Conecte-se Conosco

Cultura

Shakira entra para Guinness como artista que mais venceu Grammy Latino

Publicado

em

Esta foi sua 11ª vitória na premiação, o que lhe garantiu o nome na próxima edição do Livro dos Recordes

Shakira acaba de bater mais um recorde em sua carreira: é a artista feminina que mais ganhou o prêmio Grammy Latino. Esta foi sua 11ª vitória na premiação, o que lhe garantiu o nome na próxima edição do Guinness Book, livro que registra recordes mundiais.

Na última edição do Grammy Latino, a cantora colombiana venceu a categoria de melhor álbum pop latino com o disco “El Dorado”, que conta sua história de amor com o jogador espanhol Gerard Piqué, com quem é casada e tem dois filhos.

Esta foi a terceira vez que um de seus álbuns ganhou um Grammy. “Fijación Oral, Vol. 1”, seu sexto disco, de 2005, foi considerado o melhor álbum latino de rock ou alternativo e em 2000, “Shakira – MTV Unplugged” levou melhor álbum pop.

No Guinness, esta é a quarta vez que a artista marca presença. Ela foi a primeira artista a conseguir 100 milhões de curtidas no Facebook, é dona do disco espanhol mais vendido em uma semana, o premiado “Fijación Oral, Vol. 1”, e teve o single em espanhol mais vendido também em uma semana, a música “La Tortura”.

O recorde foi anunciado nas redes sociais do Guinnes. “Confirmamos que Shakira estará oficialmente na edição deste ano do Guinness Book pelo recorde de mais vitórias de uma artista feminina no Grammy Latino.”

Em resposta, a colombiana comemorou. “Que honra incrível!”

Por Folhapress. 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Cultura

Petrobras apoia exposição e curso gratuitos sobre animação no MAM

Publicado

em

Hernani Heffner salientou que a animação não tem uma grande filmografia dentro do cinema brasileiro

Mantenedora do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), a Petrobras escolheu a animação brasileira como tema da mostra gratuita que será inaugurada no próximo dia 24 naquele equipamento cultural. A exposição permanecerá aberta ao público até o dia 30 deste mês. Na semana seguinte, entre os dias 6 e 10 de maio, o museu realizará em suas instalações curso também gratuito sobre animação, ministrado pelo conservador-chefe da Cinemateca do museu, Hernani Heffner.

Em entrevista à Agência Brasil, Heffner salientou que a animação não tem uma grande filmografia dentro do cinema brasileiro, embora tenha crescido muito nos últimos anos. Na mostra, estarão em exibição 21 curtas e sete longas, incluindo o filme de Humberto Mauro O Dragãozinho Manso, representativo dos primórdios da animação no país. “É uma mostra muito pequena, mas que a gente acredita seja representativa de uma certa trajetória da animação brasileira, do quanto ela é técnica e artisticamente muito significativa, do quanto ela cresceu nos últimos tempos ao ganhar prêmios internacionais”.

A ideia é frisar que existe uma tradição da animação brasileira e que houve também um crescimento muito grande nos últimos tempos, além de diversificação dessa animação. Hernani Heffner afirmou que nessa diversificação estão as animações para adultos, caso do “Rock e Hudson”, de Otto Guerra, de 1994, por exemplo. O prestígio da animação brasileira se consolidou com a indicação ao Oscar de Animação para “O Menino e O Mundo” e a retrospectiva de sua trajetória no Festival de Annecy, em 2018, indicou Heffner.

O conservador-chefe da Cinemateca do MAM destacou também o aumento da qualidade da animação nacional pela premiação, pela repercussão e impacto, sobretudo nos últimos cinco anos. “E com isso chamar a atenção para a existência desse universo que às vezes tem festivais muito importantes, como o Anima Mundi, mas que eventualmente não se traça um panorama um pouco mais aberto e não se associa a um curso que vai suceder à mostra, já em maio”.

O curso tem a pretensão de discutir mais aspectos técnicos e conceituais do que seria cinema de animação no Brasil, porque o grande público tem, às vezes, uma referência de animação que não está relacionada à tradição nacional, que não é calcada nos filmes de Walt Disney, nem na Pixair, nem no antigo Leste Europeu, disse Heffner. “Você tem animadores brasileiros que trabalhavam a partir de papel de embrulho, papel de pão. É o caso do Still”, informou, referindo-se a Pedro Ernesto Stilpen, mais conhecido como Still.

O objetivo do curso é tentar discutir o que é a ideia da animação para fugir um pouco de referências mais tradicionais e enraizadas mas que, na verdade, não dão conta de todo o universo da animação que ela pode abarcar. O curso vai abordar a trajetória da animação no Brasil e fazer uma discussão mais conceitual, segundo informou Hernani Heffner. “Tentar alargar a ideia de animação que o público tem na cabeça”. O conservador-chefe da Cinemateca esclareceu que a partir do próprio conceito mais abrangente e geral da animação, o curso permitirá aos participantes a possibilidade de reconhecer outras técnicas, premissas e estéticas desse ramo do cinema.

“E perceber que a animação é um universo tão grande como a possibilidade de utilizar técnicas clássicas ou visuais, sejam ou não oriundas da pintura, sejam aquelas que o próprio cinema pode vir a criar, na medida em que você faz, por exemplo, ‘stop motion’ com uma câmera e não com um desenho. Tem milhões de possibilidades e eu acho que é importante chamar a atenção para isso”. ‘Stop motion’ é uma técnica de animação usada com recursos de uma máquina fotográfica ou de um computador.

O curso Petrobras Traço Animado vai oferecer 180 vagas ao público. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no ‘e-mail’ atendimento@mamrio.org.br ou pelo link e se encerram no dia 30 de abril. As aulas acontecerão no horário das 14h às 17h, diariamente, e terão os seguintes temas: Animação Brasileira, Uma História Cultural; Fases Históricas e Fontes Artísticas; Técnicas e Estilos; Autoria, Estética, Teoria; Animação Brasileira e Cinema Brasileiro, uma aproximação (ou não?). Segundo Hernani Heffner, acabando a exposição, as pessoas “já podem mergulhar na animação”. Com informações da Agência Brasil

Por Notícias ao Minuto

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

 

Continue lendo

Cultura

Camila Cabello é escolhida para ser Cinderela em novo filme

Publicado

em

A cantora, de 22 anos, vai iniciar a sua carreira na indústria cinematográfica

Aos 22 anos, a cantora Camila Cabello conseguiu conquistar o público nos quatro cantos do mundo através de seu trabalho. Depois de integrar a banda Fifth Harmony, a artista passou a se dedicar a carreira solo e em pouco tempo se tornou um ícone na música pop. Agora, a estrela se prepara para estrear no Cinema!

A cantora foi escalada para o papel de Cinderela, na obra que será idealizada pelo apresentador James Corden, com realização de Kay Cannon.

Camilla participará também como interprete das canções da trilha sonora do longa-metragem. Até ao momento, ainda não é conhecida a data de estreia.

Por Notícias ao Minuto

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Cultura

Programa de acesso gratuito à cultura leva autistas ao cinema em sessão especial, em Campinas

Publicado

em

Programa ‘Eu Faço Cultura’ oferece a ‘Sessão Azul’ para crianças com distúrbios sensoriais neste sábado (13) em Campinas (SP).

O cinema do Shopping Iguatemi Campinas (SP) recebe, neste sábado (13) a partir das 11h, a exibição de uma ação nacional do Programa Eu Faço Cultura, que exibirá gratuitamente o filme “O Parque dos Sonhos” para crianças com autismo e distúrbios sensoriais.

A iniciativa marca o mês de abril da Conscientização do Autismo e leva o nome de ”Sessão Azul”, em que a sala de cinema é preparada para o público, com luzes acesas e som mais baixo, por exemplo, além de ter o suporte de profissionais para auxiliar crianças e acompanhantes.

Pessoas que estão cadastradas no programa já podem solicitar o seu ingresso. Quem tiver interesse e ainda não é cadastrado, pode realizar a inscrição pelo site.

O Eu Faço Cultura também oferece acesso gratuito à cultura para pessoas cadastradas no Bolsa Família, estudantes da rede pública e idosos. Eles podem assistir a filmes, shows, peças e adquirir livros na vitrine da plataforma.

O estado de São Paulo tem 21 cidades cadastradas, incluindo Campinas.

Serviço

Sessão Azul – O Parque dos Sonhos

  • Quando: sábado, 13 de abril
  • Horário: 11h
  • Onde: Cinemark – Shopping Iguatemi Campinas – Avenida Iguatemi, 777 – Vila Brandina
  • Quanto: gratuito, informações pelo site do Programa

Por G1 Campinas e Região

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda  

Trending