PUBLICIDADE

Transição Energética: Brasil Vê Chance de Unir Crescimento e Sustentabilidade

A transição energética representa um desafio global e uma oportunidade crucial para o Brasil, foi o que declarou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, durante a Cúpula de Líderes que antecede a COP 30. O evento, que reuniu mais de 40 chefes de Estado e de governo, teve o seu segundo dia marcado pelas discussões sobre o futuro da energia e do clima.

Durante uma sessão temática sobre transição energética, Alcolumbre destacou o papel estratégico do país na produção de energia limpa e na preservação do meio ambiente. Ele citou a Região Norte, em especial o Amapá, como um exemplo de sustentabilidade a ser seguido.

O Amapá se destaca como o estado mais preservado do Brasil, com aproximadamente 95% de sua vegetação original intacta. Sua vasta área florestal garante que ele seja considerado carbono negativo, absorvendo mais dióxido de carbono da atmosfera do que emitindo. “Somos um modelo de equilíbrio entre desenvolvimento e conservação ambiental”, afirmou o presidente do Senado.

Alcolumbre se declarou um defensor da produção de energia limpa no Brasil e ressaltou seu trabalho na busca pelo desenvolvimento do potencial eólico do Amapá. Ele acredita que a transição energética é uma oportunidade para conciliar crescimento econômico e justiça climática, impulsionando a inovação, a geração de empregos e a autonomia energética. “O potencial eólico e solar do Amapá é algo real e temos trabalhado incansavelmente para darmos esse grande passo para o desenvolvimento econômico do estado e do país”, pontuou.

No mesmo painel, o presidente da República defendeu a criação de um fundo financiado pela exploração de combustíveis fósseis, com o objetivo de impulsionar a transição para uma matriz energética mais limpa. Ele também conclamou os líderes mundiais a superarem a dependência do petróleo com urgência.

A COP 30, que será realizada em Belém, reunirá líderes globais em busca de soluções para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e acelerar a transição para fontes renováveis de energia. Durante o evento, a capital paraense será considerada, simbolicamente, a capital do país.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.

Leia mais

PUBLICIDADE