Conecte-se Conosco

Destaque

Tv Escola: Salto para o Futuro debate o crescimento da obesidade infantil no país

Publicado

em

Foto: Site TV Escola

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta, em outubro de 2017, sobre o aumento da obesidade infantil em todo o mundo: já são 124 milhões de crianças e adolescentes obesos. A Ainda segundo a OMS, em apenas quatro décadas, o número de obesos nessas faixas etárias saltou de 11 para 124 milhões.

Além disso, outros 123 milhões de crianças, adolescentes e jovens, com idades entre 5 e 19 anos, estão com excesso de peso. A incidência nesses grupos é um pouco maior entre meninos. Para cada grupo de cem, existem oito meninos, enquanto que entre as meninas esse número fica em torno de seis. Uma pessoa é considerada obesa quando o índice de massa corporal (IMC) está acima de trinta.

A obesidade infantil é o tema do debate do Salto para o Futuro desta quarta-feira (18/4), às 20h, na TV Escola. Ainda de acordo com estudos da Organização Mundial da Saúde, os índices de obesidade têm aumentado nos países de baixa e média renda. No Brasil, 9,4% das meninas e 12,4% dos meninos são considerados obesos. As causas da obesidade e as medidas para evitar que crianças, adolescentes e jovens se tornem obesos são o foco deste programa.

Os convidados são Cláudia Valéria Cardim, professora do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e o médico Cid Pitombo, especialista em cirurgia bariátrica. Para os debatedores, a obesidade infantil precisa se tornar uma preocupação de toda a sociedade.

“Pela primeira vez na história, a obesidade infantil tem crescido junto com a de adultos”, alerta o médico Cid Pitombo.

Para a professora de nutrição Cláudia Cardim, é preciso “se repensar nacionalmente os sistemas alimentares, principalmente as políticas públicas”.

Salto para o Futuro é exibido todas as quartas, na TV Escola, às 20h. Apresentado pelos jornalistas Bárbara Pereira e Murilo Ribeiro, o programa pode ser conferido em tempo real pelo http://tvesco.la/agoranatvescola ou pelos aplicativos.

(Fonte: Tv Escola – https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=15574)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

 

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9200-1776.

 

Destaque

Pesquisa Opinião: Fabinho tem 9 pontos à frente de Marcones em Salgueiro

Publicado

em

O pré-candidato Antonio Rocha, aparece com 3% das intenções de votos e está na terceira colocação.

Candidato a deputado estadual nas eleições passadas, o empresário Fabinho Lisandro (PRD) sai na frente, com 40% das intenções de votos, na primeira pesquisa para prefeito de Salgueiro encomendada por este blog ao Instituto Opinião. Em segundo lugar aparece o prefeito Marcones Sá (PSB), candidato à reeleição, com 30,8%. Como alternativa de terceira via, Antônio Rocha (Mobiliza 33) pontua apenas 3%.

Brancos e nulos somam 11,3% e indecisos chegam a 14,9%. Na espontânea, modelo pelo qual o eleitor é instigado a lembrar o nome do seu candidato preferido sem o auxílio do disco, um ponto separa o prefeito Marcones de Fabinho – 19,5% a 18,5%. Neste cenário foram citados ainda Doutor Edilton Carvalho, por 0,8% dos entrevistados, Clebel, com o mesmo percentual e Antônio Rocha (0,3%). Brancos e nulos somam 8,8% e indecisos sobem para 51,3%.

No quesito rejeição, Marcones lidera. Entre os entrevistados, 32% disseram que não votariam nele de jeito nenhum, seguido por Antônio Rocha, com 18%, e Fabinho, com 12,5%. Ainda entre os entrevistados, 4,5% disseram que rejeitam todos e 33% disseram que não rejeitam nenhum dos candidatos que foram colocados no disco da pesquisa.

No confronto direto com os seus dois adversários, o prefeito perde para Fabinho e ganha para Rocha. Se o seu concorrente fosse Fabinho, ele teria 33,3% dos votos e o oponente 47%.  Já se o adversário do prefeito fosse Antônio Rocha, ele teria 45% dos votos e o adversário apenas 23%.

Estratificando o levantamento, as maiores taxas de intenção de voto de Fabinho despontam entre os eleitores com grau de instrução no ensino médio (44,9%), entre os eleitores na faixa etária de 35 a 34 anos (44%) e entre os eleitores com renda familiar até dois salários (42,1%). Por sexo, 43,9% dos seus eleitores são homens e 36,5% são mulheres.

Já o prefeito Marcones Sá tem suas melhores indicações de voto entre os eleitores entre os eleitores com renda familiar acima de cinco salários (38,2%), entre os eleitores na faixa etária entre 45 e 59 anos (35,1%) e entre os eleitores com grau de instrução superior (41,3%). Por sexo, 33,6% dos seus eleitores são mulheres e 27,5% dos seus eleitores são homens.

A pesquisa do Instituto Opinião, de Campina Grande (PB), que tem parceria com este blog há 16 anos, foi a campo entre os dias 13 e 14 deste mês, sendo aplicados 400 questionários. O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. A pesquisa está registrada sob o protocolo PE-06538/2024.

GESTÃO

O Opinião também avaliou o nível de satisfação do eleitorado de Salgueiro com os três níveis de poder – Federal, Estadual e Municipal. A gestão do presidente Lula tem aprovação de 73,5% e desaprovação de 21%. Já o Governo Raquel tem 53,5% de aprovação e 33.56% de reprovação. Dos três, o governo do prefeito é o mais rejeitado. Entre os entrevistados, 51,8% disseram que desaprovam a sua gestão e 41% disseram que aprovam.

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Reforma da Barragem Nilo Coelho, na sede do município de Terra Nova, se tornou pesadelo dos produtores locais

Publicado

em

Com obra licitada e início da execução iminente, a reforma da Barragem Nilo Coelho, localizada na sede do município de Terra Nova, ao invés de ser comemorada pelo povo local, passou a ser tratada como pesadelo que pode tirar o pão de cada dia de várias famílias da localidade.

A barragem em questão está na lista de importantes órgãos de defesa civil classificada com risco de rompimento e a reforma seria uma saída para sanar tal preocupação. Há anos, inúmeras autoridades locais têm solicitado a reforma ao Governo do Estado, sobretudo, depois de uma recente interdição da Defesa Civil no reservatório. Naquela ocasião, até os moradores vizinhos da barragem tiveram que evacuar suas casas a pedido dos órgãos de proteção da sociedade, devido às cheias da época.

Há alguns meses, finalmente, a obra da reforma da barragem foi licitada e teve ordem de serviço autorizada. O que deveria ser um alívio para o povo terranovense, transformou-se em caos, pois o projeto da reforma da da “Barragem Mãe” de Terra Nova prevê a diminuição da parede em mais de 90cm. A notícia caiu como uma bomba relógio nas mãos dos produtores do município.

A barragem é o principal reservatório de Terra Nova e é responsável por irrigar a principal economia local, como também a incentivar o aparecimento de novos investimentos como a piscicultura. Caso a capacidade da barragem seja diminuída, inúmeras famílias ficarão sem a principal atividade financeira, o comércio local sentirá o efeito e o regresso será inevitável em uma cidade que já dispõe de pouquíssimos recursos.

Comitivas de agricultores, políticos, autoridades e membros da sociedade planejam um movimento para que a obra seja, a princípio, suspendida.

Terra Nova Online

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Prefeitura de Salgueiro abre concurso público com vagas disponíveis em diferentes níveis de escolaridade

Publicado

em

A Prefeitura de Salgueiro, localizada no Sertão de Pernambuco, lançou um concurso público com vagas em diversos níveis de escolaridade. As inscrições poderão ser realizadas a partir de amanhã, quinta-feira, 18, através do site do Instituto de Apoio à Educação e Gestão (Igeduc), até o dia 20 de maio. Os interessados também têm a possibilidade de solicitar isenção das taxas a partir de amanhã.

Dentre as oportunidades oferecidas, destacam-se cargos como Agente Administrativo, Auxiliar de Saúde Bucal, Técnico em Enfermagem, Agente de Trânsito, Fiscal de Renda, entre outros. As vagas abrangem áreas variadas e são destinadas a profissionais com formação de nível Médio, Técnico e Superior.
Ainda que o edital completo não tenha sido divulgado, o Igeduc já compartilhou informações preliminares sobre o concurso em sua página oficial. Os interessados devem estar atentos às atualizações e detalhes que serão disponibilizados em breve. A solicitação de isenção das taxas estará disponível a partir de amanhã.

Não perca a oportunidade de participar desse processo seletivo e concorrer a uma vaga na Prefeitura de Salgueiro. Prepare-se e inscreva-se dentro do prazo estabelecido para garantir sua participação.

Por Veja no Sertão

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!