando o nome e a data de aniversário são iguais).

(Correção: ao ser publicado, este texto dizia que o TRE negava a ocorrência do voto duplo em Boa Viagem. Às 16h15 deste domingo (28), a informação foi corrigida após novo pronunciamento do Tribunal.)

“Quando há falha na impressão digital, após a quarta tentativa, a senha de liberação é o ano de nascimento. Se a consulta for só pelo título é mais fácil, mas quando o eleitor leva a identidade, pode ocorrer esse descuido se não houver atenção. O mesário não verificou os outros dados, como a data de nascimento completa, o nome da mãe e outras informações que diferenciam um eleitor do outro”, esclarece o assessor-chefe da Corregedoria do TRE-PE, Orson Lemos.

Ainda segundo o assessor-chefe, o caso foi registrado em ata, a mesária foi afastada e o Ministério Público, de posse da ata, às 17 horas, no final da votação, vai fazer as devidas apurações. “Nós temos 6,5 milhões de eleitores, mais de 80 mil mesários. Foi um erro humano que será apurado pelo Ministério Público, que é o órgão competente para apreciar o caso. A juíza já identificou, com os eleitores presentes na seção, que não houve prejuízo para nenhum dos eleitores”.

“A juíza eleitoral foi até o local, registrou em ata e verificou os homônimos. O primeiro eleitor a votar viu que os dados no comprovante não eram o seu e retornou ao local. Já o segundo eleitor, quando foi votar, a urna informou que ele já havia votado. Então houve uma troca de comprovante e ele foi autorizado a votar. O caso foi solucionado”, disse Lemos. A demora no procedimento ocasionou fila e a informação sobre o “voto duplo” foi facilmente repassada.

Ainda segundo o órgão, a Corregedoria está fazendo monitoramento de outros quatro possíveis casos de homônimos pelos colégios eleitorais no Estado, mas é necessário identificar os eleitores para fazer a correção. (Do blog da Folha – Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Pernambuco

MPPE recomenda cumprimento de planos para atingir metas de vacinação

Publicado

em

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou aos promotores de Justiça que adotem as providências necessárias para o poder público elaborar e implementar o plano de ação e cumprir a cobertura vacinal obrigatória segundo o Programa Nacional de Imunização.

A recomendação partiu, na terça (16), do procurador-geral de Justiça, Marcos Carvalho.
Conforme a medida, os promotores devem  articular e realizar, com os setores de comunicação, educação, saúde, líderes religiosos e comunitários de suas comarcas, campanhas locais de engajamento da sociedade para o cumprimento das metas de cobertura vacinal.
Ele precisam, ainda, cobrar que haja mobilização e capacitação dos profissionais de saúde que atuam na imunização da população.
Outro ponto importante é a busca ativa de crianças e adolescentes não vacinados, com a adoção de medidas de conscientização junto aos responsáveis legais.
Segundo o MPPE, “é preciso ainda intensificar a vacinação de rotina, com o cumprimento do Calendário Nacional de Vacinação do ano corrente, inclusive com adoção de estratégias adicionais, a exemplo de horário estendido do atendimento, agendamento da vacina, “Dia D” da vacinação, tudo com ampla divulgação”.
Justificativa
Segundo a recomendação, “a vacinação constitui uma das medidas mais importantes e eficazes formas de controle e prevenção de doenças, considerada uma política de saúde pública efetiva e de baixo custo benefício”.
Fonte: DP

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Veja as vagas de emprego para esta quarta-feira, 17 de Abril de 2024

Publicado

em

As agências do Trabalho de Pernambuco divulgam, diariamente, quadros das vagas com oportunidades de trabalho em unidades espalhadas pelo estado, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Sertão.

Para se candidatar, é necessário agendar previamente o atendimento através do site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), onde também há os endereços e telefones de todas as agências.

Confira o quadro de vagas completo clicando aqui

Agende atendimento através do  site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Município de Carnaíba conquista 2º lugar no Prêmio Prefeitura Empreendedora do Sebrae-PE

Publicado

em

O projeto “Gestão da Água e Desenvolvimento Rural Sustentável no Pajeú”, de Carnaíba, alcançou uma posição de destaque, conquistando o 2º lugar na categoria Empreendedorismo Rural do renomado prêmio Prefeitura Empreendedora, promovido pelo Sebrae-PE.

A certificação foi feita na tarde desta segunda-feira (15), durante o 7º Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), no Centro de Convenções, em Recife. Representando o prefeito, que não pode comparecer à cerimônia, o secretário de Agricultura, Anchieta Alves, recebeu o prêmio, acompanhado do agente de Desenvolvimento Gerson Plácido e da jornalista Maria Brassan.

O projeto celebra o êxito da construção de barragens, que resultou na perenização do Rio Pajeú, permitindo que agricultores familiares tenham água o ano inteiro para irrigar suas plantações. Além da água, os agricultores também contam com assistência técnica permanente e muitos deles foram beneficiados com sistemas de irrigação por gotejamento.

As iniciativas integradas da Prefeitura de Carnaíba, por meio das secretarias de Agricultura e Infraestrutura, têm sido um catalisador para o aumento da renda dos agricultores. Agora, eles podem realizar colheitas múltiplas ao longo do ano, superando a dependência histórica do ciclo de chuvas.

A certificação concedida pelo Sebrae e pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), ambas instituições de grande prestígio nacional, não apenas enaltece o trabalho realizado, mas também evidencia o compromisso de Carnaíba com o fomento do empreendedorismo local. As ações em prol do pequeno produtor não só fortalecem a economia local, mas também promovem o bem-estar de toda a comunidade carnaibana.

Por Marcello Patriota

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!