Uma luta contínua: fortalecer a imagem das mulheres cientistas

Pesquisadora indígena reforça a importância de valorizar a imagem de mulheres cientistas no Brasil.
Conhecer as histórias e as dificuldades das mulheres - de qualquer origem étnica
Conhecer as histórias e as dificuldades das mulheres - de qualquer origem étnica

Por que devemos fortalecer a imagem das mulheres cientistas? Essa é uma questão que parece cada vez mais ser urgente se quisermos preencher a lacuna do respeito às mulheres, não só no campo profissional, mas na vida.

Sou pesquisadora do Projeto Museu-Lab de arte, ciência e tecnologia, em execução no Instituto de Física da UFMT. Nos últimos anos, tenho desenvolvido pesquisas focadas na difusão e popularização da ciência, com o objetivo de fortalecer o reconhecimento científico-tecnológico de maneira geral. Interesso-me, especialmente, na presença e o papel das mulheres na ciência.

Mato Grosso tem registrado altos índices de violências contra as mulheres nos últimos anos. O estado liderou o ranking nacional de feminicídio no ano de 2024. Além disso, o estado registrou 46 feminicídios de janeiro a outubro de 2025, um aumento de 18% em relação ao mesmo período de 2024. A violência contra as mulheres é um problema grave e que ocorre diariamente em diferentes contextos, inclusive no universitário.

Diante desses dados, é importante entender como as alunas de Física vêem sua permanência no curso. Por isso, realizei uma breve apreensão de percepções de professora e alunas do projeto de extensão Mulheres nas Ciências, vinculado ao Instituto de Física da UFMT. As estudantes apontam alguns desafios, como a ideia de que as mulheres estão em áreas do conhecimento ou profissões associadas a papéis tradicionais de cuidado e com menor prestígio ou remuneração.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.