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Mundo

Resultado das eleições definirá política externa dos Estados Unidos

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Os reflexos da eleição que definirá, nesta terça-feira (5), quem será o futuro presidente dos Estados Unidos (EUA) vão muito além das fronteiras norte-americanas, tamanha influência que a maior potência militar do mundo tem no cenário externo.

Especialistas ouvidos pela Agência Brasil avaliam que tal influência não se restringe às atuais áreas de conflito na Europa e no Oriente Médio. Brasil, América Latina e China também aguardam ansiosamente o desfecho da disputa entre a democrata Kamala Harris, atual vice-presidente dos EUA, e o republicano Donald Trump, que presidiu o de 2017 a 2021, para traçar, de forma mais precisa, seus planos estratégicos na relação com o próximo governante norte-americano.

O pesquisador do Instituto Nacional de Estudos sobre os EUA (Ineu) e professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), Roberto Goulart Menezes, explica que, para o Brasil, efeitos mais significativos poderão ocorrer caso o vencedor das eleições seja o republicano.

Risco Trump

“Trump, se eleito, será um presidente de extrema direita que tenderá a reforçar laços e vínculos com a extrema direita de países latino-americanos. Algo preocupante, pois não ocorre há uns 15 anos, é o risco de ele promover, na região, candidaturas contrárias à democracia, tanto na América da Sul como na América Latina em geral”, disse à Agência Brasil o pesquisador, que tem doutorado em ciência política pela Universidade de São Paulo (USP).

Professor do Departamento de História da UnB, Virgílio Caixeta Arraes avalia que, independentemente de quem vencer a eleição, a relação com o Brasil será a mesma: “teremos importância secundária para os EUA”, disse Arraes. “Com exceção de poucos países da América Latina e Caribe, como México, Venezuela, Colômbia ou Cuba, por motivos diferentes, a atenção de Washington para a região é menor que a de outras localidades do planeta, como o Oriente Médio ou o sudeste asiático.”

China

Para Goulart Menezes, do Instituto Nacional de Estudos sobre os EUA, é possível que os Estados Unidos façam maior pressão nos países portuários da América do Sul, a fim de dificultar a entrada de produtos chineses e, consequentemente, a ampliação da influência política chinesa na região.

A tendência é que, independentemente de quem for o vencedor, seja mantida a política de pressão sobre a China, disse o professor.

Nesse sentido, diante dos avanços da China na América Latina e, e especial, na América do Sul, os EUA têm considerado arriscada a presença daquela potência na região. Portanto tenderá a fazer pressão em países portuários como Brasil e Peru, na tentativa de afastar os chineses comercial e politicamente”, disse o pesquisador.

Retórica da segurança

Segundo Goulart Menezes, todas essas questões – econômica, comercial, política e até mesmo ambiental – resumem-se à mesma tese argumentativa, por parte dos norte-americanos: riscos à própria segurança.

“O tema que mais mobiliza os EUA ainda é o da segurança. Até porque eles costumam pegar temas que nada têm a ver com segurança e tratam de criar uma associação. É o caso, por exemplo, da migração e das drogas. Ao abordarem os temas dessa forma, os EUA sempre responsabilizam outros governos e, de alguma forma, dizem que implicam riscos à segurança do país”, argumentou Menezes.

“No caso da relação com o Brasil, que tem como tema chave de suas políticas a questão ambiental, esta também vira uma questão de segurança. Se o Trump vencer, retomará a retórica negacionista, associando a pauta ambiental à economia. Portanto, de segurança para os EUA. Veja bem: ele [Trump] não trata o tema ambiental como uma questão de sobrevivência ou de crise climática, mas como meio para aumentar o potencial econômico dos EUA”, acrescentou.

Na avaliação do historiador Caixeta Arraes, a China é uma pedra no sapato dos EUA. A forma de lidar com a situação, tanto da candidata democrata Kamala quanto do republicano Trump, é uma questão de intensidade a ser aplicada em cada situação a ser enfrentada.

“Com a China, apesar de os dois países vivenciarem meio século de aproximação, o quadro não é animador porque o avanço de Pequim no mercado internacional e na geopolítica regional incomodam Washington, haja vista aliados como Tóquio, ou Seul, ou Taipé, por exemplo”, disse o historiador.

“Contudo, nenhum dos dois partidos tem de fato política efetiva de contenção ao crescimento da China. Ora apela-se a direitos humanos, ora à questão ambiental, ou ainda a regras comerciais internacionais, ou então à tensão militar. A diferença entre os dois partidos é na calibragem dos componentes do poderio à disposição”, disse o historiador.

Guerras

Dois conflitos chamam de forma mais intensa a atenção na política externa estadunidense: o de Israel, parceiro estratégico dos EUA, contra a Palestina e contra o Líbano; e aquele entre Rússia e Ucrânia.

“No Oriente Médio, a política dos EUA é uma política de Estado. Não de governo. Portanto, não se alterará nenhuma linha geral, a despeito do partido político vencedor”, destacou Caixeta Arraes.

Opinião semelhante sobre o conflito no Oriente Médio tem Goulart Menezes. Segundo o pesquisador, com relação a esse conflito não há nenhuma diferença entre Republicanos e Democratas. “O apoio norte-americano a Israel é incondicional”, enfatizou.

“Em maio de 1948, Israel se declara Estado. Os Estados Unidos, de imediato, reconhecem. Desde então, os palestinos foram perdendo territórios. Não falo isso de um ponto de vista ideológico. Basta comparar os mapas da época e o de agora”, disse o professor.

Ele explicou que, atualmente, o que há de diferente é o fato de Israel viver um momento em que sua margem de autonomia em relação aos EUA está maior. “Israel sempre foi dependente de fornecimento de armas vindas dos EUA. Ao dar esse apoio, os EUA conseguiam direcionar certas ações de Israel. Atualmente, eles ainda têm alguma rédea, mas em parte, ela não tem mais efeito”, disse Menezes.

O pesquisador acrescentou que essa perda, ainda que sutil, de influência sobre as ações militares de seu parceiro estratégico é percebida, inclusive, em meio às ameaças dos EUA de suspender a ajuda em caso de ataque de Israel a civis palestinos e libaneses. “Vemos que, mesmo assim, as tropas israelenses continuam fazendo seus ataques, e que o apoio dos EUA no Conselho de Segurança da ONU [Organização das Nações Unidas] se mantém”.

Menezes citou como exemplo o veto norte-americano à proposta de paz apresentada pelo Brasil para o conflito. “Foi uma proposta muito boa que, inclusive, recebeu sinal de apoio da Inglaterra e da França, ainda que na forma de abstenção. “O que vemos é os EUA continuando a enviar armas e dinheiro para apoio militar a Israel. Apoio este que se deve à relação histórica entre os dois países, bem como ao lobby israelense na política e nas eleições norte-americanas. Vale lembrar que é bem forte presença de judeus de diversas nacionalidades no sistema financeiro”, explicou Menezes.

Há, portanto, “certa pressão por meio do poder econômico”, acrescentou o professor, ao lembrar que, por outro lado, há também muitos judeus, tanto nos EUA como em outros países, com posicionamento crítico em relação à postura de Israel neste e em outros conflitos. “Essa pressão está cada vez maior nos EUA”.

Rússia x Ucrânia

Quanto à guerra entre Rússia e Ucrânia, as expectativas são diferentes entre republicanos e democratas. “Caso Trump retorne à Casa Branca, a política externa poderá mudar no Leste da Europa. O aspirante republicano disse que, caso vença, vai reduzir de maneira gradativa o socorro financeiro e militar e, por conseguinte, a inclinação política. Em caso de vitória da democrata, o apoio à Ucrânia mantém-se no mesmo patamar”, afirmou Caixeta Arraes.

Na avaliação de Menezes, caso Trump vença a disputa, a postura do republicano nesse conflito será oposta à dos democratas. “Ele já acenou com a retirada de apoio à Ucrânia. Não sabemos se ela será gradual ou abrupta, mas sabemos que, com isso, a guerra tomará outro curso.”

Fonte:Agência Brasil

           

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Mundo

Dólar sobe e fecha a R$ 6,03, mesmo com intervenção do Banco Central

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dólar inverteu o sinal negativo da abertura da sessão e fechou em alta de 0,43%, a R$ 6,03, nesta sexta-feira (13/12). A mudança é fruto da observação de investidores ao noticiário doméstico, com a espera pela aprovação do pacote fiscal do governo no Congresso Nacional e diante das novas mudanças da reforma tributária. O dólar comercial acumula queda de 0,60% na semana.

A decisão recente do Comitê de Política Monetária (Copom), que elevou a taxa básica de juros em 1 ponto percentual (p.p.), segue pesando no mercado, além do estado de saúde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e novos dados econômicos locais e internacionais.

A economia brasileira cresceu 0,1% em outubro em comparação ao mês anterior, de acordo com dados do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) divulgados. O indicador é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no país.

Foto AFP

Por Metropoles

           

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Mundo

Em movimento pró-Israel, Paraguai reabre embaixada em Jerusalém

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O Paraguai reabriu nesta sexta-feira (13) sua embaixada em Jerusalém, voltando a ser o único país da América do Sul a reconhecer a cidade disputada por Israel e Palestina como capital do Estado judeu depois de um vaivém diplomático que começou em 2018.

A reabertura aconteceu com a presença do presidente Santiago Peña e do primeiro-ministro Binyamin Netanyahu, demonstrando a natureza pró-Israel do gesto. Além do Paraguai, apenas cinco países reconhecem Jerusalém como a capital israelense: Guatemala, Honduras, Kosovo, Papua-Nova Guiné, e os Estados Unidos.

O resto da comunidade internacional, inclusive o Brasil, estabelece suas embaixadas em Tel Aviv por entender que, dada a ocupação militar ilegal de Jerusalém Oriental por Israel desde 1967, a cidade não pode ser capital do Estado judeu até que haja um estado da Palestina com sua capital em Jerusalém Oriental.

Israel tenta enfraquecer essa possibilidade ao patrocinar assentamentos judeus e demolir casas de palestinos na porção oriental da cidade, que são sujeitos à lei militar -o fato de que cidadãos israelenses na região vivem sob lei civil é um dos argumentos apresentados por entidades internacionais para afirmar que Israel comete apartheid na Cisjordânia.

Além disso, é em Jerusalém que ficam as principais instituições israelenses: o Knesset, que é o Parlamento do país, a Suprema Corte e o escritório do Primeiro-Ministro. Dessa forma, analistas apontam que reconhecer a cidade como capital de Israel enfraquece a solução de dois Estados para o conflito.

O Paraguai mudou sua embaixada de Tel Aviv pela primeira vez em 2018, no governo do presidente Horacio Cartes, mas a decisão foi revertida meses depois por seu sucessor, Mario Abdo Benítez. Agora, Peña, aliado de Cartes no Partido Colorado, alterou mais uma vez a posição paraguaia e reabriu a representação diplomática.

“Essa medida simboliza nosso comprometimento com os valores em comum que temos e com o fortalecimento das relações para um futuro de paz, desenvolvimento e respeito mútuo”, disse Peña ao reabrir a embaixada.

No discurso, ele não fez menção à guerra na Faixa de Gaza ou aos cerca de 45 mil palestinos mortos por ataques israelenses, e tampouco abordou as operações controversas de Tel Aviv no Líbano e na Síria -nesta quinta (12), Netanyahu anunciou que as Forças Armadas de seu país não recuarão da área que ocupam no país vizinho até que “uma nova força” cumpra suas exigências de segurança, uma declaração vaga que indicou uma longa ocupação do território sírio por parte de Israel.

Na América do Sul, além de Peña, o argentino Javier Milei já prometeu realocar a embaixada de seu país para Jerusalém, mas ainda não tomou passos concretos nesse sentido. Milei é próximo de Israel e foi um dos poucos líderes da América Latina a evitar fazer críticas à condução da guerra em Gaza por Tel Aviv.

Sob Milei, a diplomacia argentina também votou contra a resolução da ONU que exigiu o fim da ocupação de territórios palestinos em setembro desse ano. A medida incluia a Cisjordânia, a Faixa de Gaza e Jerusalém Oriental, e teve o apoio de 124 países, incluindo o Brasil.

O então presidente Jair Bolsonaro também chegou a anunciar a mudança da embaixada para Jerusalém em 2018, mas a realocação acabou não saindo do papel.

Os EUA, principal aliado e fiador diplomático e militar de Israel, fizeram a mudança em 2018, no primeiro governo Donald Trump. A medida não foi revertida por Joe Biden, e a Casa Branca não alterou sua posição oficial a favor de uma solução de dois Estados.

Ainda assim, o apoio inabalável do governo do democrata a Netanyahu durante a guerra atual mostrou que já havia pouco apetite em Washington para avançar essa negociação antes mesmo da vitória de Trump nas eleições em novembro.

Foto Getty

Por Folhapress

           

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Mundo

Putin e Orban discutem possível cessar-fogo com Ucrânia no Natal

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O presidente russo, Vladimir Putin, e o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, conversaram por telefone nesta quarta-feira (11) sobre a situação na Ucrânia, e após o governo húngaro ter indicado que Kiev havia rejeitado uma oferta de trégua de Natal.

“Propusemos um cessar-fogo no Natal e uma ampla troca de prisioneiros. É triste que o presidente [ucraniano, Volodimir] Zelensky tenha claramente rejeitado e descartado [a proposta]. Fizemos o que pudemos”, escreveu Orban na rede social X.

A Hungria ocupa atualmente a presidência rotativa do Conselho da União Europeia.

A presidência ucraniana não confirmou esta informação.

Em comunicado, o Kremlin indicou que Orban busca uma solução “político-diplomática” para o conflito, contando com “seus contatos com líderes ocidentais”.

Durante a conversa, Putin denunciou “a linha destrutiva do regime de Kiev”, que, segundo ele, impede qualquer “solução pacífica”. Também abordaram a situação na Síria, de acordo com Moscou.

O premiê húngaro confirmou que a conversa com o presidente russo durou uma hora, alertando que estas são “as horas mais perigosas da guerra”.

Após o anúncio, Zelensky criticou duramente Orban, acusando-o de minar a “unidade” europeia diante da agressão russa na Ucrânia.

“Ninguém deve promover sua própria imagem às custas da unidade”, afirmou, enfatizando que a coesão europeia tem sido fundamental para manejar o conflito.

“Não pode haver discussão sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia sem a participação da Ucrânia”, acrescentou em uma publicação no X.

Fonte:AFP

           

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