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Saúde

Saiba os riscos de um entupimento arterial sofrido por Galvão Bueno

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Entenda a relação entre infarto e entupimento arterial, quadro que gerou mal-estar ao narrador

Onarrador Galvão Bueno passou mal, recentemente, em Lima, no Peru, onde narraria a final da Libertadores entre Flamengo e River Plate e foi submetido a um cateterismo, procedimento visa desobstruir uma artéria do coração que esteja interrompendo o fluxo sanguíneo regular. Mas o que leva ao entupimento arterial e qual a relação do quadro com o infarto? Como prevenir esse diagnóstico?

Números da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam as doenças cardiovasculares como a principal causa de morte no mundo. No estudo mais recente, de 2015, a totalidade de mortes envolvendo essas enfermidades alcançou 17,7 milhões, representando 31% das mortes registradas em âmbito global.  

Abaixo, a médica cardiologista pós-doutora em cardiologia pela Universidade de Harvard e especialista em medicina esportiva, dra. Renata Castro,  esclarece a relação entre infarto e entupimento de artérias coronárias, listando causas, sintomas e fatores de risco – tópicos que podem a ajudar a salvar vidas.

Infarto: É a falha de oxigenação em uma área do coração, gerando morte das células daquela região.

Causa do infarto: A principal causa de infarto é o entupimento de uma das artérias coronárias – vasos responsáveis por levar sangue para o músculo cardíaco.

Entupimento de artérias coronárias: Esse entupimento ocorre por ruptura de uma placa de aterosclerose, ou seja, uma placa de gordura formada no interior do vaso.

Consequências do entupimento arterial: Essa placa de gordura formada no interior do vaso dificulta a passagem de sangue e pode gerar os sintomas de angina (dor torácica) e cansaço que com frequência ocorrem em pacientes com placas coronarianas. 

Fatores de risco para formação das placas: A aterosclerose ocorre por processo multifatorial. Fatores como tabagismo, obesidade, dieta inadequada, sedentarismo, hipertensão e diabetes. Fatores genéticos e o próprio envelhecimento também contribuem para a aterosclerose.

Prevenção: Por todos esses fatores, é importante manter uma vida saudável e controlar os fatores de risco. 

Por Notícias ao Minuto

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Saúde

7 alimentos que você não deve comprar em supermercados

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Nem tudo deve ser adquirido no supermercado

Nas prateleiras dos supermercados, é possível encontrar de tudo: produtos de limpeza, bebidas, enlatados, hortifrutis embalados e, claro, os alimentos. Apesar da facilidade de encontrar tudo no mesmo lugar, nem todos os alimentos devem ser adquiridos nas prateleiras dos supermercados.

O site Incrivel.club listou sete alimentos que não devem entrar no seu carrinho de compras. Conheça:

1. Alface embalada

A alface já cortada e embalada é muito perigosa à saúde, pois lá dentro pode haver bactérias nocivas que causam problemas intestinais. Para ter certeza que as folhas foram bem higienizadas, elas devem ser desinfetadas em casa.

2. Embutidos e defumados

Salsichas, bacon, mortadela e afins possuem substâncias altamente cancerígenas. Compre carne e prepare ao invés de usar os embutidos.

3. Chás engarrafados

Chá verde industrializado não é chá verde, nem possui as propriedades antioxidantes que a bebida comum, feita por infusão, em casa. O chá do supermercado contém água e muito açúcar.

4. Alimentos com frutas

Sabe aquele bolinho com recheio de frutas que você adora? Pois é, de frutas eles não tem quase nada (em torno de 20% a 40% apenas). Eles possuem muito açúcar e conservantes para não estragar facilmente, bem como aromatizadores e espessantes.

5. Maionese

Maionese caseira é feita de ovo, vinagre, óleo e temperos (sal, mostarda, ervas, etc) e pode ser consumida com moderação, mas a maionese pronta possui muitos conservantes, corantes e estabilizantes, além de açúcar e amido. Muito mais ingredientes do que a versão caseira, né?

6. Especiarias moídas

Pimenta do reino moída, noz moscada, canela… podem ser práticos, mas não necessariamente são puros. As especiarias levam muitos aditivos para serem mais baratos. O ideal é comprar as versões em grãos e moer em casa, em moinhos ou pilões.

7. Pães

Pão básico leva apenas quatro ingredientes: farinha, fermento, sal e água. Ele pode levar outros, como sementes, leite, grãos, azeite, açúcar e até especiarias, mas os pães de supermercado possuem substâncias químicas, como peróxido de benzoílo e conservantes que possibilitam que o pão dure por meses e até anos! Compre seu pão em padarias que façam artesanalmente. Para saber se o pão é saudável, olhe para a válidade: quanto mais longe, pior é.

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Saúde

Sete benefícios surpreendentes da azeitona (coma este número por dia)

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A azeitona é rica em vitaminas, sais minerais, ácidos gordos, antioxidantes e fibras

Aazeitona é um fruto que cresce na oliveira, de aroma e sabor intenso, conforme explica um artigo publicado no site UOL. 

Este fruto apresenta um elevado teor calórico, sendo que 100 gramas de azeitona preta contém 194 calorias e a variante verde tem cerca de 137 calorias. Ainda assim, é um alimento completo, rico em vitaminas, ácidos gordos e sais minerais como potássio, fósforo e sódio. Composta ainda por água, fibras e antioxidantes.

A azeitona está proibida na dieta?

Não, apesar da elevada concentração de sódio que detém, sendo tudo uma questão de moderação. Ou seja, ingerir entre três a quatro azeitonas diariamente fornece ao organismo todos os nutrientes saudáveis do fruto, sem sobrecarregá-lo com quantidades excessivas de sal. 

Eis, segundo o UOL, sete super benefícios da azeitona:

  1. Fortalece o sistema imunológico;
  2. Melhora a saúde da visão;
  3. Faz bem aos ossos e combate a osteoporose;
  4.  Previne doenças cardiovasculares;
  5.  Regula o funcionamento do intestino;
  6.  É um alimento saciante, atenuando a fome;
  7.  Mantém a pele saudável e jovem;
  8.  Previne o câncer .

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Saúde

Deliciosas e nutritivas. Dez super benefícios das cerejas

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Há muitos bons motivos para comê-la!

Além do seu sabor delicioso, o que pode não saber, conforme explica o portal Mundo Boa Forma, é que consumir cerejas frequentemente acarreta inúmeros benefícios para a saúde.

De baixo índice calórico, a fruta é rica em nutrientes saudáveis, antioxidantes, minerais e vitaminas. Tais como vitamina C, ácido fólico, betacaroteno, cálcio, potássio, magnésio, flavonoides e fósforo.

Eis, segundo o portal Mundo Boa Forma, dez benefícios de comer cerejas. Diga sim!

  1. Combate as dores de cabeça e as insônias;
  2. Age ativamente contra o envelhecimento, contraria o desenvolvimento de doenças neurológicas e de cancro;
  3. Atua contra artrite, lesões e fibromialgia;
  4. Contribui para a diminuição da gordura na zona abdominal;
  5. Reduz dores musculares;
  6. Risco menor de enfartes e de acidentes vasculares cerebrais (AVC’c);
  7. Emagrece;
  8. Protege contra o Alzheimer;
  9. Combate a diabetes;
  10. Reduz a pressão alta.

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