Conecte-se Conosco

Entretenimento

Tenda Literária Cepe ressalta a importância da produção de cinema no interior

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]
Confira o que rolou no primeiro dia da programação da Tenda Literária Cepe, que pega carona no 12º Festival de Cinema de Triunfo, de 5 a 10 de abril, em frente ao Theatro Cinema Guarany.

Difundir as narrativas do interior pelos próprios realizadores da Zona da Mata, Agreste ou Sertão, e formar mão de obra e público são os maiores desafios para quem faz cinema no interior e é da região. Essas questões levantadas na palestra sobre interiorização do cinema pernambucano, na segunda-feira, 5 de agosto, primeiro dia de palestras da Tenda Literária Cepe. O espaço de convivência montado pela empresa pública do Estado traz livraria da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), café e palestras sobre cinema, cultura e literatura.

Os realizadores Carlos Kamara, de Orobó, e William Tenório de Afogados da Ingazeira, ressaltaram a importância e as dificuldades do fazer cinema sobre o interior do Estado por quem é da região.  O que chamou atenção de William – organizador da Mostra de cinema do Pajeú, ocorrida em maio, e que já está em sua quinta edição – nos filmes que viu no Recife quando morou por lá foi ver seu lugar na tela. “Contar e difundir nossas narrativas”, diz ele.  Os longas Baixio das Bestas(2006) e Febre do Rato (2011), ambos do diretor Cláudio Assis, mostravam lugares da capital pernambucana frequentados por William. Dessa vontade de se ver na telona começou a vontade de fazer cinema no interior. Daí veio um cineclube, pesquisas, cursos, oficinas, até publicação de livro está prevista. “Isso gera uma cadeia de profissionais locais, que é o que falta. Agora já temos técnicos de som, fotógrafos, produtores. Quando se pensa em cinema no interior de Pernambuco, Afogados da Ingazeira já vem à cabeça”, celebra William.

O criador levanta ainda a questão de se continuar retratando um Sertão arcaico ou místico na sétima arte.“Historicamente o cinema brasileiro retratou o Sertão, como em Deus e o Diabo na Terra do Sol (Glauber Rocha). Quando produzido por quem não é sertanejo acaba cristalizado. O Sertão do século 21 tem o arcaico mas também a internet, as redes sociais. Não é só fome e seca”. Para William, a importância de festivais como o de Triunfo e de espaços para debate e livraria como a da Cepe possibilitam acesso à cultura em toda a extensão do Estado. “São formas de dialogar com o interior e mostrar o que está sendo produzido em Pernambuco”.

“Na minha cidade havia um cinema de rua na praça. Foi assim que começou minha paixão. Passei a saber de ficha técnica, roteiro, editor, atores, direção de arte, fotografia, tudo sobre os filmes que assistia me interessava. Comecei a fazer cursos”, recorda Carlos, organizador do Festival Cine Orobó, realizado em junho na cidade agrestina. Carlos conta que foi graças ao emprego nos Correios, em uma agência do Centro do Recife, que conheceu cineastas como Jomard Muniz de Britto, no tempo em que era preciso enviar o filme pelo correio para participar dos festivais. Carlos assina um curta que será exibido nesta quarta-feira no festival, O Quarto Negro.

Pouco se sabe, mas há festivais na Zona da Mata Norte (Festival Canavial), Mata Sul (Vitória de Santo Antão), Agreste (Taquaritinga do Norte, Gravatá, Caruaru, Bezerros, Orobó), e Sertão (Salgueiro, Afogados da Ingazeira, Triunfo e Serra Talhada).

Na programação desta terça-feira (6 de agosto), às 18h, uma conversa sobre audiovisual, televisão e literatura, com a diretora Ana Farache e o professor de cinema da UFPE Paulo Cunha. Os dois adiantam conteúdo do livro Geneton Moraes Neto: Viver de ver o verde mar, a ser lançado no final de agosto pela Cepe. Também participa do bate-papo o professor de Letras e roteirista Adriano Portela, prefaciador da nova edição da Cepe de Casos Especiais, de Osman Lins, também com lançamento previsto para agosto.

Programação Tenda Literária Cepe:

06/08 (terça-feira)- Cinema, TV e Literatura (próximos lançamentos da Cepe Editora)

Participantes: Ana Farache, Paulo Cunha e Adriano Portela, que comentam os próximos lançamentos Cepe Editora: Geneton Moraes Neto: Viver de ver o verde mar, e Casos Especiais, de Osman Lins.

07/08 (quarta-feira) – Bate-papo sobre Crítica cultural

Participantes: Eduardo César Maia (crítico literário), Pedro Severien (cineasta), mediação de Olívia Mindêlo (editora da Revista Continente Online)

08/08 (quinta-feira) – Mulheres no audiovisual em Pernambuco: um panorama da presença feminina nos sets

Participantes: Juliana Lima (cineasta) e Nara Aragão (cineasta e produtora), Yane Mendes (cineasta integrante do grupo Mulheres pelo Audiovisual/MAPE)

09/08 (sexta-feira) – Políticas públicas de cinema e resistência

Participantes: Emilie Lesclaux (produtora de cinema), Clara Angélica (cineasta e jornalista) e Luciana Veras (repórter especial da Revista Continente)

10/08 (sábado) – História do cinema pernambucano

Participante: Luiz Joaquim (professor e crítico de cinema)

Assessoria de Imprensa: (81) 3183-2770

Roziane Fernandes: (81) 9.9748-6072/ roziane.fernandes@cepe.com.br

Carolina Botelho: (81) 9.8666-5106/ carolina.botelho@cepe.com.br

Moema Luna: (81) 9.9967-9743/ moema.luna@cepe.com.br

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Entretenimento

Davi diz que já teve encontro com namorada após BBB 24

Publicado

em

Davi Brito se tornou campeão do BBB 24 na terça-feira (16) e, finalmente, conseguiu encontrar seus familiares. O baiano contou nas redes sociais que pôde encontrar a namorada, Mani Rego, em hotel no Rio de Janeiro.

“Já encontrei minha namorada, conversei com ela ontem a noite. Estou cumprindo muita agenda nos últimos dias, estou apertado, mas nunca vou deixar de ter um tempinho para ela. Já dei uns beijinhos, já abracei”, disse ele.

Rumores de uma possível confusão na família do baiano surgiram quando Davi se referiu a Mani como “minha namorada” no café da manhã com Ana Maria Braga na quarta-feira (17). A cozinheira sempre se definiu como “esposa” do ex-BBB. Contudo, como o advogado do baiano já havia assegurado ao F5, o casal diz estar bem.

Davi também já havia encontrado o pai, o pastor Dermeval de Brito, e postou um registro com ele nas redes sociais. O campeão diz que enfrenta uma rotina agitada de compromissos após vencer o reality da Globo. Ele grava cenas para seu documentário, que será lançado no Globoplay, e também gravou reportagem para o Fantástico do próximo domingo (21).

Foto Globo

Por Folhapress

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Entretenimento

Expulso do BBB 23, Cara de Sapato entra com processo contra a Globo na Justiça

A Globo afirma que o pedido de indenização é “descabido” e fora da realidade.

Publicado

em

Participante do BBB 23, o lutador Cara de Sapato está processando a Globo. A ação não tem a ver com a expulsão dele do reality show por suposta importunação sexual à mexicana Dania Mendez, que estava visitando o programa. Na verdade, ele reclama de veículos do grupo por terem noticiado um suposto relacionamento com Amanda Meirelles, vencedora da edição que ele integrou.

A reportagem teve acesso aos autos do processo, que corre na 28ª Vara Cível do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro). Procurada, a defesa de Cara de Sapato não respondeu até a última atualização deste texto. A Globo afirma que não comenta casos judiciais.

O lutador alega que foi surpreendido quando veículos da Globo informaram que ele teria terminado um relacionamento com Amanda em agosto do ano passado. As publicações diziam que os dois ex-BBBs haviam mantido o relacionamento em segredo após sair do reality show.

Dentro do programa, Cara de Sapato de fato se aproximou de Amanda, o que criou uma base de fãs chamada DocShoes. Os dois, porém, foram apenas amigos dentro do reality show e sempre afirmaram ter continuado assim depois que deixaram a atração.

Quando o suposto fim de namoro foi noticiado, Cara de Sapato publicou um vídeo em suas redes sociais para desmentir que tivesse um relacionamento com Amanda. O vídeo foi anexado aos autos do processo.

Na ação, o lutador reafirma que jamais teve qualquer relacionamento romântico com a colega. Por isso, ele pede uma indenização de R$ 50 mil por danos morais e uma retratação nos mesmos veículos da Globo que publicaram a informação, que segundo ele é falsa.

Em sua defesa nos autos do processo, a Globo afirma que o pedido de indenização é “descabido” e fora da realidade. Além disso, defende que a informação era de importância, por se tratarem de duas figuras públicas.

Ainda não há uma data para o julgamento da ação. Antes, a Justiça do Rio deve marcar uma audiência para tentar uma conciliação entre as partes.

Foto Twitter

Por Folhapress

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Entretenimento

Atriz de “Lei e Ordem” é confundida com policial e ajuda criança perdida

A atriz estava gravando uma cena da série quando foi confundida com uma agente.

Publicado

em

Mariska Hargitay, 60, levou seu heroísmo para além das telas e ajudou uma criança que a procurou pedindo socorro.

Enquanto gravava os últimos episódios da 25ª temporada de “Lei e Ordem: Unidade de vítimas especiais”, vestindo o figurino da protagonista Olivia Benson e usando um distintivo, Mariska foi abordada por uma criança que a pediu ajuda para encontrar sua mãe.

Ignorando a equipe de filmagem o parceiro de cena, a pequena acreditava que a atriz realmente era uma policial de plantão e que podia ajudá-la a achar sua mãe. A gravação acontecia em um playground no Fort Tryon Park – um dos maiores parques de Nova York.

Segundo a revista People, Mariska interrompeu as filmagens por cerca de 20 minutos para ajudar a menina a encontrar sua mãe e a acalmar as duas.

Foto Getty

Por Folhapress

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!