Conecte-se Conosco

Destaque

Saiba quais doenças voltaram a ameaçar o Brasil

Publicado

em

Dados do Ministério da Saúde mostram que a aplicação de todas as vacinas do calendário adulto está abaixo da meta no Brasil

Os primeiros sinais de queda nas coberturas vacinais em todo o país começaram a aparecer ainda em 2016. De lá para cá, doenças já erradicadas voltaram a ser motivo de preocupação entre autoridades sanitárias e profissionais de saúde. Amazonas, Roraima, Rio Grande do Sul, Rondônia e Rio de Janeiro são alguns dos estados que já confirmaram casos de sarampo este ano. Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) o certificado de eliminação da circulação do vírus.

Dados do Ministério da Saúde mostram que a aplicação de todas as vacinas do calendário adulto está abaixo da meta no Brasil – incluindo a dose que protege contra o sarampo. Entre as crianças, a situação não é muito diferente – em 2017, apenas a BCG, que protege contra a tuberculose e é aplicada ainda na maternidade, atingia a meta de 90% de imunização. Em 312 municípios, menos de 50% das crianças foram vacinadas contra a poliomielite. Apesar de erradicada no país desde 1990, a doença ainda é endêmica em três países – Nigéria, Afeganistão e Paquistão.

O grupo de doenças pode voltar a circular no Brasil caso a cobertura vacinal, sobretudo entre crianças, não aumente. O alerta é da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim), que defende uma taxa de imunização de 95% do público-alvo. O próprio Ministério da Saúde, por meio de comunicado, destacou que as baixas coberturas vacinais identificadas em todo o país acendem o que chamou de “luz vermelha”.

Confira as principais doenças que ensaiam um retorno ao Brasil caso as taxas de vacinação não sejam ampliadas.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa. Complicações infecciosas contribuem para a gravidade do quadro, particularmente em crianças desnutridas e menores de um 1 ano de idade.

Os sintomas incluem febre alta acima de 38,5°C; erupções na pele; tosse; coriza; conjuntivite; e manchas brancas que aparecem na mucosa bucal, conhecidas como sinais de Koplik e que antecedem de um a dois dias antes do aparecimento da erupção cutânea.

A transmissão do sarampo acontece de quatro a seis dias antes e até quatro dias após o aparecimento do exantema (erupção cutânea). O período de maior transmissibilidade ocorre dois dias antes e dois dias após o início da erupção cutânea.

Causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus, a poliomielite geralmente atinge crianças com menos de 4 anos de idade, mas também pode contaminar adultos.

A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas e há semelhanças com as infecções respiratórias como febre e dor de garganta, além das gastrointestinais, náusea, vômito e prisão de ventre.

Cerca de 1% dos infectados pelo vírus pode desenvolver a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.

A rubéola é uma doença aguda, de alta contagiosidade, transmitida pelo vírus do gênero Rubivirus. A doença também é conhecida como sarampo alemão.

No campo das doenças infectocontagiosas, a importância epidemiológica da rubéola está associada à síndrome da rubéola congênita, que atinge o feto ou o recém-nascido cujas mães se infectaram durante a gestação. A infecção na gravidez acarreta inúmeras complicações para a mãe, como aborto e natimorto (feto expulso morto) e para os recém-nascidos, como surdez, malformações cardíacas e lesões oculares.

 

Os sintomas da rubéola incluem febre baixa e inchaço dos nódulos linfáticos, acompanhados de exantema. A transmissão acontece de pessoa para pessoa, por meio das secreções expelidas pelo doente ao tossir, respirar, falar ou respirar.

Doença transmissível aguda causada por bacilo que frequentemente se aloja nas amígdalas, na faringe, na laringe, no nariz e, ocasionalmente, em outras mucosas e na pele. A presença de placas branco-acinzentadas, aderentes, que se instalam nas amígdalas e invadem estruturas vizinhas é a manifestação clínica típica da difteria.

A transmissão acontece ao falar, tossir, espirrar ou por lesões na pele. Portanto, pelo contato direto com a pessoa doente. O período de incubação da difteria é, em geral, de um a seis dias, podendo ser mais longo. Já o período de transmissibilidade dura, em média, até duas semanas após o início dos sintomas. Com informações da Agência Brasil.

Por Notícias ao Minuto

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Destaque

Carnaubeira da Penha: Prefeitura distribuiu mais de 2.200 quilos de peixe para comunidades carentes

Publicado

em

Na última terça e quarta, a Prefeitura realizou uma ação de entrega de peixes na cidade de Carnaubeira, o que garante a mesa farta dos carnaubeirenses nesta Semana Santa.

As entregas foram direcionadas às pessoas carentes ou em situação de vulnerabilidade.

Entre as comunidades beneficiadas estão:

Cidade 
Caldeirão 
Brejo do Gama
Serra Umã :. Sede
Samambaia 
Jatobá
Casa de Telha
Caldeirão 
Serra do Jacaré : 
Boa Vista 
Bom Jesus
Chapada
Roçado 
Cachoeira I
Tiririca
Olho D’ Água do Padre:
Cortume
Areia dos Pedros
Oiticica
Estreito
Prata
Jardim

Queimada Redonda
Poço do Mato
Massapê

Prefeitura Municipal de Carnaubeira da Penha, trabalho e compromisso com o povo.

Uma excelente Semana Santa!

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo

Destaque

Parnamirim-PE: Secretário de Governo, Waldir Jorge, emite Nota de Repúdio pelos incessantes lançamentos de enquetes nas redes sociais e blogs

Publicado

em

Olá, amigos!

Sou Waldir Jorge, Secretário de Governo da gestão municipal de Parnamirim, e gostaria de, através deste veículo de comunicação, em nome de todos os cidadãos da minha terra, externar o meu mais profundo e sincero sentimento de indignação, em relação à grande avalanche de enquetes que tem tomado proporções exageradas no nosso estado, relacionadas às eleições no nosso município, no ano de 2020.

Bem, como munícipe e cidadão que sou, sinto-me bastante triste pela prática que tem se tornado rotina em todo o estado, através de blogs. O número de enquetes feitas por pessoas da mídia tem se tornado tão constante que as assemelho ao sorteio da Tele Sena, que é de hora em hora.

No entanto, mesmo fazendo parte da gestão, atuando como Secretário de Governo, que em todas as enquetes realizadas pela mídia teve como vencedor o gestor Tácio Pontes, de certa forma, minha preocupação não é com resultado, mas sim, pelo bom convívio entre os cidadãos do município que já não estão vivendo de forma tão tranquila e pacífica.

Amigos, vivamos e gozemos um dia de cada vez, e neste momento tão importante que estamos vivenciando, o período Quaresmal, nos preparando para a Celebração da Festa Pascal, que comemora a Ressurreição e a Vitória de Cristo, depois de todo o sofrimento e morte, sendo esta preparação feita por meio de jejum, abstinência, mortificações, caridade e orações, procuremos nos envolver neste momento cristão, de uma forma que possamos propagar a paz, o amor e a fraternidade, imbuídos no tema da campanha da fraternidade 2019, “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça”. (Is 1,27).

Caros conterrâneos, a prática de lançamentos de enquetes quase que diárias tem atormentado tanto a vida dos cidadãos, de uma forma que está acarretando em ataques, difamações, injúrias e intrigas de irmãos em Cristo, e tudo por causa de um instrumento que, no momento, em nada ajuda, pelo contrário, só atrapalha a boa convivência e a paz na nossa cidade.

Todavia, estamos no ano de 2019, terceiro ano da gestão do prefeito Tácio Pontes, que assim como foi julgado para estar onde estar, através da escolha livre de cada cidadão, nas eleições de 2016, igualmente, no momento exato haverá o julgamento pela consciência de cada parnamirinense, porém, somente no ano de 2020.

Por fim, gostaria de pedir encarecidamente ao pessoal de toda a imprensa, em nome de todos os parnamirinenses, que colaborem conosco, no sentido de cessar um pouco o lançamento de enquetes. Aproveitando o ensejo, gostaria de desejar a cada amigo e amiga da minha querida Parnamirim, uma abençoada Semana Santa e uma feliz Páscoa, e que neste momento entendamos que o jejum da promoção de guerra, de agressões e de ataques, incentivados por enquetes contínuas e incessantes, também é algo válido para cada um de nós, sabendo que “ser cristão é seguir o seu caminho, cultivando a paz, o amor e o perdão!

Grande abraço do amigo e secretário de Governo, Waldir Jorge!

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo

Destaque

Parnamirim-PE: Tácio Pontes, o jovem prefeito que caiu nos braços do povo

Publicado

em

Trabalhador. Esta pode ser considerada a principal característica do prefeito de Parnamirim, Tácio Carvalho Sampaio Pontes (PSB), natural do município de Crato-CE.

Eleito em 2016, pela coligação ‘‘Frente Popular de Parnamirim”, Tácio Pontes, como é popularmente conhecido, obteve 7.755 votos (53,50%), deixando para trás Múcio Angelim, que obteve 6.739 votos (46,50%).

Diferentemente do que foi publicado em um outro veículo de comunicação, o prefeito de Parnamirim-PE, Tácio Pontes, que não foi eleito à sombra do tio e ex-prefeito Nininho, mas apoiado pelo mesmo, tem feito uma ótima gestão, voltada ao desenvolvimento do município e melhoria da qualidade de vida de toda a população, tudo isto com os poucos recursos que a prefeitura tem.

Outro ponto que diverge totalmente da publicação do Blog em questão é que os parnamirinenses não estão descrentes, tampouco, insatisfeitos com a forma que o jovem gestor tem conduzido o governo municipal. Pelo contrário, a população tem demonstrado total confiança no mesmo e mostrado gratidão por tudo o que tem feito em prol de todos, principalmente dos mais carentes, isto sendo comprovado em diversas enquetes publicadas em diversos meios de comunicação.

No início do ano de 2019, o secretário de governo do município de Parnamirim, Waldir Jorge, elencou as principais e essenciais ações do governo Tácio Pontes (PSB) nos 2 primeiros anos de gestão, e reafirmou o compromisso da Gestão com o povo parnamirinense. 

Segundo pontuou o secretário Waldir Jorge, o prefeito Tácio Pontes vem demonstrando ser um grande articulador, e mesmo diante de toda as dificuldades financeiras que passa o município, vem acumulando várias vitórias na política.

Em outubro do ano passado, Tácio teve uma grande vitória nas urnas das eleições estaduais e federais, onde os deputados apoiados pela base tiveram uma votação bastante expressiva no município, Rodrigo Novaes (deputado estadual) obteve a maior votação da história do município para um deputado estadual, e Augusto Coutinho (deputado federal) obteve a maior votação proporcional e a terceira maior votação do estado, ficando atrás apenas do seu reduto eleitoral Recife e Olinda.

Na eleição da Câmara Municipal, Tácio mostrou bastante capacidade de articulação onde conseguiu, junto com sua base, eleger sem maiores problemas, o novo presidente da casa, Regi Sampaio. O grupo do prefeito permanece unido, com os dois ex-prefeitos, Nininho Carvalho e Moisés Sampaio, os sete vereadores da base, todos os suplentes e lideranças rurais.

O prefeito mantém assim, o seu grupo político sólido e recentemente recebeu a adesão de algumas lideranças que na eleição passada foram oposição. Como os empresários Valmir Transportes, Ecinho do Mercado, Chico do Feijão, João de Bêro e Família e os ex-vereadores Donizete Batista e Evangelista Freire.

De forma verossímil, enquete não tem valor de pesquisa eleitoral, tampouco, efeito similar. No entanto, em se tratando de enquete, esta tem sido uma ferramenta usada quase que diariamente, relacionadas às eleições de 2020 no município de Parnamirim, por pessoas da imprensa local, como também de outros municípios, através de redes sociais e de blogs, surgindo como uma grande avalanche, em busca de, possivelmente, em algum destes veículos, mostrar um resultado diferente dos que saíram, sendo que em todas as enquetes, tem sido um só, Tácio Pontes à frente.

Entretanto, o que temos visto é a comemoração do prefeito Tácio Pontes, em relação aos avanços e várias conquistas em seu governo, que  tem de tudo para continuar avançando nos menos de dois anos que faltam para o término do mandato, algo que possivelmente só terá fim em 2024, com uma renovação de mandato em 2020, no que depender dos parnamirinenses.

Com o intuito de mostrarmos a veracidade dos fatos ora mencionados, em relação às ações na gestão de Tácio Pontes, conseguimos encontrar uma gama de serviços implementados pelo governo municipal, dentre os quais incluem modernizações, pagamentos de dívidas anteriores, reformas, aquisições de equipamentos, perfurações de poços, implantação de adutora, criação de programas e realização de ações nas áreas de saúde, assistência social e educação, serviços gratuitos, apoios nas áreas esportivas e de lazer.

Veja algumas das inúmeras ações da gestão Tácio Pontes até o início de 2019. Para conferir (clique aqui).

Por fim, obviamente, nenhum gestor, quer seja federal, estadual ou municipal se sente confortável, devido a grande crise que tem afetado e continua afetando o país, os estados e os municípios. Não diferente, a crise atinge o município de Parnamirim, mas Tácio Pontes tem conseguido respostas positivas para enfrentá-la, não tendo motivo ou justificativa alguma que comprove alguma situação dramática na gestão ou para o gestor, que à mídia ressaltou:

Apesar de estarmos passando uma crise financeira, tenho convicção que estamos no caminho certo, fazendo tudo que é possível para o município avançar. Não é momento de pensar as eleições do ano que vem‘, disse o prefeito.

Para nós, ficam as sábias palavras de Magalhães Pinto que dizia: “Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Você olha de novo e ela já mudou“.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo
Propaganda  

Trending