Goiânia – Chegou a nove o número de foragidos de Goiás mortos na megaoperação realizada nos Complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, na última terça-feira (28/10). De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO), todos os indivíduos era integrantes da facção criminosa Comando Vermelho e tinham mandados de prisão pendentes de cumprimento.
Em nota, a pasta informou que parte dos foragidos estava sob monitoramento eletrônico judicial, esquipamento que havia sido rompido ou abandonado ao se deslocarem para comunidades fluminenses em busca de abrigo.
“Os identificados apresentavam vasta ficha criminal, com antecedentes pelos crimes de homicídio, tráfico e associação para o tráfico de drogas, roubo, receptação, porte e posse ilegal de arma de fogo, corrupção de menores, falsificação de documentos e tortura, entre outros delitos graves”, informou a SSP-GO.
Foram identificados:
- Fernando Henrique dos Santos (vulgo “Fernandinho” ou “Periquito”) — Antecedentes por homicídio, tráfico de drogas, associação para o tráfico, roubo e porte ilegal de arma de fogo.
- Marcos Vinícius da Silva Lima (vulgo “Brancão” ou “Rodinha”) — Antecedentes por roubo qualificado, tráfico de drogas, receptação, associação criminosa e tentativa de homicídio.
- Adan Pablo Alves de Oliveira (vulgo “Madruga”) — Antecedentes por tráfico e associação para o tráfico, homicídio, ameaça, desacato e corrupção de menores.
- Cleiton César Dias Mello (vulgo “Cleitinho”) — Antecedentes por homicídio qualificado, tráfico de drogas, receptação e posse irregular de arma de fogo.
- Éder Alves de Sousa (vulgo “Disquete”) — Antecedentes por homicídio, roubo, tráfico de drogas, corrupção de menores, falsificação e corrupção ativa.
- Vanderley Silva Borges (vulgo “Derley” ou “Cabeção”) — Antecedentes por homicídio, roubo, tráfico de drogas, tortura e associação para o tráfico.
- Rafael Resende Ferreira (vulgo “Panela”) — Antecedentes por homicídio, tráfico de drogas, furto e posse ilegal de arma de fogo.
- Keven Vinícius Sousa Ramos (vulgo “Gordim” ou “Kevin”) — Antecedentes por tráfico e associação para o tráfico, roubo, furto, receptação e porte ilegal de arma de fogo.
- Lucas Alves Araújo (vulgo “Luquinha” ou “VM”) — Antecedentes por roubo qualificado, tráfico de drogas, porte e disparo de arma de fogo, além de ameaça.
Faccionados
Ainda na nota, a SSP-GO reforçou que todos os citados mantinham vínculos ativos com organização criminosa Comando Vermelho, mesmo após passagens pelo sistema prisional goiano, e que as informações estão sendo compartilhadas com os órgãos federais e estaduais para o aprofundamento das investigações sobre a atuação interestadual da facção.

