Conecte-se Conosco

Destaque

Romário, Ronaldinho e Taffarel: a influência das Copas nos cartórios

Publicado

em

Nomes de craques ganharam força nos anos 90

Você provavelmente não tem em seu ciclo de amizades muito amigos que se chamam Neymar. Este dado não é uma suposição, mas baseado nas informações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). De acordo com o último Censo, são 454 pessoas registradas com este nome no Brasil desde 1960, sendo 94 nascidos na última década. O percentual não chega a 0,0003% da população brasileira. Mas a Copa do Mundo vem aí e a estatística dos cartórios nacionais pode mostrar que, de 2018 pra frente, teremos mais xarás do nosso camisa 10, caso ele traga o hexa.

O Notícias ao Minuto buscou dados de nomes do IBGE e constatou: a Copa do Mundo dita regras na hora da escolha. Como exemplo, escolhemos craques que foram protagonistas da seleção na década de 90: Romário, Ronaldinho e Taffarel.

O primeiro, Romário, um dos grandes responsável pelo tetracampeonato, conquistado em 1994 nos Estados Unidos, já habitava registros de nomes pelo país desde antes de a década de 30, com um crescimento relevante na década de 80, quando 10.511 Romários foram registrados no Brasil. Acontece que, na década de 90, quando o Baixinho despontou no futebol e chegou a ser eleito o melhor jogador do mundo, o aumento no número de registros chegou a quase 400%, com 39.740 novos Romários. 

Sem muita sorte na seleção após a Copa de 94, os números caíram. Romário acabou cortado por lesão em 1998 e deixado de fora por Luiz Felipe Scolari em 2002. Resultado? Apenas 3.601 registros do nome na década seguinte. 

CASO TAFFAREL

Galvão Bueno ‘imortalizou’ as defesas do goleiro campeão do mundo em 1994 e protagonista da disputa de pênaltis contra a Holanda, na semifinal de 1998, com o ‘Sai que tua, Taffarel’. O nome do goleiro era presença certa nos jogos da seleção. E por isso, o número de Tafaréis cresceu de 475 para 1.019, dos anos 80 para os anos 90. A exemplo de Romário, queda gritante: 54 registros nos anos seguintes à aposentadoria do ex-craque das traves. 

RONALDINHO

Como Ronaldo é um nome comum no país, procuramos ‘Ronaldinho’, no diminutivo, no IBGE, acreditando na ousadia do brasileiro. Mesmo tendo a Copa de 2002 como a principal de sua carreira, quando, mesmo desacreditado, marcou oito gols, rompeu com um tabu de apenas seis na artilharia que vinha desde 1974, Ronaldo Fenômeno já havia sido eleito melhor do mundo duas vezes na década de 90. E ainda ganhou reforço de Ronaldinho Gaúcho, que surgiu para o mundo durante a Copa América de 1999, marcando um golaço contra a Venezuela. Resultado do surgimento dos dois craques? O registro de nada menos que 234 ‘Ronaldinhos’ no país dos anos 90 pra cá, ‘fenômeno’ nunca visto até então pelos cartórios. 

RÚSSIA 2018

Daqui até o fim da Copa, é possível fazer algumas previsões muito além de Neymar. Entre os  nomes do time de Tite, e confirmando-se o hexa, muitos Firminos, Casemiros, Philippes e Gabriéis Jesus podem vir por aí.

Por Notícias ao Minuto

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9200-1776.

Destaque

Belmonte: Resultado da enquete: Vereador mais atuante

Publicado

em

O Blog do Silva Lima deu início na segunda-feira, 11 de fevereiro a mais uma enquete.

Fizemos a seguinte pergunta: Em sua opinião, qual o vereador mais atuante de São José do Belmonte?

A enquete teve 2.321 votos recebitos e o resultado final foi o seguinte:

O vereador Evandro Gonçalves foi o mais votado e teve 781 (33,6%) votos, sendo seguido pelos vereadores, Paulo Pereira 587 (25,3%) em segundo lugar, em terceiro ficou o vereador Nenga de Estomberg com 217 (9,3%) em quarto o vereador Zeca do Carmo com 163 (7%), em quinto lugar o vereador Ramon Feitosa com 160 (6,9%) e completando os seis mais bem votados, vem o vereador Erik Diniz com 133 (5,7%).

Veja como foi a votação dos vereadores do 7º ao 13º lugar.

Em 7º o vereador Júnior de Erles com 123 (5%) votos;

Em 8º o vereador Zé Lucas com 42 (1,8%) votos;

Em 9º o vereador Kayson Pires com 30 (1,3%) votos;

Em 10º o vereador Cleiton Benjamin com 29 (1,2%) votos;

Em 11º o vereador Pablo de Laerte com 27 (1,2%) votos;

Em 12º o vereador Chiquinho Baião com 24 (1%) votos; e 

Em 13º o vereador Cicinho do Carmo com 13 (0,6%) votos.

Apesar de algumas pessoas escreverem em grupos nas redes sociais que existem gente para tudo, inclusive para fraudar enquete em site, o Blog do Silva Lima, concorda com esse pensamento, no entento garante que não é o caso desta enquete disponibilizada em nosso site. Investimos em segurnça, e fazemos um desafio, para que qualquer um, nos mostre a forma de burlar (fraudar) a nossa enquete, só assim poderíamos vir a público pedir desculpas. Mas sabemos que palavras como essas só saem de boca de pessoas que gostaria de vê “seu vereador” em uma colocação melhor na enquete.

O Blog do Silva Lima entende a frustração dessas pessoas.

Gente!! isto é apenas uma enquete e não uma pesquisa, houve sem dúvida muitos fotos de fora da Cidade, que deve ter sido a pedido do vereador, mas também mostra a realidade, talvez não na mesma proporção dos votos. parabéns a todos os parlamentares!

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo

Destaque

Mirandiba: Câmara inicia ano legislativo de 2019 nesta sexta-feira(15)

Publicado

em

A Câmara Municipal de Mirandiba voltar aos trabalhos legislativos nesta sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019.

Agora presidida pelo vereador Damião de Alonso(PRP) foi eleito nas eleições de 2016 com 422 votos, sendo o nono mais votado dos 11 vereadores que compõe o poder legislativo.

Vereador considerado discreto, mas muito atuante e de palavras fortes na hora que está na tribuna, Damião faz oposição a atual gestora e tem como colegas na mesa diretora os vereadores Natinho do Sindicato e Jair da Barreiras, primeiro e segundo secretário respectivamente.

Nesta primeira sessão ordinária a mesa deve colocar em pauta dentre outros assuntos o PL 001/2019 de autoria do vereador e primeiro secretário Natinho do Sindicato, que trata de data específica para que a prefeita Rose Cléa realize o pagamento dos salários dos servidores, ativos e inativos.

Até o momento o Blog do Silva Lima ainda não tem a confirmação por parte da Câmara Municipal de Mirandiba, na pessoa do seu presidente, vereador Damião de Alonso,  se vai continuar transmitindo as sessões AO VIVO, como fez durante o ano de 2018 na gestão do vereador Antão de Cachoeirinha.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo

Destaque

Belmonte: Vereador Paulo Pereira faz indicações que beneficiam a população do município, em especial, a parcela mais carente

Publicado

em

Por ocasião da sessão ordinária realizada na Câmara de Vereadores de São José do Belmonte na última segunda-feira (11), onde o tema principal foi o pagamento dos precatórios oriundos do antigo Fundef aos professores municipais, o Vereador Paulo Pereira usou a tribuna para manifestar total e irrestrito apoio aos professores, e também indicar ao Executivo Municipal a criação de Cursinhos Gratuitos, esses custeados pelo Munícipio, e com professores do nosso Município, com o objetivo de preparar ainda mais nossos jovens para o Enem e Concursos, como também, reforçou o pedido de uma outra indicação já feita anteriormente pelo mesmo, para a criação de Telecentros em nosso município.

Na sua fala, o Vereador argumenta que o município possui condições e professores extremamente qualificados nas mais diversas áreas, que podem ministrar as aulas preparatórias nos cursinhos, aulas essas, totalmente direcionadas para a realização do ENEM e Concursos. Dessa forma, os nossos estudantes, em especial os que não possuem condições financeiras de pagar um cursinho particular, terão a oportunidade de preparar-se ainda mais.

O vereador espera que em breve seja convidado pela Secretaria de Educação, para que juntos, possam colocar em prática a sua indicação. Segundo o vereador “Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido”.

Já com relação aos Telecentros que é um espaço público onde pessoas podem utilizar computadores, a Internet, desenvolvendo habilidades digitais essenciais do Século 21, o parlamentar explica mais detalhadamente o que são e para que servem os mesmos.

Telecentros são espaços públicos providos de computadores conectados à internet, onde são realizadas diversas atividades. O objetivo principal dos Telecentros é promover o desenvolvimento social e econômico das comunidades atendidas, reduzindo a exclusão social e criando oportunidades aos cidadãos. Entre as diversas atividades que podem ser realizadas no Telecentros, podemos citar: Acesso à internet de forma gratuita, onde a população possa emitir certidões e documentos diversos; os estudantes possam fazer pesquisas escolares, pois nem todos possuem internet em casa; realização de Cursos de informática básica; esses outros diversos serviços úteis podem ser ofertados pelos Telecentros beneficiando a população.

Vale destacar que tais indicações são de extrema importância para a nossa população e espera-se que as mesmas sejam atendidas e colocadas em prática, pois sem sombra de dúvidas, trarão vários benefícios”, finalizou o vereador autor das indicações, Paulo Pereira.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda

Trending