Conecte-se Conosco

Brasil

Reflexão sobre a importância da vida e uma análise da depressão e o suicídio na nossa sociedade

Publicado

em

Nas últimas décadas, observa-se o crescimento considerável de casos de depressão e suicídio no Brasil. Os números são especialmente preocupantes entre os jovens. Em um período de 28 anos, houve um aumento de 30% ,nos casos de suicídio, taxa maior do que a média das outras faixas etárias. A taxa cresce por uma conjunção de fatores.

“A sociedade está cada vez menos solidária, o jovem não tem mais uma rede de apoio. Além disso, é desiludido em relação aos ideais que outras gerações tiveram”, afirma Neury Botega, psiquiatra da UNICAMP. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está em oitavo lugar dentre, os países com maior número de suicídios, atrás de Índia, China, Estados Unidos, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Paquistão. Em 2013, contabilizou 11.821 suicídios ,(9.198 do sexo masculino e 2.623 do sexo feminino). Em taxas relativas (mortes por cem mil habitantes), o Rio Grande do Sul tem a maior taxa, com 10,2, seguido de Roraima, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, conforme levantamento do Ministério da Saúde, abarcando o período de 2006 a 2010.
O Brasil é signatário do “Plano de Ação sobre Saúde Mental 2013-2020” da Organização Mundial da Saúde, que busca a redução da taxa de suicídio em 10%, até 2020; no entanto, nos últimos dez anos, o número de suicídios no país tem aumentado, o que tem preocupado o governo.

A depressão sempre existiu na existência humana, mas com o passar do tempo e até chegar os dias atuais, tem sido uma podologia que tem tirado a vida de muitos brasileiros, onde o qual o Brasil é o 8° no ranke mundial de suicídios e casos de depressão, graus de um a três de depressão,( leve, moderada ou grave) o paciente apresenta um rebaixamento de humor, redução da energia e diminuição de atividades. Existe alteração da capacidade de experimentar o prazer, perda de interesse pela vida, observa em geral problemas no sono, diminuição do apetite. Existe uma alta diminuição autoestima e auto confiança em si mesmo, ideias de culpa ou de idignidade, mesmo ocorrendo nas formas mais leves. O humor depressivo varia diariamente conforme as circunstâncias do dia vivido. Em alguns momentos deseja apenas dormir, para não se ver a realidade. Como mencionado no início do texto, que os sintomas apresentados pelo paciente permitem determinar, os três graus da depressão.

Muito se tem estudado sobre essa patologia que a cada dia atinge mais a nossa sociedade, independente da idade de cada pessoa, crianças que tem, de certa forma uma prenuncia de um quadro depressivo, na maioria das vezes são crianças que sofrem bulling muitas das vezes por não ter o padrão de beleza dito pela sociedade, outras pessoas sofrem pela falta de emprego, dívidas e amores mal resolvidos. São vários fatores que levam a uma pessoa chegar nesse estado depressivo. A mudança de humor é gradual em alguns casos onde se nota o afastamento da pessoa do seu ciclo social. Em muitos casos de depressão as pessoas vão buscar auxílio em drogas lícitas ou ilícitas, álcool, cocaína, heroína, o mais comum é o álcool que é de fácil acesso, eles convive com grandes perturbações, muito dolorosas com níveis diferentes de comportamento. O suicídio ocorre muitas das vezes, quando estas pessoas se acham no fundo do poço, este é, outro processo, quando ocorre acaba destruindo não só, a pessoa que se matou, mas toda a família da vítima deixando sequelas irreparáveis, podendo ocorrer até outra morte da família também por suicídio por não aceitar a morte precoce de um irmão, pai ou mãe. Estamos vivendo tempos muitos difíceis, devido ao um individualismo exacerbado por conta dos meios de comunicação, novas tecnologias, não que as mesma não tragam só malefícios, pelo contrário essas inovações tecnológicas ajuda muito as pessoas, mas tem esse lado que a cada dia perdemos o sentido de viver. É preciso se socializar mais, buscar ajuda, mesmo que muitos achem que é, só um momento difícil, que vai passar. O depressivo pode ser uma pessoa passiva, indecisa e muitas vezes com tendência suicída. A morte pode ser um pensamento de opção de saída desse sofrimento. Muitas vezes a pessoa só faz as coisas que são rotineiras, não inovam, não tentam nada diferente, e desiste de continuar tentando com facilidade.

Os profissionais como psicólogos e psiquiatras não tratem seu pacientes como meros objetos, mas sim como seres humanos iguais a todos, pois isto é, muito importante na cura do paciente, é preciso preservar o espaço vivido, isto é, aquele espaço de uma reunião familiar. Por mais que seja difícil o problema que, a pessoa depressiva esteja passando, é preciso preservar a vida. Problemas são gerados pela vivência social, onde não há como não ter os mesmos, mas é preciso seguir em frente, a vida não deve ser enterrompida pelas nossas próprias mãos, mas sim pelo o tempo e espaço vivido a cada dia.” Depressão” é uma doença, não é uma crise existencial, nem “frescura,”nem falta do que fazer. Trata-se de um quadro clínico com características diferentes da tristeza ou dificuldade em lidar com os obstáculos.

Portanto, não julgue uma pessoa sem conhecer realmente o que se passa na sua vida. As vezes a causa do sentimento é da tristeza pode ser mais complicada do que se imagina.
In memória a JOEL PEREIRA DA SILVA.

Por Romi da Silva pereira – Geógrafo

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Brasil

Projeto de Lei apresentado por Eduardo da Fonte isenta IPI para taxistas, motoristas de aplicativo e pessoas com deficiência na compra de automóveis até 2026

Publicado

em

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) protocolou um projeto de lei (PL 4210/21) que prorroga a isenção de IPI até 2026 na compra de automóveis por taxistas, pessoas com deficiência física e inclui motoristas e entregadores de aplicativo na isenção do imposto. O projeto também conta com o apoio do vice-presidente estadual do PP, Lula da Fonte.

“Precisamos atualizar a legislação para que ela contemple a realidade dos brasileiros. A pandemia empurrou muita gente para o mercado informal e nós temos que olhar por essas pessoas. Temos que garantir o benefício para quem já tem direito e ampliar para contemplar também os pais e mães de família que encontraram nos aplicativos uma maneira honesta de trabalho”, explicou Eduardo da Fonte.

Atualmente, a isenção do IPI está prevista na Lei 8989/95 e pode reduzir o custo de um veículo de 7% a 25%, dependendo da motorização do automóvel.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Brasil

Terceiro caso da variante ômicron no Brasil é confirmado em São Paulo

Publicado

em

A Secretaria da Saúde de São Paulo confirmou hoje o terceiro caso da variante ômicron do novo coronavírus no estado e também no Brasil.

O caso é de um homem de 29 anos que, vindo da Etiópia, desembarcou no Aeroporto de Guarulhos (SP) no último sábado (27). Ao chegar em solo brasileiro, o passageiro foi testado e, em seguida, diagnosticado com a covid-19.

A identificação de que o homem estava infectado com a variante ômicron foi feita pelo Instituto Adolfo Lutz, ligado ao governo de São Paulo.

Ainda de acordo com a Secretaria da Saúde, o homem tomou as duas doses da vacina da Pfizer contra a covid-19 e está em “isolamento domiciliar”, em Guarulhos, desde que chegou ao Brasil, estando, até hoje, assintomático.

O anúncio do terceiro caso vem após, ontem, São Paulo ter confirmado os dois primeiros casos de infectados pela ômicron em solo brasileiro: um casal que, vindo da África do Sul, desembarcou em Guarulhos na semana passada.

O casal, composto por um homem de 41 anos e uma mulher de 37, apresentou apenas sintomas leves da covid-19 e foi orientado a ficar em isolamento domiciliar, segundo a pasta estadual da Saúde.

Tanto o homem como a mulher se vacinaram contra a covid-19 — ambos receberam, na África do Sul, a dose única da Janssen contra a covid-19, segundo a Secretaria da Saúde do município de São Paulo.

Por:Blog Alvinho Patriota

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Brasil

Ômicron leva São Paulo a reavaliar liberação de máscaras

Publicado

em

O governo do estado de São Paulo fará uma nova avaliação sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos, após o diagnóstico de um casal vindo da África com a variante Ômicron do coronavírus. A previsão é que Comitê Científico emita um parecer na próxima semana.
A flexibilização havia sido anunciada no último dia 24, baseada em dados do avanço da vacinação e do cenário epidemiológico, e passaria a valer a partir de 11 de dezembro. O governo reforça que, independentemente da decisão do comitê, o uso das máscaras continuará obrigatório em ambientes fechados e no transporte público.
O estado de São Paulo tem, atualmente, 75,8% da população com esquema vacinal completo. Quando considerada apenas a população adulta, o percentual é de 93,7%.
Por:Diario de Pernambuco

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda

Trending