Conecte-se Conosco

Educação

Secretaria de Educação e Esportes inicia capacitação para merendeiras de todo o Estado

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Com o tema Sustentabilidade, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE/PE) iniciou, nesta quinta-feira (20), as capacitações de merendeiras e merendeiros do ano letivo de 2022. A capacitação irá acontecer em todas as 16 gerências regionais de Pernambuco. O primeiro encontro aconteceu com os profissionais que atuam na Gerência Regional de Educação (GRE) Mata Centro. Ao todo 80 pessoas participaram do encontro, que aconteceu na sede da gerência e teve continuidade no Haras Capim Dourado, em Vitória de Santo Antão. Na ocasião, foram abordadas as boas práticas de manipulação de alimentos e o incentivo à sustentabilidade no ambiente escolar com foco no aproveitamento integral e reaproveitamento de alimentos, como também o estímulo à criação de hortas sustentáveis utilizando materiais recicláveis.

Na abertura, o café da manhã que recepcionou a todos, contou com preparações feitas por elas e que são usadas na merenda escolar. Todas as merendeiras e merendeiros receberam kits com guia sobre higienização, preparações e receitas. Estiveram presentes na capacitação a gestora da GRE, Katia Monteiro, e a superintendente do Programa de Alimentação Escolar, Marieta Pinho. “É um prazer receber todos esses profissionais num dia como esse de formação. É de extrema importância esse encontro para socializar o aprendizado, para mostrar o trabalho de cada um dentro das escolas, o amor e dedicação que cada um deposita nesses alimentos. Só tenho a agradecer todo esse cuidado com os alunos, com a cozinha, no fazer pedagógico de cada um”, pontua Kátia.

No Haras Capim Dourado as merendeiras participaram de um momento prático da capacitação, a “Oficina Sustentável”, que consiste na elaboração de sabão caseiro reutilizando o resto de óleo de cozinha que sobra das preparações culinárias, evitando o desperdício e o prejuízo para o meio ambiente. Além da oficina, foi realizado outro momento para abordar a compostagem, explicando sua importância e como fazer para reaproveitar as sobras de alimentos, como cascas de legumes e verduras, tendo como resultado o adubo orgânico que servirá para nutrir a horta escolar.

“Aprender é sempre importante, por mais tempo que possamos ter de prática, na cozinha, nunca é demais aprender. Nessa capacitação além de tudo que conseguimos absorver para melhorar nosso trabalho, ainda temos o reconhecimento da equipe de nutrição, que recebemos através da realização da jornada. É um momento de muita riqueza”, fala Alcione Viana Rodrigues, merendeira da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Guiomar Krause, de Vitória.

Aproveitando a oportunidade, a equipe de nutrição entregou as premiações das escolas que se destacaram na 2ª Jornada de Receitas Saudáveis, foram elas: EREM Eraldo Campos, de Escada, com a panqueca de jerimum com sardinha; Escola Monsenhor José Elias, de Gravatá, com o jerimum refogado com sementes assadas da abóbora; EREM Leonardo Soares, da Barra de Guabiraba, com o queijo coalho; EREM Guiomar Krause, de Vitória, com a esfirra de feijão e a Escola Madre Lucila, também de Vitória, com o pão de leite.

Receitas saudáveis

Durante a capacitação foi lançada também a 3ª Jornada de Receitas Saudáveis, dessa vez o foco será em preparos produzidos através da horta escolar. Para dar início a essa horta nas escolas, foram distribuídas mudas doadas pelo Parque de Exposição de Vitória. “Desde que começamos em 2017 não abrimos mão desse momento de valorização do profissional, onde podemos chegar mais próximo deles e realizar treinamento e mostrar a importância de cada um dentro do Programa de Alimentação. Não adianta ser feito todo processo de aquisição dos alimentos se não tiver um profissional capacitado que tenha o amor no coração para fazer essa alimentação dos alunos, sabemos o quão é importante esse momento para muitas famílias e queremos dar o melhor”, declara Marieta Pinho, superintendente do Programa de Alimentação Escolar.

As capacitações de merendeiras estão ocorrendo em todas as Gerências Regionais de Educação do Estado, todas tratando o tema da sustentabilidade. No dia 25 de janeiro a GRE Metro Norte estará realizando seu encontro na Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Agamenon Magalhães (ETEPAM). Na ocasião, serão tratados o aproveitamento integral dos Alimentos; As boas práticas de manipulação; Aproveitamento integral dos alimentos; Como evitar o desperdício de alimentos; Utilização dos alimentos convencionais de forma inovadora; Horta; Compostagem para hortas e Relacionamento no ambiente de trabalho.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Educação

Escolas de SP terão ‘fluencímetro’, com IA, para avaliar leitura dos alunos

Escolas de SP terão ‘fluencímetro’, com IA, para avaliar leitura dos alunosDe acordo com Feder, as ferramentas tecnológicas estão inseridas nas ações para a meta do governo paulista de alfabetizar 90% dos estudantes do 2º ano até 2026.

Publicado

em

O Governo de São Paulo vai implementar uma ferramenta de inteligência artificial para avaliar a fluência de leitura de alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental.

A ferramenta foi batizada de “fluencímetro” pela gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos), que fará nesta quarta-feira (24) o anúncio da iniciativa, durante a participação do secretário da Educação, Renato Feder no evento Bett Brasil, em São Paulo, sobre tecnologia e ensino.

Com o “fluencímetro”, o aluno lê um texto, e esse áudio é gravado e analisado pela inteligência artificial. De forma instantânea, o professor recebe a comparação entre o texto original e o que o aluno, de fato, leu. A leitura é classificada, então, considerando também a fluência e o tempo, entre os níveis “abaixo do básico”, “básico”, “adequado” e “avançado”.

O professor, além desse conceito de cada aluno, recebe a comparação dos resultados de toda a turma e a evolução da criança ao longo dos testes. Segundo a pasta primeiras avaliações serão aplicadas nesta semana para alunos do 4º e 5º ano e na próxima para o 2º e 3º ano.

O recurso será oferecido pela plataforma Elefante Letrado, que já está sendo utilizada nas escolas estaduais em um programa de leitura dos anos iniciais do ensino fundamental. O edital de licitação tem uma previsão de gasto do governo de R$ 17,28 milhões, sendo que, dentro desse montante, especificamente para o “fluencímetro”, o valor já pago foi de R$ 6 milhões.

Escolas municipais também poderão utilizar a ferramenta se fizerem uma adesão ao programa.

A plataforma, de acordo com a secretaria, está disponível para 560 mil estudantes matriculados do 1º ao 5º ano do fundamental, nas 1.389 escolas da rede paulista.

De acordo com a Secretaria de Educação, o teste de fluência leitora era feito apenas para alunos do 2º ano, com a utilização da plataforma CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), implementada na rede pública paulista com o apoio da Fundação Lemann, da Associação Bem Comum e da Natura.

De acordo com Feder, as ferramentas tecnológicas estão inseridas nas ações para a meta do governo paulista de alfabetizar 90% dos estudantes do 2º ano até 2026.

Atualmente, apenas 40,62% das crianças de escolas públicas de São Paulo chegam ao final do 2º ano, alfabetizadas, segundo o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), a principal avaliação do país. Essa idade, por volta dos sete anos, é a considerada ideal para a alfabetização, e o atraso prejudica toda a trajetória escolar da criança.

Segundo Feder, no entanto, os testes de leitura com o 2º ano já feitos, antes do “fluencímetro”, apontam que 64% dos alunos nessa idade já são leitores fluentes. Agora, ele diz, é preciso garantir esse patamar também para as outras séries.

O avanço do uso da tecnologia e, em especial, da inteligência artificial, pela gestão Tarcísio de Freitas nas escolas estaduais vem sendo alvo de uma série de polêmicas. Na semana passada, o Ministério Público de São Paulo cobrou explicação ao governo sobre o uso da ferramenta ChatGPT, como foi revelado pela Folha de S.Paulo, na produção de aulas digitais que serão distribuídas nas escolas estaduais.

No ano passado, o plano da Secretaria de Educação paulista, que a Folha de S.Paulo também revelou, de substituir os livros didáticos impressos por conteúdo 100% digital foi o maior desgaste do governo Tarcísio na área de educação. Após a forte reação negativa, o governo teve de recuar da decisão.

As escolas estaduais paulistas também já usam a inteligência artificial para corrigir redações.

Feder, que foi empresário da área de tecnologia, defende que as ferramentas tecnológicas devem servir de apoio na educação, como aliadas dos professores, e que não se pode ter preconceito com elas.

Foto Shutterstock

Por Folhapress

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Educação

Pé-de-Meia terá 1,2 milhão de estudantes a mais

Publicado

em

Medida Provisória que cria o Acredita permite a inclusão de adolescentes integrantes do Cadastro Único no programa que incentiva a permanência de estudantes no Ensino Médio

Além de reestruturar parte do mercado de crédito no Brasil, a Medida Provisória que cria o programa Acredita amplia o público atendido pelo Pé-de-Meia. A partir da MP, o programa do Ministério da Educação que incentiva a permanência de estudantes no ensino médio vai passar a incluir adolescentes de famílias inscritas no Cadastro Único de programas sociais do Governo Federal. Anteriormente, a participação estava restrita a integrantes de famílias beneficiárias do Bolsa Família.

“Nessa Medida Provisória está incluído um aumento de pessoas no Pé-de-Meia. Quando anunciamos o Pé-de-Meia, a linha de corte era o Cadastro do Bolsa Família e ficou de fora o cadastro do CadÚnico. Agora, resolvemos aumentar e colocar a linha de corte no CadÚnico. Vão entrar mais 1,2 milhão de meninos e meninas no Pé-de-Meia”, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cerimônia de lançamento do Acredita.

Segundo informações do Ministério da Fazenda, a ampliação foi viável com mais R$ 6 bilhões do Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC) no Fundo de Financiamento Estudantil (FIPEM). A movimentação de recursos não gera impacto primário, pois o montante já estava alocado no FGEDUC, e a lei que instituiu o Pé de Meia já autorizava transferências do FGEDUC para o programa, assim como a elegibilidade do benefício para inscritos no CadÚnico (priorizando o início pelos inscritos no Bolsa Família).

A ação representa, portanto, uma redistribuição estratégica para fortalecer o programa e ampliar o acesso à educação para um número maior de jovens. “É uma autorização para o valor envolvido. Está dada a autorização para que o programa seja expandido até o CadÚnico e não fique restrito a Bolsa Família”, confirmou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em coletiva de imprensa após o evento no Palácio do Planalto.

VALORES – O Pé-de-Meia prevê o pagamento de uma bolsa matrícula, no valor de R$ 200, e mais nove depósitos mensais por ano, também de R$ 200, que podem ser sacados em qualquer momento. A esse valor é acrescentado depósitos de R$ 1.000 ao fim de cada ciclo concluído, que o estudante só pode retirar da poupança após se formar no ensino médio. Considerando as dez parcelas mensais, os depósitos anuais e, ainda, o adicional de R$ 200 pela participação no Enem, o total chega a R$ 9.200 por aluno que percorre os três anos do Ensino Médio.

REQUISITOS – O recebimento do valor está condicionado ao cumprimento de requisitos como matrícula, frequência escolar mínima de 80%, aprovação nos anos letivos e participação no Enem no último ano letivo do ensino médio público.

Fonte: Nill Junior

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Educação

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira

Publicado

em

Termina na próxima sexta-feira (26) o prazo para pedir a isenção de pagamento da taxa de inscrição para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os pedidos devem ser feitos pela Página do Participante, com o login único do Gov.br.

Têm direito a fazer o Enem de graça os alunos matriculados no 3º ano  do ensino médio em 2024, em escola pública, e quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada. Também podem ser beneficiados participantes do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação, e alunos de famílias de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

O estudante que teve isenção no Enem 2023, mas não compareceu aos dois dias do exame, e quer participar da edição de 2024 gratuitamente precisa justificar a ausência. O prazo para a justificativa também encerra em 26 de abril.

O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Os resultados do Exame são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Fonte: JC

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!