Conecte-se Conosco

Entretenimento

Tenda Literária Cepe ressalta a importância da produção de cinema no interior

Publicado

em

Confira o que rolou no primeiro dia da programação da Tenda Literária Cepe, que pega carona no 12º Festival de Cinema de Triunfo, de 5 a 10 de abril, em frente ao Theatro Cinema Guarany.

Difundir as narrativas do interior pelos próprios realizadores da Zona da Mata, Agreste ou Sertão, e formar mão de obra e público são os maiores desafios para quem faz cinema no interior e é da região. Essas questões levantadas na palestra sobre interiorização do cinema pernambucano, na segunda-feira, 5 de agosto, primeiro dia de palestras da Tenda Literária Cepe. O espaço de convivência montado pela empresa pública do Estado traz livraria da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), café e palestras sobre cinema, cultura e literatura.

Os realizadores Carlos Kamara, de Orobó, e William Tenório de Afogados da Ingazeira, ressaltaram a importância e as dificuldades do fazer cinema sobre o interior do Estado por quem é da região.  O que chamou atenção de William – organizador da Mostra de cinema do Pajeú, ocorrida em maio, e que já está em sua quinta edição – nos filmes que viu no Recife quando morou por lá foi ver seu lugar na tela. “Contar e difundir nossas narrativas”, diz ele.  Os longas Baixio das Bestas(2006) e Febre do Rato (2011), ambos do diretor Cláudio Assis, mostravam lugares da capital pernambucana frequentados por William. Dessa vontade de se ver na telona começou a vontade de fazer cinema no interior. Daí veio um cineclube, pesquisas, cursos, oficinas, até publicação de livro está prevista. “Isso gera uma cadeia de profissionais locais, que é o que falta. Agora já temos técnicos de som, fotógrafos, produtores. Quando se pensa em cinema no interior de Pernambuco, Afogados da Ingazeira já vem à cabeça”, celebra William.

O criador levanta ainda a questão de se continuar retratando um Sertão arcaico ou místico na sétima arte.“Historicamente o cinema brasileiro retratou o Sertão, como em Deus e o Diabo na Terra do Sol (Glauber Rocha). Quando produzido por quem não é sertanejo acaba cristalizado. O Sertão do século 21 tem o arcaico mas também a internet, as redes sociais. Não é só fome e seca”. Para William, a importância de festivais como o de Triunfo e de espaços para debate e livraria como a da Cepe possibilitam acesso à cultura em toda a extensão do Estado. “São formas de dialogar com o interior e mostrar o que está sendo produzido em Pernambuco”.

“Na minha cidade havia um cinema de rua na praça. Foi assim que começou minha paixão. Passei a saber de ficha técnica, roteiro, editor, atores, direção de arte, fotografia, tudo sobre os filmes que assistia me interessava. Comecei a fazer cursos”, recorda Carlos, organizador do Festival Cine Orobó, realizado em junho na cidade agrestina. Carlos conta que foi graças ao emprego nos Correios, em uma agência do Centro do Recife, que conheceu cineastas como Jomard Muniz de Britto, no tempo em que era preciso enviar o filme pelo correio para participar dos festivais. Carlos assina um curta que será exibido nesta quarta-feira no festival, O Quarto Negro.

Pouco se sabe, mas há festivais na Zona da Mata Norte (Festival Canavial), Mata Sul (Vitória de Santo Antão), Agreste (Taquaritinga do Norte, Gravatá, Caruaru, Bezerros, Orobó), e Sertão (Salgueiro, Afogados da Ingazeira, Triunfo e Serra Talhada).

Na programação desta terça-feira (6 de agosto), às 18h, uma conversa sobre audiovisual, televisão e literatura, com a diretora Ana Farache e o professor de cinema da UFPE Paulo Cunha. Os dois adiantam conteúdo do livro Geneton Moraes Neto: Viver de ver o verde mar, a ser lançado no final de agosto pela Cepe. Também participa do bate-papo o professor de Letras e roteirista Adriano Portela, prefaciador da nova edição da Cepe de Casos Especiais, de Osman Lins, também com lançamento previsto para agosto.

Programação Tenda Literária Cepe:

06/08 (terça-feira)- Cinema, TV e Literatura (próximos lançamentos da Cepe Editora)

Participantes: Ana Farache, Paulo Cunha e Adriano Portela, que comentam os próximos lançamentos Cepe Editora: Geneton Moraes Neto: Viver de ver o verde mar, e Casos Especiais, de Osman Lins.

07/08 (quarta-feira) – Bate-papo sobre Crítica cultural

Participantes: Eduardo César Maia (crítico literário), Pedro Severien (cineasta), mediação de Olívia Mindêlo (editora da Revista Continente Online)

08/08 (quinta-feira) – Mulheres no audiovisual em Pernambuco: um panorama da presença feminina nos sets

Participantes: Juliana Lima (cineasta) e Nara Aragão (cineasta e produtora), Yane Mendes (cineasta integrante do grupo Mulheres pelo Audiovisual/MAPE)

09/08 (sexta-feira) – Políticas públicas de cinema e resistência

Participantes: Emilie Lesclaux (produtora de cinema), Clara Angélica (cineasta e jornalista) e Luciana Veras (repórter especial da Revista Continente)

10/08 (sábado) – História do cinema pernambucano

Participante: Luiz Joaquim (professor e crítico de cinema)

Assessoria de Imprensa: (81) 3183-2770

Roziane Fernandes: (81) 9.9748-6072/ roziane.fernandes@cepe.com.br

Carolina Botelho: (81) 9.8666-5106/ carolina.botelho@cepe.com.br

Moema Luna: (81) 9.9967-9743/ moema.luna@cepe.com.br

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Entretenimento

Xuxa rebate críticas a Sasha sobre trabalho voluntário

Publicado

em

A filha da apresentadora surgiu nas redes sociais durante uma viagem de apoio para uma associação na Angola

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Xuxa Meneghel, 56, usou as redes sociais neste domingo (18) para defender a filha, Sasha, 21, após uma série de ataques à jovem por ela fazer um trabalho social com crianças em Angola, e não no Brasil.

A apresentadora publicou no Instagram um vídeo de Sasha cercada de crianças durante sua viagem e relembrou da ajuda de sua filha em sua Fundação Assistencial Angelica Goulart.

“Não vou admitir ler críticas de um ato cheio de amor”, disse Xuxa. Nos comentários, Junno Andrade, Sabrina Sato, Anna Lima e Hugo Bonemer a apoiaram.

“Sim, e duvido que essas pessoas que falam algo sobre estar lá ou aqui, ajudam o próximo, não devem nem ajudar a própria família, quem dirá um estranho, seja aqui ou na China! Falar é fácil, olhar no espelho e refletir sobre si mesmo, é outra historia, afinal, é muito dificil admitir que sua alma é pequena”, escreveu Junno. Sato declarou: “Sasha é luz. Vocês duas são puro amor”

Sasha está na Angola desde a última segunda-feira (12) por um projeto da ONG Baluarte, de um grupo de uma igreja batista que ela frequenta no Rio de Janeiro. Bruna Marquezine também já participou de uma das viagens pelo grupo. 

Por Folhapress

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Entretenimento

Luana Santana irá se apresentar na festa de Setembro em Serra Talhada

Publicado

em

Depois de anunciar na semana passada atrações como Dorgival Dantas, Xand Avião, Mano Walter e Avine Vinny na programação da Festa de Setembro, a Prefeitura de Serra Talhada acrescentou mais um artista de renome nacional na grade do evento mais aguardado do município.

Listado atualmente no top 10 das rádios brasileiras com a música “Quando a Bad Bater”, o sertanejo Luan Santana foi confirmado para o dia 5 de setembro, mesmo dia em que sobem ao palco Xand Avião e Eric Land.

A 229ª edição da festa em homenagem à padroeira Nossa Senhora da Penha vai ser realizada de 5 a 7 de setembro no Pátio de Eventos Waldemar Oliveira. Todos os shows têm entrada gratuita. (Do Blog de Alvinho Patriota)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Entretenimento

Paulo Gustavo anuncia nascimento de gêmeos e diz estar ’em êxtase’

Publicado

em

O ator comentou a novidade nas redes sociais

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O ator Paulo Gustavo, 40, anunciou neste domingo (18) o nascimento de Romeu e Gael, seus filhos gêmeos. A novidade foi revelada em publicação do Instagram. “Queremos dividir com vocês a notícia mais maravilhosa e aguardada de nossas vidas”, escreveu.

O humorista e o marido, Thales Bretas, contrataram uma barriga de aluguel para gerar os bebês. Esta não é a primeira tentativa do casal, que perdeu gêmeos durante a gestação em 2017. 

“Agora somos pais de dois meninos lindos, dois leõezinhos, cheios de vida e saudáveis! Estamos muito agradecidos com esse presente que a vida nos deu e em êxtase de tanta felicidade! Nossa família cresceu e todos estão radiantes com a chegada dos bebês!”, dividiu com os seguidores. 

Paulo Gustavo contou também que pretende passar por esse momento de maneira mais reservada. “Estaremos particularmente mais recolhidos, atentos à nossa privacidade e voltados para esse momento mágico e único. Nosso intuito é de proporcionar nesses primeiros meses de vida um ambiente leve e tranquilo para que eles possam se desenvolver de forma plena e saudável”, disse. 

Em nome da família, o humorista agradeceu a todos pelos votos de saúde e felicidades. “Temos certeza de que a paternidade irá nos transformar profundamente para sempre e para melhor!”, concluiu. 

Os seguidores de Paulo Gustavo comemoraram a novidade. Thaís Araújo, Tatá Werneck, Carolina Dieckman, Luciano Huck e Ivete Sangalo foram apenas alguns dos nomes a comentar a publicação. Fernanda Gentil se alegrou e disse: “Que maaaaaaximooooooooooo. SUMAM DAQUI E MERGULHEM NESSE AMOR!”. 

Por Folhapress

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda  

Trending