Conecte-se Conosco

Saúde

Serra Talhada: Márcia Conrado discute novo modelo de financiamento da saúde em encontro estadual

Publicado

em

A secretária de Saúde de Serra Talhada, Márcia Conrado, participa do 71º Encontro de Secretários (as) Municipais de Saúde de Pernambuco, realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-PE), no auditório da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA), em Arcoverde, no Sertão do Moxotó.

O encontro teve início nesta quarta-feira (27) e segue até esta quinta-feira (28), discutindo a temática: “Proposta orçamentária do Ministério da Saúde para 2020, novo modelo de Atenção Básica e suas repercussões para a saúde”. Na pauta de abertura, oficinas de aprimoramento sobre gestão municipal de saúde, assistência farmacêutica integrada à Atenção Primária e Vigilância em Saúde, inscrição de projetos de experiências bem sucedidas, planejamento regional integrado e Sistema de Informação E-SUS.

Atual secretária de Articulação Regional do COSEMS-PE, Márcia Conrado destacou a importância da Atenção Básica nos municípios, garantindo atendimento e saúde de qualidade para a população, e alertou para o novo modelo de financiamento proposto pela União. “Precisamos entender esse novo modelo de financiamento da Atenção Básica que está sendo implantado pelo Governo Federal e que passará a valer a partir do ano que vem. Entender, principalmente, os impactos que esse novo modelo pode trazer para a garantia da saúde primária, diante do congelamento dos gastos públicos, que vem limitando os recursos investidos no Sistema Único de Saúde. A gente vem discutindo essas mudanças, mas a verdade é que ainda restam muitas dúvidas e é importante que o governo esclareça, porque a população não pode ser pega de surpresa e nem prejudicada”, disse.

No segundo dia, o evento recebe representantes do Ministério da Saúde (MS), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), do CONASEMS, da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e do Conselho Nacional de Saúde (CNS) para a Mesa Central sobre a temática. No final haverá Assembleia Geral dos Secretários Municipais com diversas deliberações, entre elas, a apresentação e aprovação do Plano de Ação para 2020. “Esse plano será fundamental para organizar a rede de atenção à saúde no estado”, completou Márcia.

Saúde

ALEPE: Comissões aprovam projeto para reforçar divulgação dos direitos dos pacientes com câncer

Publicado

em

Um projeto que tem o objetivo de ampliar o conhecimento de pacientes com câncer sobre todos os direitos garantidos para eles, por lei, recebeu parecer favorável das comissões de Negócios Municipais e de Ciência e Tecnologia da Alepe, em reuniões remotas realizadas nesta quarta. A proposta é do deputado Joaquim Lira, do PSD, e determina que as unidades de saúde providenciem cartazes com alerta para garantias como isenção de imposto de renda, IPI e IPVA, prioridade no fornecimento de remédios e no andamento de processos judiciais, além de benefícios previdenciários.

Presidente do Colegiado de Negócios Municipais, o deputado Rogério Leão, do PL, elogiou a iniciativa. “Nós fomos autores de um projeto de lei que dá direito às pessoas que acompanham esses portadores, quando é o caso, a cinquenta por cento de desconto em todos os eventos artísticos, esportivos e culturais do Estado de Pernambuco, cinema, futebol, teatro, e muito poucas pessoas sabem disso”.

O texto, votado nos termos de um substitutivo da Comissão de Administração Pública, foi o único projeto discutido no Colegiado de Negócios Municipais. Já a Comissão de Ciência e Tecnologia aprovou outros dois PLs. Um deles aumenta as restrições para venda de materiais odontológicos. O projeto é assinado pelos deputados do PSB Roberta Arraes, Lucas Ramos e Adalto Santos, e pelo deputado Joaquim Lira, do PSD, atendendo a pedido das próprias entidades profissionais.

A outra matéria aprovada determina que os estabelecimentos que usam carnês de pagamento disponibilizem boletos digitais e faturas online enquanto durar a pandemia do coronavirus.  O texto é um substitutivo da Comissão de Justiça à proposta do deputado João Paulo Costa, do Avante.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Saúde

OMS anuncia retomada de testes com hidroxicloroquina para covid-19

Publicado

em

Após uma suspensão de 10 dias, os testes com a hidroxicloroquina serão retomados com 3.500 pacientes em 35 países, informou o diretor-geral.

Após a análise de um estudo publicado pela revista médico-científica The Lancet, Tedros Ghebreyesus Adhanom, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), anunciou hoje (3) durante coletiva de imprensa que o grupo responsável pelos testes clínicos com substâncias que podem combater o novo coronavírus retomará os protocolos com a cloroquina e sua variante mais recente, a hidroxicloroquina. 

“Como vocês sabem, na última semana o Grupo Executivo dos Testes de Solidariedade [nome dado ao grupo de pesquisa que busca medicamentos eficazes contra o SARS-CoV-2] decidiu suspender o ramo de testes com hidroxicloroquina por preocupação no uso da droga. Essa foi uma decisão de precaução. Com base nos dados disponíveis, os membros recomendaram que não há razões para suspender o protocolo de testes”, afirmou Tedros.

Após uma suspensão de 10 dias (o anúncio foi feito em 25 de março), os testes com a hidroxicloroquina serão retomados com 3.500 pacientes em 35 países, informou o diretor-geral. Vários especialistas do mundo inteiro já haviam se manifestado contra a metodologia de mineração de dados usada pela Surgisphere – empresa responsável por coletar números para o estudo. “A OMS está comprometida em acelerar o desenvolvimento de terapias eficazes, vacinas e diagnósticos [contra a covid-19]  como parte do nosso compromisso em servir o mundo com ciência, resolução de problemas e solidariedade”, complementou.

A decisão vem logo em seguida ao anúncio da doação de comprimidos de hidroxicloroquina ao Brasil feita pelos Estados Unidos. O presidente americano, Donald Trump, também enviou respiradores mecânicos. 

Por Notícias ao Minuto

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Saúde

Salgueiro-PE: Vereadores aprovam projeto que cria cargos para o Hospital de Campanha da Covid-19

Publicado

em

A Câmara de Vereadores de Salgueiro aprovou por unanimidade na sessão ordinária desta quarta-feira, 3, o Projeto de Lei nᵒ 012/2020, que cria cargos e funções por tempo limitado para atuar no combate ao novo coronavírus no Hospital de Campanha Nova Esperança. Os legisladores quebraram o interstício legal e aprovaram a proposta em dois turnos.

De autoria do Poder Executivo, o projeto estabelece na estrutura administrativa municipal os cargos e funções de Coordenador Técnico em Saúde COVID-19; Enfermeiro Plantonista COVID-19; Médico Plantonista COVID-19; Farmacêutico COVID-19 e Técnico em Enfermagem Plantonista COVID-19.

Com exceção da atribuição de Coordenador Técnico em Saúde, as outras funções devem ser preenchidas por meio de processo seletivo simplificado. Do Blog Alvinho Patriota

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda  

Trending