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Educação

Secretários estaduais de Educação discutem fortalecimento da alfabetização em reunião do Consed

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Na ocasião, o secretário de Alfabetização do MEC, Carlos Nadalim, apresentou o programa de alfabetização elaborado pela pasta

O secretário de Alfabetização do Ministério da Educação (MEC), Carlos Nadalim, apresentou, nesta quarta-feira (12), aos secretários estaduais do país o programa Tempo de Aprender. Durante a reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), realizada no Sheraton Reserva do Paiva Hotel, no Cabo de Santo Agostinho, o gestor apontou alguns rumos que o programa deve tomar nos próximos anos para o fortalecimento da educação básica, em especial o processo de alfabetização.

De acordo com Nadalim, o programa, que será lançado na próxima terça-feira (18), está distribuído em 10 ações, organizadas em quatro eixos: formação continuada de profissionais da alfabetização; aprimoramento das avaliações da alfabetização; apoio pedagógico para a alfabetização; e valorização dos profissionais de alfabetização, que consiste em prêmios de desempenho para os professores.

“A Secretaria de Alfabetização levou em consideração vários documentos para elaborar a política nacional de educação, como os resultados das duas últimas avaliações feitas pelo Inep e a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). Nós identificamos que 55% dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental estão nos níveis mais baixos da escala de proficiência. Isso realmente é um dado alarmante”, explicou.  

Em seguida, o secretário falou que esses resultados foram cruzados com dados do Censo que mostraram que a reprovação do 2º ano para o 3º tem um pico que significa que a alfabetização realmente não foi consolidada.

“O estudo ainda diagnosticou que as crianças que começam a aprendizagem da leitura logo aos cinco anos melhoram em ritmo mais acelerado do que os maus leitores. Então, vejo a relação desses dados com as pesquisas e que há uma necessidade de concentrarmos a nossa atenção no início do processo de alfabetização. Conversei com muitos secretários ao longo de 2019 e pude notar que as experiências exitosas em alfabetização estão muito relacionadas a uma preparação das crianças na pré-escola, e isso não significa que esses municípios estejam alfabetizando precocemente essas crianças, mas estimulando-as a fim de que elas sejam capazes de brincar com palavras, por exemplo, através de jogos de consciência fonológica, uma habilidade que aparece na BNCC”, acrescentou.   

De início, para aderir ao programa, estarão abertas às Secretarias de Educação cujas redes incluem escolas elegíveis às ações da iniciativa (pré-escola, 1º e 2º ano do Ensino Fundamental). Para o diretor de alfabetização do MEC, Fábio Gomes, os principais pontos de interesses para os estados são: incluir escolas de suas próprias redes estaduais no programa (grupo de trabalho com representação regional e os estados interessados poderão participar como um dos níveis de formação); normativo para capacitação presencial de professores e de gestores escolares; e canal aberto para recebimento de sugestões de aprimoramento do programa.

”A adesão ao programa é voluntária. Nós queremos melhorar a qualidade da alfabetização do Brasil e temos como público alvo o fim do último ano da pré-escola e os dois primeiros anos do Ensino Fundamental I. A ideia é que as crianças adquiram as habilidades que são fundamentais para a aprendizagem da leitura e da escrita. Então, a política explicita isso e diz que há seis componentes que são fundamentais para o domínio dessas competências”, finalizou Nadalim.

“Nós precisamos que a alfabetização modifique”, externou a secretária de Educação de do Mato Grosso do Sul e presidente do Consed, Cecília Mota. “Todos os estados estão preocupados porque o problema parte da educação infantil e a gente espera sim que esse regime de colaboração venha fazer com que o Brasil saia do analfabetismo que nós estamos”, completou Cecília.

Vale ressaltar que em 2019, o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Esportes do Estado, lançou o Programa Criança Alfabetizada, que tem como objetivo de garantir a alfabetização de todos os estudantes da rede pública até os sete anos de idade, isto é, ao final do segundo ano do ensino fundamental. Todos os municípios aderiram ao programa.

Para alcançar este objetivo, o Governo Estadual, através da Secretaria Estadual de Educação, junto com a Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (SEDE) e Superintendência de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (SUEAI), construiu, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o material complementar ao livro didático, composto do Manual Ano 1 (1º ano) e Manual Ano 2 (2º ano), que consiste em um guia de orientação para os professores dessas turmas.

Os Almanaques Ano 1 e Ano 2 foram distribuídos para todos os estudantes pernambucanos, com uma série de atividades lúdicas que os auxiliam no seu desenvolvimento, aprimoramento no mundo da leitura e no cotidiano da escola.

“Eu estou cada vez mais convencido de que a estratégia dos anos finais do Ensino Fundamental tem que estar muito mais próxima do que a gente acredita para o Ensino Médio e do que a gente acredita para os anos iniciais, porque reconhecemos isso com os adolescentes. E a gente perdeu muito tempo para construir uma parceria com os municípios e não tínhamos a percepção do quanto isso é importante, pois isso faz toda a diferença na hora que o estudante sai do Ensino Fundamental e entra no Ensino Médio. É nesse momento que nós conseguimos identificar as carências que eles chegam e refletimos que alguma coisa deu errado lá trás”, considerou o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco e vice-presidente do Consed, Fred Amancio. (Por Educação PE)

 

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Educação

Pé-de-Meia terá 1,2 milhão de estudantes a mais

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Medida Provisória que cria o Acredita permite a inclusão de adolescentes integrantes do Cadastro Único no programa que incentiva a permanência de estudantes no Ensino Médio

Além de reestruturar parte do mercado de crédito no Brasil, a Medida Provisória que cria o programa Acredita amplia o público atendido pelo Pé-de-Meia. A partir da MP, o programa do Ministério da Educação que incentiva a permanência de estudantes no ensino médio vai passar a incluir adolescentes de famílias inscritas no Cadastro Único de programas sociais do Governo Federal. Anteriormente, a participação estava restrita a integrantes de famílias beneficiárias do Bolsa Família.

“Nessa Medida Provisória está incluído um aumento de pessoas no Pé-de-Meia. Quando anunciamos o Pé-de-Meia, a linha de corte era o Cadastro do Bolsa Família e ficou de fora o cadastro do CadÚnico. Agora, resolvemos aumentar e colocar a linha de corte no CadÚnico. Vão entrar mais 1,2 milhão de meninos e meninas no Pé-de-Meia”, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cerimônia de lançamento do Acredita.

Segundo informações do Ministério da Fazenda, a ampliação foi viável com mais R$ 6 bilhões do Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC) no Fundo de Financiamento Estudantil (FIPEM). A movimentação de recursos não gera impacto primário, pois o montante já estava alocado no FGEDUC, e a lei que instituiu o Pé de Meia já autorizava transferências do FGEDUC para o programa, assim como a elegibilidade do benefício para inscritos no CadÚnico (priorizando o início pelos inscritos no Bolsa Família).

A ação representa, portanto, uma redistribuição estratégica para fortalecer o programa e ampliar o acesso à educação para um número maior de jovens. “É uma autorização para o valor envolvido. Está dada a autorização para que o programa seja expandido até o CadÚnico e não fique restrito a Bolsa Família”, confirmou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em coletiva de imprensa após o evento no Palácio do Planalto.

VALORES – O Pé-de-Meia prevê o pagamento de uma bolsa matrícula, no valor de R$ 200, e mais nove depósitos mensais por ano, também de R$ 200, que podem ser sacados em qualquer momento. A esse valor é acrescentado depósitos de R$ 1.000 ao fim de cada ciclo concluído, que o estudante só pode retirar da poupança após se formar no ensino médio. Considerando as dez parcelas mensais, os depósitos anuais e, ainda, o adicional de R$ 200 pela participação no Enem, o total chega a R$ 9.200 por aluno que percorre os três anos do Ensino Médio.

REQUISITOS – O recebimento do valor está condicionado ao cumprimento de requisitos como matrícula, frequência escolar mínima de 80%, aprovação nos anos letivos e participação no Enem no último ano letivo do ensino médio público.

Fonte: Nill Junior

 

 

           

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Educação

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira

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Termina na próxima sexta-feira (26) o prazo para pedir a isenção de pagamento da taxa de inscrição para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os pedidos devem ser feitos pela Página do Participante, com o login único do Gov.br.

Têm direito a fazer o Enem de graça os alunos matriculados no 3º ano  do ensino médio em 2024, em escola pública, e quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada. Também podem ser beneficiados participantes do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação, e alunos de famílias de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

O estudante que teve isenção no Enem 2023, mas não compareceu aos dois dias do exame, e quer participar da edição de 2024 gratuitamente precisa justificar a ausência. O prazo para a justificativa também encerra em 26 de abril.

O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Os resultados do Exame são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Fonte: JC

 

 

           

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Educação

Professores da Universidade Federal de Pernambuco iniciam greve

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Professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) iniciaram um movimento grevista nessa segunda-feira, 22, aderindo à greve nacional das universidades e institutos federais. A manifestação começou com um café da manhã e panfletagem para os docentes na entrada do Campus Recife, na Cidade Universitária.

Os educadores da universidade foram convidados a reforçar o movimento pela presidente da Associação dos Docentes da UFPE, professora Teresa Lopes, que salientou a importância da participação de todos.

As atividades de mobilização dessa segunda incluíram a entrega de uma Carta Aberta à Reitoria da UFPE, elaborada pelo Comando Local de Greve (CLG) com a pauta de reivindicações; e uma reunião na sede do sindicato para definir os próximos passos da mobilização e eleger o delegado que representará os professores da UFPE no Comando Nacional de Greve.

Por Alvinho Patriota

           

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