Conecte-se Conosco

Destaque

Tudo o que você precisa saber sobre H1N1

Publicado

em

gripe

O vírus H1N1 está de volta – e já causou 75% dos casos de doenças respiratórias registrados no país esse ano, além de ter sido a causa da morte de mais de 70 pessoas só no Brasil. Todo ano, a epidemia de gripe retorna, geralmente no inverno. Em 2016, porém, ela chegou mais cedo, e os médicos ainda não sabem ao certo o porquê. Mas calma, não é o fim do mundo: basta aprender a se proteger, saber mais sobre as formas de transmissão e ficar atento aos sintomas para conseguir tratar a doença o mais rápido possível.

Entenda mais:

Influenza, H1N1, gripe? qual a diferença?! 
Pode parecer confuso, mas é simples: “Influenza” é como é chamado o vírus da gripe. Só que existem três tipos: A, B, e C. O Influenza C é a gripe comum, e não causa nada além daquele mal-estar chato. Já os tipos A e B são mais preocupantes, pois podem causar epidemias sazonais. A onda de H1N1 é culpa só do tipo A – e por outras pandemias, como a grupe suína e a aviária.

E por que tanta gente morre de H1N1, mas não de gripe comum?
Na verdade, dá para morrer de gripe comum, sim. Mais até do que de Influenza A. De acordo com o Ministério da Saúde, pelo menos 2 mil pessoas morrem todo ano por causa de complicações da gripe comum, como pneumonia. A diferença é que o Influenza A é um vírus relativamente novo, para o qual nosso sistema imunológico ainda não está preparado. Mas pode ficar tranquilo: a maioria dos casos de H1N1 é benigna, ou seja, as pessoas, em geral, não morrem disso. Quem tem problemas imunológicos – como portadores do HIV ou crianças muito novas – corre maior risco, e é por isso que elas fazem parte dos grupos que recebem a vacina primeiro.

Como a doença é transmitida?
Sabe quando você esfrega os olhos para dar aquela acordada no ônibus? Pois é: não faça isso. O H1N1 é transmitido principalmente pelas mãos – quando você toca em um objeto contaminado e depois mexe na boca, no nariz ou nos olhos, por exemplo. Lembre-se: qualquer objeto pode estar contaminado, mas em espaços de grande circulação pública, as chances de contaminação são ainda maiores. Não à toa, maçanetas e seguradores de ônibus e metrô são campeões em contágio. O Influenza A também pode ser transmitido pela tosse, por espirros ou pelo contato com a saliva de alguém contaminado.

Quais os sintomas?
Uma pessoa com H1N1 tem sintomas muito parecidos com os da gripe comum: febre alta (acima de 38ºC), calafrios, tosse violenta, falta de ar, dor de garganta, dores muito fortes pelo corpo, falta de apetite, vômitos e diarreia. A única diferença em relação à gripe normal é a intensidade dos sintomas – a gripe H1N1 deixa você bem mais fraco. Por isso, a recomendação é procurar um médico assim que surgirem os primeiros sinais da doença, o que pode demorar entre 3 e 5 dias após o contágio.

Posso me vacinar no sistema público?
A campanha de vacinação contra a gripe acontece todo ano, no final de abril. Por conta da epidemia antecipada deste ano, os postos de saúde já começaram a campanha de vacinação – que vai até o dia 20 de maio. Só que nem todo mundo tem direito à vacina gratuita, apenas pessoas nos grupos de risco: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pacientes com doenças que comprometam a imunidade. É possível pagar pela vacina, os preços variam de 70 a 110 reais.

E essa vacina protege contra o que, exatamente?
Existem duas vacinas: a trivalente e a tetravalente. A primeira protege contra dois tipos de Influenza A, entre eles o H1N1, e outro vírus do tipo B. Esta pode ser aplicada em bebês com mais de 6 meses de idade. Já a tetravalente protege contra tudo isso e mais um tipo de Influenza B – e pode ser usada somente depois dos 3 anos.

Se eu tomei vacina no ano passado, preciso tomar esse ano também?
Precisa, sim, porque a vacina tem validade de 1 ano. Os vírus se adaptam a cada ano, mais ou menos, e ficam resistentes à vacina antiga.

Existe contraindicação da vacina?
Existe: se você tem alergia grave a ovo ou se já teve alguma reação alérgica à própria vacina, a recomendação é não tomá-la.

E o Tamiflu?
O Tamiflu é um antiviral que age contra os vírus Influenza. Ele só é indicado nos casos em que realmente há suspeita de H1N1. Se confirmado, a pessoa precisa tomar esse remédio por uma semana, duas vezes ao dia. Ele é distribuído de graça pelo governo, mas também pode ser encontrado em farmácias.

Não quero pegar H1N1. Como é que eu faço?
De novo: evite passar as mãos na boca, olhos e nariz. Tente lavar as mãos sempre, com água e sabão ou álcool gel, principalmente quando chegar da rua. O Ministério da Saúde também recomenda que apertos de mão, abraços e muita proximidade sejam evitados nessa época de grandes chances de contágio. Manter uma alimentação saudável e ter o sono em dia também são ações que ajudam a manter a imunidade lá no alto.

Fonte: Super Interessante

Destaque

Veja um resumo da 42ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Cabrobó, realizada nesta segunda, 4 de dezembro

Publicado

em

A Câmara de Vereadores de Cabrobó, realizou na noite desta segunda-feira, 4 de dezembro de 2023, a 46ª Sessão Ordinária do corrente ano.  A Sessão foi presidida pelo seu presidente, vereador Paulo Gonçalves, e contou com a presença de 11 dos 13 vereadores.

Durante o primeiro expediente o Presidente da Casa Legislativo, vereador Paulo Gonçalves, deu posse a vereadora Yasmim Almeida, que assumiu a cadeira originária do vereador Rony Russo. Yasmim é a terceira suplente do partido Republicano, ficará na vaga após o afastamento do 2º suplente Erlândio, que permaneceu no cargo, por cerca de 28 dias.

O Prefeito de Cabrobó, Galego de Nanai, prestigiou a posse da nova vereadora, como também desejou sucesso enquanto ocupar o cargo no legislativo.

Vários parlamentares que fizeram uso da palavra, desejaram sucesso a nova vereadora, e comemoraram ações desenvolvidas na última semana pela Administração Municipal.

Matérias do Expediente

Moção nº 252 de 2023
Moção de Aplausos ao Prefeito do Município, à Secretária de Assistência Social do Município, pela realização da 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com deficiência, com a temática: Cenário atual e futuro na implantação dos Direitos da Pessoa com Deficiência: Construindo um Brasil mais Inclusivo.
Autor: João da Saúde

Moção nº 253 de 2023
Moção de Pesar, pelo falecimento da Srª. Maria do Socorro Pinto dos Santos.
Autores: João da Saúde, Junior Nogueira

Moção nº 254 de 2023
Moção de Aplausos, ao Sr. Antônio Salvador, pela organização do 10º Desfile de Vaqueiros da Associação São José.
Autor: Junior Nogueira

Moção nº 255 de 2023
Moção de Aplausos à Escola Estadual Ministro Marcos Freire, em nome da Diretora Fábia Lúcia, ao Maestro Bruno Menezes, bem como à todas as Bandas e Fanfarras participantes do 10º Encontro de Bandas e Fanfarras de Cabrobó, em homenagem a Erisvan dos Santos Ribeiro.
Autor: Paulo Gonçalves

Moção nº 256 de 2023
Moção de Aplausos, à Equipe de Veteranos do Bairro Subestação, pelo incentivo a prática de esportes de seus membros e pelo momento de confraternização e fortalecimento dos laços familiares e de amizades.
Autor: Paulo Gonçalves

Matérias da Ordem do Dia

Projeto de Resolução nº 3 de 2023
Concede Licença para tratar de assuntos pessoais, por período de 30 dias, ao Vereador Erlândio Antônio Loiola Pereira e dá outras providências.
Autor: Mesa Diretora – MD

Projeto de Decreto Legislativo nº 25 de 2023
Concede Título Honorífico de CIDADÃO CABROBOENSE, ao Sr. OTÍLIO JOSÉ MARTINS.
Autor: Cris Beira Rio

Projeto de Decreto Legislativo nº 26 de 2023
Concede Título Honorífico de CIDADÃO CABROBOENSE, ao Sr. SATURNINO SARAIVA DE SÁ.
Autor: Virlane Saraiva

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Chuva com fortes ventos derruba árvores e causa danos em Salgueiro

Publicado

em

Salgueiro registrou na tarde dessa segunda-feira, 4, uma forte chuva de curta duração, mas suficiente para causar danos pela cidade. O fenômeno meteorológico durou cerca de 20 minutos, porém, chegou com fortes ventos, que derrubaram árvores, placas de publicidade, estruturas e muros pela cidade. Algumas pessoas ficaram no prejuízo.

Fotos enviadas para a redação do Blog Alvinho Patriota mostram árvores que caíram às margens da BR-116, próximo ao terreno onde está sendo construído o Novo Atacarejo, na entrada da cidade. Também houve queda de árvore na Academia das Cidades, em frente à Escola Carlos Pena Filho, enquanto na Rua José Andrade de Menezes, na lateral do Salgueiro Shopping, parte do muro de um terreno desabou.

Desde o fim de semana Salgueiro começou a registrar chuvas rápidas, com muitos raios e trovões, depois de dias de intenso calor. Entretanto, as previsões do tempo indicam que as precipitações não serão tão frequentes nos próximos dias. A Climatempo, empresa especializada em serviços de meteorologia, só prevê nova chuva em Salgueiro na tarde do próximo sábado, 9.

Por Alvinho Patriota

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Vereadores da oposição propõem o fim dos serviços terceirizados no município de Salgueiro, que geraria mais de 500 demissões diretas

Publicado

em

Circula nas redes sociais, um vídeo dos vereadores que fazem oposição em Salgueiro, Emanuel Sampaio, Flavinho Barros e Agaeudes Sampaio, defendendo o fim do serviço terceirizado no município de Salgueiro. Os parlamentares que recentemente votaram a favor de aumentar os seus próprios salários, alegam que o é pago 3 salários para empresa que terceiriza os serviços, pratica normal utilizada em modelos de terceirização, inclusive na própria Câmara e também no governo do Estado.

Buscando formas de “lacrar” nas redes sociais, com vídeo postado em conjunto, os vereadores esqueceram de alguns detalhes que desmoralizam a narrativa jogada ao ar. A primeira é a falta de sensibilidade em defender a demissão de mais de 500 trabalhadores, aumentando a fila do desemprego em nosso município.

O outro detalhe é que o modelo de terceirização adotado pela Prefeitura de Salgueiro é o mesmo que acontece na Câmara de Vereadores que tem altos contratos de serviços de terceirização para contratação de advogados, equipe de comunicação e limpeza. O que destaca a hipocrisia no discurso dos vereadores.

E quem também emprega muita gente em Salgueiro através de terceirização é o Governo do Estado, que inclusive, os vereadores que propõem o fim da terceirização, se lambuzam de poder para indicações nessas vagas de empregos, essas com certeza eles são a favor. (Do Blog Sertão Central)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!