O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que uma invasão do Irã por tropas terrestres seria "uma perda de tempo". A afirmação foi feita em entrevista à NBC News e surge após comentários do ministro das Relações Exteriores do Irã, Seyed Abbas Araghchi, que afirmou que o país está preparado para uma eventual invasão por forças norte-americanas e israelenses.
Trump descreveu o comentário de Araghchi como "sem sentido" e sugeriu que o envio de tropas terrestres ao Irã não é uma opção viável neste momento. Ele também ressaltou que os ataques aéreos continuarão em ritmo intenso. O Comando Central dos EUA, em um comunicado, anunciou ter atacado um navio porta-drones iraniano e afirmou que não poupam esforços para afundar a Marinha iraniana.
Desde o início da ofensiva conjunta com Israel contra o Irã, mais de 30 navios iranianos foram afundados. Brad Cooper, chefe do Comando Central, informou que mais de 50.000 soldados e 200 caças dos EUA estão envolvidos nos combates. A operação militar teve início após a morte do líder supremo do Irã, Ali Khamenei, em um dos ataques realizados em Teerã.
A escalada das tensões ocorreu após semanas de hostilidades entre os dois países. O ataque dos EUA foi precedido por declarações de Trump, que afirmou que uma guerra contra o Irã resultaria em uma "vitória fácil" para os americanos. O presidente também criticou o programa nuclear iraniano e ressaltou a necessidade de defender os interesses dos EUA na região.


