A capital federal reafirma sua força como um dos mais vibrantes polos de criação artística do país com a nova exposição Constelações Contemporâneas da Cena Artística de Brasília. A mostra totalmente gratuita, uma realização do Metrópoles Arte, braço cultural do Grupo Metrópoles, ficará em cartaz de abril a junho, no Foyer da Sala Villa-Lobos, no Teatro Nacional Claudio Santoro, e reúne cerca de 40 artistas do DF.
A exposição propõe uma celebração ampla, diversa e contundente da produção contemporânea desenvolvida em Brasília, e tem curadoria de Mônica Tachotte.
O evento reforça o compromisso do Metrópoles com o acesso democrático à arte e com a valorização dos talentos locais, e parte da ideia de constelação como conceito curatorial. É a segunda iniciativa do grupo nesse sentido, após a bem-sucedida mostra É Pau, É Pedra…, onde, até 13 de março, são apresentadas mais de 200 obras do genial escultor Sergio Camargo, também no Teatro Nacional.
“Assim como os agrupamentos de estrelas que, quando observados da Terra, formam desenhos e relações no céu, as obras se organizam como um conjunto de práticas, linguagens e experiências que, embora autônomas, se conectam e se iluminam mutuamente”, definem os organizadores.
A exposição funciona como um manifesto da arte brasiliense, reunindo artistas de diferentes gerações, linguagens e pesquisas que ajudam a construir, diariamente, a identidade cultural do Quadradinho do DF. Com isso, ultrapassa sua herança modernista, apresentando Brasília como um organismo vivo, marcado por dinâmicas culturais, sociais e simbólicas em constante transformação.
A exposição apresenta diferentes linguagens, poéticas e trajetórias, formando um verdadeiro mosaico da cena local.
Confira os nomes dos artistas participantes:
Andre Santangelo, Antônio Obá, Camila Soato, Capra Maia, Carlos Lin, Celso Junior, Christus Nóbrega, Courinos, Daniel Jacaré, Daniel Toys, Desirée Feldmann, Elder Rocha, Gabriel Matos, Gisel Carriconde, Gu da Cei, Helena Lopes, Iris Helena, João Angelini, Karina Dias, Leo Tavares, Luísa Gunther e Dupla Plus, Marcos Antony, Maria Porto, Marina Fontana, Nelson Maravalhas, Pamela Anderson, Paula Calderon, Patrícia Bagniewski, Raquel Nava, Raylton Parga, Rogério Roseo, Samantha Canovas, Taigo Meirelles, Tamires Moreira, Valéria Pena-Costa, Victoria Serendinicki e Virgílio Neto
Artistas participantes da exposição
Veja alguns dos artistas presentes na mostra na galeria abaixo:
Ao reunir criadores de diferentes gerações e pesquisas, Constelações Contemporâneas da Cena Artística de Brasília destaca o papel da cidade como um importante polo de criação no cenário nacional.
A proposta valoriza o diálogo entre obras e trajetórias, evidenciando conexões, contrastes e afinidades que refletem a complexidade cultural do Distrito Federal.
Metrópoles também é arte!
A mostra integra o projeto Metrópoles Arte, iniciativa voltada à difusão e valorização da produção artística contemporânea, reforçando o acesso democrático à arte e o reconhecimento dos artistas que constroem diariamente a identidade cultural de Brasília.
O teatro, revitalizado para o Metrópoles Catwalk em novembro de 2025, está se destacando, mais uma vez, como polo de diversas expressões artísticas — tendo o braço cultural do portal como grande incentivador de sua pungência. Com essas iniciativas, o grupo não apenas democratiza a arte, como também impulsiona o turismo, fazendo com que mais brasilienses visitem o aparato, situado no coração de Brasília e fundamental para o passado, o presente e o futuro da cultura local.
Serviço
Constelações Contemporâneas da Cena Artística de Brasília
De abril a junho, no Foyer da Sala Villa-Lobos, no Teatro Nacional
Diariamente, das 12h às 20h, com entrada gratuita


